vou exemplificar:
___ E =12V _____
I sistema normal I
I I
I------------R----------I
sistema funciona legal
_______ Ii 12v____
I I
I I
I______curto_____I
I I
I I
I______R________I
sistema em curto
***************************************************
Porq aparelhos eletronicos,representados por R as vezes
queimam quando existe um curto circuito posicionado anteriormente?uma vez q o R está isolado pois a corrente passa apenas pelo curto circuito ,que não oferece resistencia.
2006-12-10
15:32:49
·
5 respostas
·
perguntado por
antonio Daniel
1
em
Ciências e Matemática
➔ Física
obs: a malha saiu errada pois os espaços foram retirados.
mas é uma malha simples, com numa fonte de energia e uma resistencia ligada. A outra é a mesma com um curto.
2006-12-10
15:35:15 ·
update #1
O que precisa ser entendido é a definição de curto circuito. Um curto circuito caracteriza-se pela queda repentina da resistência de um circuito. O que provoca o aumento da corrente elétrica para níveis muito elevados, muito além daquele para qual o circuito foi projetado. Normalmente os curto circuitos ocorrem por problemas em componentes eletrônicos, tais como transistores e diodos, entre outros, mas podem ocorrer também devido a falha na isolação de condutores. Muitas vezes o curto circuito é provocado pelo aumento da tensão da rede elétrica, que também provoca o aumento da corrente elétrica, o que danifica determinados componentes provocando a diminuição da resistência elétrica deste (componente entra em curto). Seja como for a parte do circuito em que a corrente elétrica circulou (corrente de curto circuito) normalmente é danificada gravemente, principalmente se não dispor de dispositivos adequados de proteção. No caso de aparelhos eletrônicos que queimam áreas aparentemente não relacionadas ocorrem pelo seguinte:
1- A elevada temperatura provocada pela alta corrente destrói parte do circuito, incluindo muitas vezes uma parte de circuitos vizinhos.
2 - As fontes de alimentação de aparelhos eletrônicos em muitos casos possuem dispositivos (circuitos eletrônicos) que monitoram a corrente elétrica em vários pontos do circuito. Caso exista uma elevação anormal da corrente elétrica nestes circuitos o dispositivo de proteção entra em ação, provocando a queima de um componente, normalmente um fusível, que está localizado em uma área diferente daquela onde o problema realmente ocorreu. Esta técnica de proteção destrói um componente, como já foi dito, para proteger o restante do circuito. Ao efetuar o reparo em equipamentos eletrônicos é preciso ter conhecimento deste fato pois, caso contrario, maiores danos podem ser causados, principalmente devido ao hábito que muitas pessoas tem de substituir um fusível de baixa corrente por um de corrente mais elevada. Em qualquer equipamento que queimou o fusível ou qualquer outro dispositivo de proteção, deve ser feito sempre uma análise da causa da queima.
São muitos os fatores que podem ser analisados, mas acho que estes já lhe dão uma orientação sobre sua dúvida. Lebre-se apenas que quando se fala de circuitos, estamos analisando sempre um conjunto de situações.
2006-12-10 21:12:53
·
answer #1
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
Normalmente os componentes que estão antes do curto danificam-se devido ao descarregamento instantâneo das cargas,por exemplo,um capacitor eletrolítico antes do curto,tende a danificar-se pelo descarregamento muito rápido provocado pelo curto, ocasionando a ruptura de sua isolação,e os componentes após o curto também sofrem esta reação porém em menor intensidade,e nem todos estão sujeitos a danificarem-se.
Mas se o curto for provocado por uma descarga atmosférica aí sim a alta indução eletromagnética provocada pela alta tensão danifica praticamente quase todos componentes,independentes de estarem antes ou após o curto circuito.
2006-12-11 00:35:20
·
answer #2
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
vc ja ouviu falar em lei de Lens ?
2006-12-11 00:18:52
·
answer #3
·
answered by Mano 3
·
0⤊
0⤋
.
O curto circuíto provocado para o necessário funcionamento do equipamento tem suas limitações impostas ao próprio equipamento. Se ultrapassa esse limite, haverá sobretensão e a conseqüente 'queima' do equipamento.
Se ele suporta uma tensão de 110V e você injeta 220V, é óbvio que mesmo estando preparado para receber uma corrente elétrica, ele irá 'fritar'.
.
2006-12-11 06:57:37
·
answer #4
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
1⤋
Espero que algum eletrônico possa te entender, eu retiraria os curtos para deixar todo mais simples.
Ou
Sempre sugeri se nas coisa eletro-eletrônicas existem curtos circuitos, então a solução para todos: deixem os circuitos mais LONGOS, e pronto!
Sorte comprida e longa, sem cortos.
2006-12-10 23:45:36
·
answer #5
·
answered by OMas 6
·
0⤊
2⤋