O Budismo apresenta múltiplas tradições. Limitando-me aqui ao Budismo Japonês, onde me situo, temos pelo menos quatro grandes tradições, o Tendai, baseado no Sutra do Lótus, o Zen, escola contemplativa, a Terra Pura, escola devocional (é onde me situo!) e o Shingon, tradição esotérica bastante próxima ao Budismo Tibetano.
Se quiser explorar o complexo mundo das tradições budistas, visite o Portal Budista Dharmanet, onde poderá acessar todas as organizações budistas regulares e tradicionais que atuam no Brasil:
www.dharmanet.com.br
2006-12-11 04:51:57
·
answer #1
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
0⤋
Os cinco preceitos principais do Budismo:
*não causar mal a nenhum ser vivo- não matar
*não roubar
*não fazer mal uso do corpo
*não falar mal de outros ou usar mal a fala
*abster-se de substâncias que embotam a mente.
Quanto as tradições, acredite ou não depende do país onde é praticado.
Depois da morte de Buda, seus seguidores levaram seus ensinamentos a outras partes da Índia, adaptando-os às culturas locais. O Budismo se estendeu ao Sul e ao Este, onde agora é o Sri Lanka, à Birmânia, Tailândia, e ao norte através dos Himalaias do Nepal, Butão, Sikkim. Dali tomou a rota da seda para a China, Mongólia, Coréia e Japão. O Budismo chegou também ao Vietnam, Laos, Camboja, e Indonésia
Durante um certo tempo, o Budismo foi se dividindo em diferentes escolas, que foram desenvolvendo suas próprias tradições.
Na Tailândia e no Sri Lanka, a principal tradição se chama Theravada, o "caminho dos theras", tradicional no seu modelo para a busca humana.
Um outro ramo se chama Mahayana, o "grande veículo", o "grande caminho". A tradição Mahayana inclui o Budismo Tibetano, cujo líder espiritual é o Dalai Lama. Inclui também o Chan (Budismo Japonês, Zen ) e aTerra Pura, que começou na China e se desenvolveu no Japão. A tradição Vajrayana é tântrica e específica do Tibet.
O Vajrayana se baseia em ensinamentos poderosos conhecidos como tântras, trabalhando vários tipos diferentes de yoga, usando mudras ( gestos sagrados das mãos), mantras (sons sagrados) e mandalas (diagramas cósmicos). Esteve presente em todo o Himalaya, mas se concentrou no Tibete a partir do século oitavo.
A história do Budismo no Tibet começa com o rei Sangtsen Gampo, que foi persuadido pelas suas duas esposas, uma nepalesa e outra chinesa, a convidar mestres budistas ao Tibet. O rei mandou também tibetanos à Índia para estudar as tradições budistas e para trazer escrituras para traduzir.
Depois surgiu Padmasambhava (não nascido de mãe humana, mas manifestado numa flor de lótus), considerado o segundo Buda, que viajou por todo o Tibet estabelecendo o Budismo por toda a parte. Foi fundador da mais antiga Escola, a Nyingmapa (Chapéus Vermelhos), que permite aos monges casar-se e mantém-se próxima da vida cotidiana das pessoas. Depois vieram as Escolas Kargyupa, iniciada por Marpa e seu discípulo, o poeta Milarepa. Os Sakyapas foram fundados em 1073 e os Gelukpas surgiram muito depois, convertendo-se na Escola principal. Também conhecidos como Chapéus Amarelos, foram fundados por Tsongg Khapa (1367-1419). Ao contrário das outras escolas, a Gelukpa preconiza a disciplina monástica e o celibato.
2006-12-10 21:47:29
·
answer #3
·
answered by Di 3
·
0⤊
0⤋