English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-10 12:28:33 · 4 respostas · perguntado por daison_rgs 1 em Ciências e Matemática Geografia

4 respostas

CONURBAÇÃO:
Conurbação designa uma extensa área urbana surgida do encontro ou junção da área urbana de duas ou mais cidades(municípios). Ao longo do tempo os seus limites geográficos perdem-se em virtude do seu crescimento horizontal. Em geral, esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas.

METRÓPOLE:
Metrópole pode se referir à:
Cidade com enorme população, grande desenvolvimento e de grande tamanho,como por exemplo o Rio de Janeiro(capital), São Paulo(capital), entre outros.
Cidade principal ou capital de uma província ou estado;
Nação, pátria-mãe, em relação às suas colônias;
Centro urbano que exerce uma forte influência econômica, social e administrativa sobre as demais cidades da área. Ou então transforma-se num pólo regional, nacional ou mundial.

ÁREA METROPOLITANA:
Se refere à área de uma metrópole, dentro dos seus limites geopolíticos (em geral, quando se fala "área" a referência que se quer fazer é à área física, superfície. Talvez você queira dizer "região metropolitana", cuja definição é toda a região em que se expande uma metrópole).

2006-12-11 23:19:38 · answer #1 · answered by pantimtim 4 · 0 0

Conurbação designa uma extensa área urbana surgida do encontro ou junçãoda área urbana de duas ou mais cidades. Ao longo do tempo os seus limites geográficos perdem-se em virtude do seu crescimento horizontal. Em geral, esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas.

Há casos curiosos, porém, de conurbações que se desenvolveram junto às linhas de fronteira de diferentes países. O caso mais conhecido é o das cidades de Santana do Livramento, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, e Rivera, sede do departamento de mesmo nome, no Uruguai. O conjunto urbano das duas cidades, denominado tradicionalmente de "Fronteira da Paz", tem mais de 170.000 habitantes, que vivem de forma integrada. É comum, por exemplo, usar o sistema de educação ou de saúde pública de uma ou da outra cidade, o comércio tem especialidades que levam o consumidor a procurar lojas no Brasil ou no Uruguai, além de serem muito freqüentes os casamentos "mistos", entre cidadãos dos dois países. A divisão entre as duas cidades é feita por linhas imaginárias, traçadas ao longo da malha viária, e se estende por muitos quilômetros. Por isso, muitas vezes é difícil para um turista perceber que uma calçada de determinada rua se encontra em um país, enquanto que a calçada em frente está no outro.

Regiões Metropolitanas - São constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, instituídas por legislação estadual, com vistas ao planejamento e execução de funções públicas e de interesse comum. As Regiões Metropolitanas definidas, até o presente (abril de 1999), são em número de 17: Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Riode Janeiro, São Paulo, Baixada Santista, Curitiba, Londrina, Maringá, Norte-Nordeste Catarinense, Vale do Itajaí, Florianópolis e Porto Alegre.

Metrópole pode se referir à:

Cidade com enorme população, grande desenvolvimento e de grande tamanho,como por exemplo o Rio de Janeiro(capital), São Paulo(capital), entre outros.
Cidade principal ou capital de uma província ou estado;
Nação, pátria-mãe, em relação às suas colônias;
Igreja arquiespiscopal em relação às sufragâneas;
Centro urbano que exerce uma forte influência econômica, social e administrativa sobre as demais cidades da área. Ou então transforma-se num pólo regional, nacional ou mundial.
Exemplos de metrópoles nacionais: Nova Iorque, Tóquio, Sídnei, São Paulo e Rio de Janeiro; regionais: Lyon (sudeste da França), Vancouver (litoral do Pacífico canadense), Seattle (noroeste dos EUA) e Belo Horizonte (Região Sudeste do Brasil).

2006-12-13 02:42:36 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Cornubação designa uma extensa área urbana surgida do encontro ou junçãoda área urbana de duas ou mais cidades. Ao longo do tempo os seus limites geográficos perdem-se em virtude do seu crescimento horizontal. Em geral, esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas. Há casos curiosos, porém, de conurbações que se desenvolveram junto às linhas de fronteira de diferentes países. O caso mais conhecido é o das cidades de Santana do Livramento, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, e Rivera, sede do departamento de mesmo nome, no Uruguai. O conjunto urbano das duas cidades, denominado tradicionalmente de "Fronteira da Paz", tem mais de 170.000 habitantes, que vivem de forma integrada. É comum, por exemplo, usar o sistema de educação ou de saúde pública de uma ou da outra cidade, o comércio tem especialidades que levam o consumidor a procurar lojas no Brasil ou no Uruguai, além de serem muito freqüentes os casamentos "mistos", entre cidadãos dos dois países. A divisão entre as duas cidades é feita por linhas imaginárias, traçadas ao longo da malha viária, e se estende por muitos quilômetros. Por isso, muitas vezes é difícil para um turista perceber que uma calçada de determinada rua se encontra em um país, enquanto que a calçada em frente está no outro.

Metrópole:

A capacidade de suporte de determinadas áreas do globo terrestre tem sido tensionada até quase o seu limite nas regiões metropolitanas. Há décadas ocorre um claro movimento de urbanização, nos dias de hoje com menor intensidade, como denotam estudos populacionais recentes.
Os gritantes abismos criados entre as diversas áreas que compõem as grandes regiões metropolitanas têm gerado sérias divisões sociais, fazendo com que as carências sejam ressaltadas e induzam movimentos e movimentações como ocupações desordenadas de terrenos, crescimento anômalo sem infra-estrutura e sequer planejamento primário, com conseqüente desequilíbrio ambiental e possibilidade clara do surgimento de desastres sociais.

As posições extremas ressaltadas por esses desequilíbrios ambientais criam pressões sobre o Estado no que concerne aos serviços básicos por este fornecidos (água, saneamento básico, transporte, saúde, etc.), não possíveis de equacionamento no prazo exigido e com os recursos existentes. Porém, trabalhar na recuperação de áreas deterioradas nas regiões metropolitanas conduz à maior racionalidade na aplicação de recursos se comparado à urbanização de áreas novas.

Assim a solução dos problemas de forma custo-efetiva e justa, está na organização regional desses municípios, cujas áreas urbanas estão dispostas num tapete contínuo, sob as chamadas Regiões Metropolitanas. Busca-se, desta forma, gerar um mínimo de demandas para o governo, desenvolver um conjunto de ações para diminuir os desequilíbrios e as dificuldades inerentes destes grandes centros urbanos.

O processo de formalização das Regiões Metropolitanas Brasileiras iniciou-se em 1973 quando foram instituídas as primeiras oito regiões (São Paulo - SP, Belém - PA, Fortaleza - CE, Belo Horizonte - MG, Porto Alegre - RS, Curitiba - PR, Recife - PE, Salvador - BA). Em 1974 foi instituída a do Rio de Janeiro – RJ, no ano de 1995 a região de Vitória – ES, em 1997 a de Natal – RN. Em seguida, em 1998, instituíram-se as de Maceió – AL, do Distrito Federal e Entorno – DF, de São Luís – MA, do Vale do Aço – MG, de Londrina – PR, de Maringá – PR, de Florianópolis – SC, do Vale do Itajaí – SC, do Norte/Nordeste Catarinense – SC, da Baixada Santista – SP. Em 1999 foi instituída a Região Metropolitana de Goiânia – GO e em 2000, a de Campinas – SP. As últimas três foram instituídas no estado de Santa Catarina, em 2002 : Foz do Rio Itajaí, Carbonífera e Tubarão. Em suma, as 26 regiões metropolitanas brasileiras concentram 413 municípios, população de 68 milhões de habitantes e ocupam área de 167 mil km2.


Áreas Metropolitanas é o mesmo que Conurbação

2006-12-11 09:24:49 · answer #3 · answered by LàH! 2 · 0 0

Vou dar exemplos;
Conurbação: Uma grande área de alta densidade demográfica constituida de diversos municípios, como o Vale do Paraíba.
Metrópole: Cidade altamente populosa, geralmente com mais de cinco milhoões de habitantes, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Áerea Metropolitana: Diversos municipios, geralmente satélites de grandes cidades, inclusive estas, formando um só bloco populacional, como a área metropolitada de São Paulo com a região do ABCD e demais cidades periféricas.

Vc. poderá também ter boas informações no site abaixo

2006-12-10 12:41:44 · answer #4 · answered by Josias C 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers