English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os testemunhas de Jeová não permitem transfusões de sangue e deixam seus filhos e parentes morrerem. Isto pode ser encarado como uma manifestação de amor ao próximo ou de uma crueldade sem prescedentes?

2006-12-10 12:00:51 · 21 respostas · perguntado por Krill 3 em Sociedade e Cultura Grupos e Culturas Outras - Grupos e Culturas

21 respostas

Eu n sei responder a essa pergunta pois para mim isso seria impensável!

Eu sou da opinião de que os médicos nem sequer deveriam ouvir essas pessoas, deveriam ter poder absoluto para salvar a vida de alguém, a n ser que essa pessoa, adulta e conscientemente assinasse algo dizendo que não queria. Agora terceiros decidirem sobre a vida de outrem, para mim é homicídio!

2006-12-10 12:51:09 · answer #1 · answered by joana f 2 · 0 0

Bom na minha opinião, eu acho que voçe deveria se informar mais, pois hoje a medicina esta muito avançada então logicamente existem outras alternativas para se subistituir o sangue.(leia esta materia)

Tratamento sem sangue: a opinião de especialistas

DO CORRESPONDENTE DE DESPERTAI! NA NORUEGA

“MESMO que eu me esqueça de todo o resto do congresso, não me esquecerei do seu estande.” Foi isso que disse um médico que participava do 25.° Congresso da Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue, realizado em Oslo, Noruega, de 27 de junho a 2 de julho de 1998. Ele acabara de visitar o estande de informações que as Testemunhas de Jeová, expositores aprovados, haviam preparado.

Mais de 1.700 médicos de 83 países assistiram ao congresso. Muitos deles representavam bancos de sangue, mas havia também hematologistas, cirurgiões e anestesiologistas. Que informações os profissionais partilharam nessa reunião de alto nível? O que as Testemunhas de Jeová apresentaram em seu estande e qual foi a reação dos presentes?

Alternativas sem sangue

Entre os assuntos tratados estavam as transfusões de sangue, os métodos de fazer exames de sangue e as alternativas médicas ao sangue humano. O Dr. C. V. Prowse, do Serviço Nacional Escocês de Transfusão de Sangue, falou sobre “Alternativas ao Sangue Humano e Recursos Sanguíneos”. Ele mencionou vários fatores de crescimento recombinantes (sintéticos) que podem aumentar a quantidade de células sanguíneas estimulando o corpo a produzi-las. Por exemplo, a eritropoetina é produzida pelos rins e estimula a formação de glóbulos vermelhos. Mas agora pode ser produzida em laboratório. O Dr. Prowse disse que a “eritropoetina [sintética] é um tratamento reconhecido para diversas formas de anemia”.

Uma substância similar foi elaborada para estimular o corpo a produzir plaquetas. O Dr. Prowse disse: “As descobertas mais recentes nessa área se referem aos fatores de crescimento trombopoéticos. O uso da interleucina 11 já está autorizado devido a seu efeito em aumentar a contagem de plaquetas . . . , e parece provável que a trombopoetina e seu homólogo, o rh-PEG-MGDF, logo estarão.”

O Dr. Prowse mencionou também os fatores de coagulação sintéticos (proteínas do plasma) que são valiosos para os hemofílicos: “Já estão liberados para uso equivalentes recombinantes de várias proteínas do plasma, e em alguns casos são confirmadamente a terapia preferível devido à preocupação com infecções virais nos produtos derivados de plasma.” O Dr. Prowse acrescentou que “vários outros fatores de coagulação estão agora sendo desenvolvidos para produção”.

N. S. Faithfull, que trabalha para um grupo farmacêutico, fez uma apresentação sobre compostos de perfluorcarbono (PFC). Alguns perfluorcarbonos podem transportar oxigênio no sistema circulatório. A primeira geração desses produtos químicos não se mostrou satisfatória como sangue “artificial”. Conseguiu-se algum progresso? Faithfull disse: “Nos últimos anos, a tecnologia de PFC progrediu e fizeram-se testes clínicos com [duas] emulsões de PFC de segunda geração.” Ele relatou testes com uma dessas, envolvendo 256 pacientes que passaram por cirurgias ortopédicas, ginecológicas ou urológicas, procedimentos que muitas vezes resultam em grandes perdas de sangue. Os resultados? “Os dados de ambos os estudos indicaram que o Oxygent era bem melhor que o sangue em reverter os parâmetros [que indicam a necessidade de transfusão de sangue] e que esses eram revertidos por muito mais tempo do que quando se usava sangue autólogo.”

Outra coisa mencionada no congresso foi que o tamanho das partículas de PFC nessas emulsões “é bem pequeno . . . , cerca de 40 vezes menor do que o diâmetro de um GV [glóbulo vermelho]. Esse tamanho reduzido permite que as partículas de PFC atravessem os capilares pelos quais não passam GVs”. Isso parece ser promissor no tratamento de tecidos lesados, privados de sangue.

Um médico britânico enfatizou a necessidade de usar menos sangue nos procedimentos cirúrgicos. Ele incentivou isso por causa da escassez de sangue e dos perigos ligados às transfusões. Para ilustrar o que pode ser feito para reduzir o uso de sangue, ele mencionou um cirurgião que só usava sangue em 10% das operações de quadril que realizava. Outros cirurgiões do mesmo hospital usavam-no em 70% dessas cirurgias.

As Testemunhas de Jeová estavam presentes

No estande das Testemunhas de Jeová havia informações sobre muitas dessas alternativas e métodos. Um pôster mostrava que, em todo o mundo, 120 centros médicos oferecem atualmente tratamento médico sem sangue e havia panfletos com trechos de uns 1.000 artigos médicos. Apresentaram-se informações sobre diversos métodos de evitar transfusões de sangue, técnicas que podem ser aplicadas antes, durante e depois da cirurgia.

A reação foi muito favorável. Durante o congresso as Testemunhas no estande conversaram com uns 480 médicos, muitos dos quais voltaram em busca de mais informações e até trouxeram colegas. Um professor de anestesiologia e cirurgia da Califórnia exclamou: “É impressionante!” Um professor da Alemanha disse: “Posso usar essas informações nas minhas aulas.” Um médico que representava o maior banco de sangue da China disse: “Precisamos muito dessas informações devido à escassez de sangue armazenado.”

Um dia depois de ter recebido um panfleto, o chefe do banco de sangue dum hospital norueguês voltou e disse: “Posso levar mais uns dois ou três? Vou dá-los aos cirurgiões e anestesiologistas e dizer-lhes que usem esses métodos para reduzir ou evitar o uso de transfusões de sangue em operações.” Outro médico disse: “Esse é o estande mais interessante do congresso.”

As Testemunhas de Jeová têm estado ativas ao redor do mundo ajudando pessoas a encontrar médicos que saibam e que queiram tratar seus pacientes sem transfusão de sangue. Elas também fornecem informações atualizadas sobre alternativas médicas às transfusões. No congresso, centenas de médicos, incluindo cirurgiões, bem como outros membros de equipes médicas de diversos países, expressaram interesse por essas informações. Isso deverá ter um impacto positivo à medida que eles se esforçarem a usar os muitos procedimentos e produtos que tornam as transfusões de sangue desnecessárias.

[Nota(s) de rodapé]

Por questões religiosas, as Testemunhas de Jeová não aceitam transfusões de sangue, mas procuram tratamento médico alternativo sem sangue. (Atos 15:28, 29) Para obter informações sobre os motivos e a razoabilidade disso, veja a brochura Como Pode o Sangue Salvar a Sua Vida?, publicada pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.

Viu então pra que criar atritos em sima de uma religião, sem se informar primeiro, os hospitais hoje são equipados com outras alternativas de subistituição do sangue, basta a pessoa querer.Então que tal respeita-las, as testemunhas de Jeová não querem que ninguem morra.Elas transmitem algo verdadeiro é só parar e escuta-las ai voçê vai ter um conseito totalmente diferente em relação a elas ok.

2006-12-10 12:49:28 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Bom... primeiro vou falar na seguinte ordem.
1ºO que a bíblia diz.
2ºO que a lei diz
3ºOs riscos
4ºOs tratamentos

1º O que a bíblia diz? AS Testemunhas de Jeová, que por razões religiosas não aceitam o procedimento (Levítico, 17:10-14; Atos 15:28,29).

2º O que a lei diz? Em princípio, ninguém pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (Constituição Federal, art. 5°., inciso II). Quem violar tal direito individual comete o crime tipificado no artigo 146 do Código Penal (constrangimento ilegal).

3º Os riscos. Apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus já pode transmitir a doença através do seu sangue; entretanto, os testes realizados na bolsa ainda são negativos. Essa janela imunológica pode acontecer para os vírus HIV, HTLV I/II e para os vírus da Hepatite C e B. Exemplos disso são dois casos reais de contaminação.

http://www.giv.org.br/noticias/noticia.php?codigo=119
(Bebe pega Aids em transfusao de sangue)

http://www.giv.org.br/noticias2002/0818b.htm
(Doador de sangue contamina crianca de 10 anos com AIDS
somente na 12 tentativa seu exame deu positivo)

4º Tratamentos alternativos
Fluidos: solução de lactato de Ringer, dextran, hidroxietila de amido e outros são usados para manter o volume do sangue, evitando o choque hipovolêmico. Estão sendo testados alguns fluidos que podem transportar oxigênio.

Medicamentos: proteínas modificadas geneticamente podem estimular a produção de glóbulos vermelhos (eritropoetina), de plaquetas sanguíneas (interleucina 11) e de vários glóbulos brancos (GM-CSF, G-CSF). Outros medicamentos reduzem bastante a perda de sangue durante a cirurgia (aprotinina, antifibrinolíticos) ou ajudam a reduzir hemorragias agudas (desmopressina).

Hemóstatos biológicos: tampões (pads) de colágeno e celulose são aplicados diretamente para estancar sangramentos. Colas e seladores de fibrina podem fechar ferimentos causados por instrumentos perfurantes ou cobrir áreas maiores de tecidos que sangram.

Recuperação sanguínea: máquinas recuperam o sangue perdido durante cirurgias ou traumas. O sangue é filtrado e pode retornar ao paciente num circuito fechado. Em casos extremos, podem-se recuperar litros de sangue com esse sistema.

Técnicas cirúrgicas: através do planejamento pré-operatório, incluindo o contato com cirurgiões experientes, a equipe cirúrgica pode evitar complicações. É vital tomar medidas imediatas para estancar hemorragias. Atrasos de mais de 24 horas podem aumentar muito a mortalidade dos pacientes. Dividir cirurgias grandes em várias menores diminui a perda total de sangue.

Instrumentos cirúrgicos: alguns instrumentos a um só tempo cortam e cauterizam os vasos sanguíneos. Outros podem estancar o sangramento em grandes porções de tecido. Instrumentos de laparoscopia e outros minimamente evasivos permitem que se realizem cirurgias sem a perda de sangue que ocorre em incisões grandes.

Tem muito mais aqui neste site
http://www.watchtower.org/languages/portuguese/library/hb/index.htm
(As transfusões de sangue — quão seguras são?)

http://www.taps.org.br/Paginas/medartigo01.html
(medicina em crise)

http://www.usp.br/agen/repgs/2005/pags/183.htm
(Técnicas de cirurgia sem sangue reduzem transfusões em operações de grande porte)


http://www.terra.com.br/planetanaweb/jornal.htm
(Isto e- on-line Tratamento diferenciado para as testemunhas de Jeová)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912006000200015&lng=pt&nrm=
(Autotransplante de fígado em Testemunha de Jeová portador de hepatocarcinoma)

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT976701-1664,00.html
(Revista Epoca- Abindo a Cabeca- Cirurgiões operam o crânio de bebê testemunha de Jeová)

http://www.giv.org.br/noticias/noticia.php?codigo=119
(Bebe pega Aids em transfusão de sangue)

http://www.giv.org.br/noticias2002/0818b.htm
(Doador de sangue contamina criança de 10 anos com AIDS).
somente na 12 tentativa seu exame deu positivo)

http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-3131-3-48077,00.html
(Globo Repórter- Rede Globo- Tecnologia a serviço da religião.)

http://cbs2chicago.com/nationalhealth/health_story_114163145.html
(Chicago USA - Hospital diz nao a transfusões de sangue. )Abril/2006) sabia que existem tratamentos eficazes e mais seguros ao uso terapêutico do sangue?

Por que estes tratamentos não são divulgados?

Que existe uma chamada "máfia do sangue", que vende TODO o sangue que é doado (eu disse isso mesmo: TODO), aos hospitais, clínicas e laboratórios farmacêuticos para a produção de medicamentos.

O sangue que é doado (aos hemocentros) e testado, é vendido aos pronto-socorros do governo, hospitais e laboratórios, e uma bolsa de 0,5 ml de sangue, chega ao destino final, depois de totalmente fracionada, custando mais de R$ 2.000,00.

Planos de saúde de todo o Brasil oferecem tratamentos alternativos ao uso do sangue, basta procurá-los...

Se não tem dinheiro para pagá-los, processe o Estado, ele é capaz de autorizar o uso de tratamentos alternativos por força da lei...

Pense bem, é só um caso de informações.

Espero ter ajudado, se precisar mais detalhes terei prazer em ajudar.

nao deixe de assistir o video desta reportagem seria do Globo repórter sobre as Testemunhas de Jeova e o Sangue.

Veja como agem e pensam médicos conscienciosos e desenvolvidos... abraco
http://www.youtube.com/watch?v=N34itB4H0dw&feature=PlayList&p=07456100A475D652&index=30

2006-12-10 12:39:45 · answer #3 · answered by Pauloyahoo 4 · 2 0

Pela sua pergunta pude notar que você ainda não teve oportunidade de conversar com uma Testemunha de Jeová a respeito desse assunto que é realmente polêmico é natural que você pense assim.
Mas dê a oportunidade de uma delas explicar o porque de não usar transfusão de sangue, eu entendo que para a maioria das pessoas possa parecer fanatismo ou falta de amor e ignorância, mas tudo é falta de pesquisar e entender o ponto de vista de cada pessoa,
Sabia que os médicos conhecem recursos mais eficazes que a transfusão de sangue e até mais barato para curar uma doença e até mesmo ajudar numa situação extrema? Mas preferem desenvolver essa polêmica por preguissa de usar um tratamento que essas pessoas querem receber
Sim é verdade as Testemunhas de Jeová se preocupam com sua saúde e querem viver como todo mundo só não aceitam esse tipo de tratamento, aliás é o único que rejeitam.
Se elas quisessem morrer nem procuraria médico você não concorda?
As pessoas tem o direito de escolher o tratamento que quer receber.

Um Abraço e tenha uma boa noite.

2006-12-10 12:35:37 · answer #4 · answered by ♥Daniele♥ 6 · 2 0

Schmitz2007!
Eu não sou hipócrita, se eu professasse a citada Religião, agiria da mesma forma, não podemos julga-los por crueldades com os parentes, apenas seguem a doutrina que lhes foi proferida, embora achemos errado mas fazer o que não é? Eles possuem suas razões.
Um forte abraço.

2006-12-10 12:31:44 · answer #5 · answered by RuyLFreitas 7 · 1 0

Nessas horas quero ver a mãe pensar em líder religioso. É claro que ela vai salvar seu filho. E uma religião que proíbe solidariedade e humanidade não é religião. É seita. E a única igreja que eu sei que coloca essas parafernálias na cabeça dos seus seguidores é Testemunha de Jeová.

2016-12-13 06:28:51 · answer #6 · answered by ? 4 · 0 0

Sou besta nao.

2006-12-10 12:19:05 · answer #7 · answered by kanino kaninha 6 · 1 1

deixaria de ser quando ele precisasse de transfusão primeiro ele depois as crenças

2006-12-10 12:16:32 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 1

Quem lhe garante que transfusão de sangue salva vidas? Você sabe qual o tempo necessário para que o sangue transfusionado seja eficaz no organismo? Você sabia que existem outras técnicas cirúrgicas que não consideram a transfusão de sangue, aplicadas inclusive no transplante de órgãos e que existem hospitais e profissionais que dominam tais técnicas? Agora que você já está bastante esclarecido, tenho certeza, que reconsiderará a sua premissa.

2006-12-10 12:16:11 · answer #9 · answered by seme philippe 6 · 1 1

Eu não seria testemunha de Jeová. Jamais seguiria uma religião que me exigisse um sacrifício desses. Penso que se Deus deu inteligência suficiente ao homem para descobrir que com o sangue de uma pessoa poderia salvar a vida de outra pessoa, é por que permite que o faça. Não tem sentido a religião proibir.

2006-12-10 12:07:11 · answer #10 · answered by lilinha32 7 · 1 1

fedest.com, questions and answers