Não são organóides. São organelas e são similares ao estômago. A função da catalase é fazer a digestão intra-celular.
2006-12-10 02:45:17
·
answer #1
·
answered by Olívia 5
·
0⤊
0⤋
São estruturas em forma de vesículas, semelhante aos lisossomos, contendo certas enzimas relacionadas a reações que envolvem oxigênio. Uma das enzimas é a catalase, que facilita a decomposição da água oxigenada em água e oxigênio.
A água oxigenada, que pode aparecer como subproduto de reações metabólicas, é tóxica e mutagênica; assim sendo, é muito útil existir nas células uma enzima capaz de destruí-la quando ela aparece.
Acredita-se que eles têm como função proteger a célula contra altas concentrações de oxigênio, que poderiam destruir moléculas importantes da célula. Os peroxissomos do fígado e dos rins atuam na desintoxicação da célula, ao oxidar, por exemplo, o álcool. Outro papel que os peroxissomos exercem é converter gorduras em glicose, para ser usada na produção de energia.
Acredita-se, além disso, que os grandes peroxissomos existentes no fígado e nos rins têm um importante papel na destruição de moléculas tóxicas (é bem conhecido o fato do fígado ser um órgão eliminador de toxinas).
Calcula-se que aproximadamente metade do álcool que ingerimos é oxidado no fígado por enzimas existentes nos peroxissomos.
Nas células vegetais existe um tipo de peroxissomo chamado glioxissomo, que catalisa reações onde o ácido graxo da semente é transformado em hidrato de carbono, num ciclo chamado de ciclo do gliaxilato.
Nas células das folhas, o peroxissomo participa juntamente com a mitocôndria e o cloroplasto, de um processo chamado fotorrespiração. O peroxissomo catalisa a oxidação do glicolato (molécula de dois carbonos), que é produzido pelo cloroplasto, consome O2 e produz o peróxido de hidrogênio e glioxilato, este em seguida é convertido em glicina, utilizado no metabolismo da mitocôndria produzindo CO2.
2006-12-12 15:09:49
·
answer #2
·
answered by Vanyle 6
·
0⤊
0⤋
Este organelo tem uma grande importância visto que tem a capacidade de degradar compostos tóxicos para a célula tranformando-os em compostos menos tóxicos. Os produtos que vão ser degradados são marcados pela pex5 que os leva até ao peroxissoma onde actuam sobre ele as catalases e as oxidases que são enzimas que catalizam a sua transformação em peróxido de hidrogênio.
Os peroxissoma são organelas de dupla membrana, 0,2 a 1 micromitros de diâmetro que estão presentes na maioria das células. Em mamíferos, estas organelas foram consideradas sem importância até que Goldfischer et aldiscobriu a ausência dessas organelas no fígado e no tubulo proximal renal em pacientes com síndrome de Zellweger (cerebrohepatorenal). É uma doença congenita, descrita clinicamente pela primeira vez em 1964, que envolve o cérebro, fígado, glândula adrenal, ossos e rins. A falta dos peroxissomas causam doenças graves, assim como defeitos em suas enzimas, levam a falhas metabólicas (1).
2006-12-10 12:25:36
·
answer #3
·
answered by lully 3
·
0⤊
0⤋