O Brasil, a Venezuela, Cuba, etc., nunca chegarão ao estágio de desenvolvimento dos EUA. Podem espernear à vontade. São países despeitados, essa é a verdade.
2006-12-10 03:26:58
·
answer #1
·
answered by frankestein 6
·
0⤊
0⤋
Os laços com os americanos podem ser sempre polêmicos, mas a realidade que os EUA é a nação mais poderosa. Os americanos, gostemos ou não deles, são objetivos e organizados. Temos muito que aprender com eles. Além disso, nossa economia depende dos americanos. Isso não quer dizer que não devamos ter uma política independente, o que vem sendo um tradição desde o Geisel. Somos soberanos, somos independentes - o Governo Lula não aprovou a invasão do Iraque, mas esse papel de ficar falando mal por falar não leva a nada. xc
2006-12-10 01:59:17
·
answer #2
·
answered by xiscat 5
·
1⤊
0⤋
Nunca. Nosso objetivo como nação é buscar desenvolvimento e crescimento sócio-econômico através de boas relações com nações estrangeiras.
Odiar aos americanos significa nivelar ao Hugo Cahvfez e Evo Morales... somos maiores que isso e podemos criar nossa subexistência sem precisar repetir modelos de ditadura usados anos atrás em toda a América Latina.
2006-12-10 01:23:00
·
answer #3
·
answered by Noviça Voadora 5
·
1⤊
0⤋
E ser obediente!!!
É um comportamento adulto?
PAZ
2006-12-10 07:17:18
·
answer #4
·
answered by jaioon 3
·
0⤊
0⤋
Leo vc viu q aconteceu com Cuba depois q desobedeceu ?
Nao queria isso para o Brasil...
bjs
2006-12-10 03:17:51
·
answer #5
·
answered by Eliana 5
·
0⤊
0⤋
Imagino que não precisa obediência para ser parceiro nem precisamos concordar em tudo com os americanos, mas somos do mesmo continente e não é sensato sermos hostis ao nosso conterrêneo poderoso.
O Janio Quadros disse uma vez que "não se futuca a fera com vara curta". Ele se referia aos americanos, porque eles são belicamente poderosos, são ricos em toda sua extensão, do Atlântico ao Pacífico, além de serem a primeira economia do mundo!
Quanto a nós, simpatizando ou não, herdamos a sua cultura (mesmo que seja uma das piores do mundo) mas também o mesmo sistema político e democrático. Gostamos das suas músicas, tanto que muitos as cantam mesmo sem entender nada! Copiamos seus programas de TV, conhecemos boa parte da sua história, os nomes dos seus presidentes famosos, até a melodia dos seus hinos patrióticos, somos também adeptos dos filmes de Hollywood e a maioria quer aprender inglês americano!
Mas não é só isso, nosso universo de interesses sobre os EUA vão muito além, e principalmente adoramos os seus dólares, tanto que alguns os transportam até na cueca!
Imagino que os Estados Unidos não elegeriam um presidente com a mentalidade retrógrada do Hugo Chaves, de quem o lula é parceiro. Isso sim, é muito pior.
.
2006-12-10 01:18:02
·
answer #6
·
answered by Francisco S 3
·
1⤊
1⤋
A fatia de comércio que o Brasil tem com os EUA comparada percentualmente com a fatia que resto do mundo tem com os EUA é ridícula, e nós dependemos totalmente dela. Eles são nossos patrões mesmo, não tem outra saída.
2006-12-10 00:40:20
·
answer #7
·
answered by O Grande Coisa 4
·
1⤊
1⤋
Também concordo com você. Acho que a questão não é ser obediente ou não, o Brasil tem que defender seus interesses independente dos posicionamentos americanos. Contudo, os EUA sempre tiveram uma relação amistosa com o Brasil, nos inspiramos em sua estrutura e sistema política, e hoje são nossos principais parceiros comercias, sendo do Brasil o superávit comercial.
No momento, é um tanto cult ser anti-americano, e isso é forte no Brasil, parece que sempre opôr-se a Washington denota consciência política e dá uma certo grau de intelectualidade.
Mas não acho que seja essa a postura do Itamaraty, mesmo tendo um presidente de esquerda, o Lula no caso.
O Brasil deve traçar seu caminho de desenvolvimento a partir da justiça social, do desenvolvimento econômico e tecnológico, e do fortalecimentos das instituições democrática.
2006-12-10 00:38:13
·
answer #8
·
answered by Gegex 1
·
0⤊
0⤋
É claro que devemos manter a nossa soberania, mas, o Brasil não é nenhum Iraque, Afeganistão ou Vietnã.
O nosso país não foi engolido por forças militares americanas para que o nosso "representante" insultasse o seu anfitrião quando foi aos EUA.
Devemos encarar os EUA como parceiros comerciais mais atrativos do que a China Que deu uma banana para o Lula na OMC.
Ou então a Bolivia que "roubou" as instalações da Petrobras pagas com dinheiro dos brasileiros.
Ou então a Colômbia que teve uma ponte ligando os dois países"paga" com dinheiro e mão de obra brasileira.
Que moral os governantes destes países têm a nos oferecer?
O então que tal Cuba, cujos habitantes vivem querendo fugir?
Alguém já viu as condições de trabalho de empresas chinesas, bolivianas, venezuelanas... em comparação com as empresas americanas?
Em Sampa existem centenas de oficinas de costura clandestinas que utilizam imigrantes ilegais como mão de obra escrava. Os donos destas oficinas em geral sã chineses, bolivianos e coreanos...
Aos ditos "comunistas" que povoam o YR, podemos lançar uma campanha para mandá-los para a China, para a Coréia do Norte, Cuba talvez e se o dinheiro for pouco, ainda temos a Colombia e a Venezuela...
Que tal?
Criança é assim mesmo... não aprende com os erros alheios, só aprende quando tropeça e cai sozinha...
2006-12-10 02:15:46
·
answer #9
·
answered by Henry 4
·
0⤊
1⤋
A questão ai não é apenas ser desobidiente a "A" ou "B", o mais interessante é defender os interesses do país em vez de fincar o pé só por questões ideológicas. Se for para o bem geral da nação e o interesse de todos desobedecer terá então uma lógica, e as possíveis conseqüências seriam melhor assimiladas por nós brasileiros.
2006-12-10 00:17:30
·
answer #10
·
answered by grandeurso1 3
·
0⤊
1⤋