Caro colega. Como toda grande pergunta não existe uma única resposta, eu acho que essa pergunta têm duas respostas. Se olharmos para o nosso ensino público, o cenário é crítico, minha noiva é professora do estado e o que ela me conta é lamentável. A crianças vão de uma série para outra sem ter a menor condição para tanto, existem alunos que estão quase saindo do ensino fundamental e são analfabetos funcionais. Como se pode exigir desse futuro cidadão....... Eis uma das grandes mazelas da sociedade em que vivemos. No que diz respeito ao ensino como o todo, acho que a escola de hoje está preparando os alunos não para o mundo e sim, para passar nos vestibular, pois é o que garante o nome das escolas no mercado. O triste de tudo isso é que estão formando pessoas que sabem tudo sobre história, português, matemática, física e outras disciplinas, mas eles geralmente não estão preparados para pensar, ou não sabem de fato o que é uma crítica, não sabe como argüir questões sobre o seu país, sobre o mundo e sobre si mesmo (que fundamental para a formação da sua própria personalidade). As escolas não auxiliam na formação do cidadão e a conseqüência é a proliferação da alienação, que é justamente que os que detêm o poder desejam. É PRECISO PENSAR NISSO... EDUCAÇÃO É A BASE PARA CRIARMOS UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.
2006-12-09 15:56:28
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Teoricamente, era pra se chegar ao ensino médio já alfabetizado: leitor e escritor eficiente. Entretanto, com os rumos que a educação brasileira tomou nas últimas décadas, estamos chegando ao ensino superior ainda analfabetos.
2006-12-09 23:45:50
·
answer #2
·
answered by marihlyn2003 2
·
1⤊
0⤋
O correto seria perguntar 'ensino fundamental' (de 1ª à 9ª série - ainda não adotada em todos os Municípios, pois a proposta é de que a pré escola seja incluida como série inicial). Ensino médio é colegial ou curso feito após a conclusão do fundamental, portanto a faixa etária que abrange é de adolescentes.
Vou considerar sua pergunta dirigida ao fundamental, pois há alunos que chegam à 4ª série sem estarem alfabetizados.
Sou professora, já lecionei para nível universitário e há alguns anos leciono na Educação Infantil (4 a 6 anos).
Para as crianças que ingressam cedo na escola torna-se mais fácil a aprendizagem, assim a maioria hoje é alfabetizada na série inicial, que seria a antiga pré escola. O meio que a criança vive é decisivo como facilitador ou dificultador para a alfabetização. Os alunos cujos pais tem escolaridade, sabem se expressar bem, tendo bom vocabulário, o hábito da leitura, dispõe de revistas, tem acesso a meios culturais (cinemas, exposições, teatro, etc...) terão facilidade de aprender, pois não é só na escola que se aprende, é preciso vivência no processo de aprendizagem, por isso se fazem feiras de ciências, exposições, passeios, experiências, atividades extra-classe.
As crianças tem que ter motivação para aprender e esta começa em casa. Só o professor em sala não pode dar conta disso, por melhor que seja não vai suprir as deficiências da falta de bagagem do meio dos alunos. Às vezes se diz que o professor de escola particular é melhor que o da escola pública e isso é muito injusto, pois numa escola particular a demanda é mais homogênea e as crianças são provenientes de um meio facilitador. Enquanto que na escola pública os alunos que são melhores, são os que tem pais com nível cultural para motivá-los, dispõe de acesso a informações e podem acompanhar seus filhos.
Muitas vezes as crianças não tem nem o que comer em casa, o fazem na escola, o que dirá de outros recursos que os pais não têem. O problema é sócio-cultural e não educacional.
Em contrapartida, o mais importante é a formação e não a informação, que é a preocupação maior da escola e até da sociedade. Hoje a preocupação é amealhar conhecimentos desnecessários e 'estar por dentro', ser 'culturizado' (ver televisão, ler jornais e revistas pode ser positivo, mas não sem uma preocupação com o conteúdo, com interpretação).
Analise o que vivemos. Numa sociedade de consumo, na qual o valor é o ter e não o ser. Globalização e no Brasil foi instituído o 'elitismo', que propõe que todos tenham que ter nível universitário. Há alguém que não queira ter um filho médico, advogado, engenheiro ou pedagogo (entre outros de nível universitário)? Precisamos de todo tipo de profissão, inclusive de nível técnico e profissionalizante. Por que não se remunera bem um lixeiro se é uma profissão tão importante para a sociedade, em têrmos de saúde pública? Por mais médicos que possamos ter, se não houverem lixeiros, não serão vencidos os problemas ocasionados aos homens pela falta de condições de saúde ambiental.
Sem uma estrutura de valores, sem estudo de ética (que começa a nível pessoal), sem discernimento do social, da importância do coletivo (ao invés de ficar olhando só o próprio umbigo) só podemos esperar que os advogados que se formem tenham uma atitude de utilizar a Lei para aplicar golpes, como ocorreu com Jorgina. Engenheiros que construam prédios que desmoronem, como no caso Nahas. Médicos que se tornem golpistas, como Osmany, mais recentemente o que metralhou as pessoas no cinema e também o aluno que morreu afogado num trote dado pelos colegas.
Ao invés de se preocupar tanto com 'status', o necessário é que haja preparo e aptidão para exercer determinada profissão. Ao invés de vestibular precisava ter mesmo é teste vocacional.
As pessoas são ludibriadas pela ilusão do Ensino Universitário, que forma profissionais aleatoriamente, sem que haja absorção pelo mercado de trabalho. Não há planejamento para que se saiba e se informe quantos profissionais são necessários em cada área. Dá trabalho fazer isso e como a política não prevê soluções de continuidade como deveria, pela própria formação de grande parte da população brasileira, que leva em conta a Lei do Gerson (levar vantagem em tudo), 'deixa rolar'. Dessa forma além da falta de preparo dos profissionais com 'canudo', não precisa se preocupar "não terão emprêgo' ou então com um mercado saturado ficará mais fácil 'explorá-los' ( ex. médicos que 'viram' plantões, ganham pouco, acabam estressados e a população mal atendida).
Já fui muito além da resposta, mas é que o assunto é complicado e precisamos nos conscientizar dele e propor mudanças. A vocação do Brasil é agrícola, pode e deve ter tudo, mas o que foi feito aqui foi querer acompanhar países desenvolvidos que se industrializaram APÓS terem esgotado as possibilidades da agricultura, 'pulamos' essa parte. Não há no mundo tantas frutas como temos aqui, do plantio vem a industrialização (sucos, compotas, doces em geral) e a comercialização no mercado interno e exportação.
O mesmo ocorreu no ensino, 'pulamos' a base e todos ingressam na Faculdade, continuando a não saber escrever, não se expressar, não ter aptidão.
2006-12-10 00:59:32
·
answer #3
·
answered by santista 6
·
0⤊
0⤋
Bom, os ADOLESCENTES principalmente os de escolas publicas, devido à formação de professores e muitos atributos como sálários baixos, condições precárias de ensino, com certeza faz com que os ADOLESCENTES tenham dificuldades.
Agora as Crianças no ensino fundamental DEVEM ser alfabetizadas, senão como chegarão ao ensino médio sem saber nem escrever.
Abrs
2006-12-10 00:57:52
·
answer #4
·
answered by Rods 2
·
0⤊
0⤋
O nível que alfabetiza criança é o ensino infantil e o fundamental. O ensino médio é o antigo segundo grau.
De certa forma, vc está certo. Tem adolescente que chegam ao ensino médio e ainda não estão alfabetizado. Visto que, no ensino fundamental, há crianças na terceira série do ensino fundamental que não sabem ler nem escrever, sua pergunta tem sentido.<><
2006-12-10 00:26:57
·
answer #5
·
answered by aeiou 7
·
0⤊
0⤋
q nada.
2006-12-09 23:37:12
·
answer #6
·
answered by truman caótico 2
·
0⤊
0⤋
Não. O ensino médio é só pra quem sabe ler.
2006-12-09 23:28:40
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É dificil uma CRIANÇA estar no ensino médio, neh?
Mas os adolescentes, acho que sim..
As oportunidades são dadas a todos...
2006-12-09 23:26:11
·
answer #8
·
answered by Clarissa Gaúcha 3
·
0⤊
0⤋
O ensino medio nao eh para alfabetizar.
O ensino fundamental sim. Mas nos primeiros anos somente.
2006-12-09 23:25:44
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋