Instale o FireFox!
--Funções:
O objetivo do Firefox é ser um navegador que inclua as opções mais usadas pela maioria dos usuários. Outras funções não incluídas originalmente encontram-se disponíveis através de extensões e plugins.
--Acecibilidade:
Os desenvolvedores esforçam-se muito em buscar a simplicidade na interface do Firefox, o que resulta em um visual menos congestionado do que em outros navegadores, como o Mozilla e o Opera. As opções menos usadas pela maioria dos usuários geralmente ficam ocultas, oposto ao que acontece com a suíte Mozilla.
O Firefox tem suporte à navegação através de abas/separadores, o que possibilita a abertura de várias páginas em uma única janela do navegador. Esta função foi herdada da suíte Mozilla, que por sua vez, emprestou-a de uma extensão conhecida como MultiZilla [7], a qual foi desenvolvida especialmente para a suíte. O Firefox também está entre os primeiros navegadores a disponibilizar bloqueamento personalizado de janelas pop-up.
O navegador contém várias opções que facilitam a busca por informações. Existe uma função de pesquisa conhecida como "localizar ao digitar". Caso esta função esteja habilitada, o usuário poderá iniciar a digitação de uma palavra enquanto visualiza a página, e automaticamente o Firefox destaca o primeiro resultado que encontra. Quanto mais se digita, mais a busca é refinada.
Há também um campo de pesquisa embutido, com várias opções de busca já incluídas (na versão em inglês do Firefox), como os sites Google, Yahoo, Amazon.com, Creative Commons, Dictionary.com e eBay. Existem inúmeras opções extras de plugins de busca que podem ser instaladas, uma delas feita para se pesquisar na Wikipédia, que foi desenvolvida através projeto Mycroft [8].
A função de "palavra-chave" usada para que o usuário acesse o conteúdo de seus favoritos/marcadores, através da barra de endereços, foi apresentada anteriormente na suíte Mozilla. Opcionamente, pode-se usar um parâmetro de busca na Internet. Para isto, basta que se digite, por exemplo, "google pêssego" na barra de endereços, e o usuário será redirecionado à uma página de resultados do Google contendo o item "pêssego". Se for digitada somente uma palavra sem um parâmetro de busca, o Firefox automaticamente aciona o Google, que levará o usuário ao primeiro site sugerido (semelhante à função "sinto-me com sorte", "Estou com Sorte" no Brasil, da página inicial do Google).
--Segurança:
A arquitetura de programação do Firefox é baseada em extensões (extensions). Essa característica é apontada como um dos aspectos que tornam o navegador mais seguro. Em vez de incorporar inúmeros recursos, que podem ser usados por códigos maliciosos, o usuário é quem escolhe o que adicionar, através da seleção das extensões (como plugins). Caso desconfie de que algum desses recursos estejam causando problemas, basta executar o programa no Modo de Segurança, em que todas as extensões são desativadas, e buscar solução.
--Personalização:
O Firefox foi criado para ser altamente personalizável. Através de extensões [9], os usuários podem agregar novas funções, como gestos do mouse, bloqueio de publicidade, ferramentas de verificação, ampliação de imagens e até mesmo a edição de artigos na Wikipédia (ver abaixo). Muitas das funções oficialmente incluídas na suíte, como um cliente de chat IRC e calendário, foram lançadas como extensões para o Firefox.
O sistema de extensões pode ser visto como uma plataforma de testes para novas funcionalidades. Eventualmente, alguma extensão pode ser adicionada ao lançamento oficial, assim como aconteceu com o sistema de navegação por abas/separadores na suíte, que anteriormente era uma extensão chamada Multizilla.
Existe também o suporte a uma infinidade de temas [10] (skins, ou "peles") que mudam a aparência do navegador, as quais nada mais são do que pacotes que incluem arquivos CSS e de imagem. Além da possibilidade de se adicionar temas, os usuários podem personalizar o visual do Firefox, mudando a disposição de vários elementos, como botões, menus ou até mesmo eliminar toda uma barra de ferramentas.
Além das páginas próprias de cada autor, boa parte das extensões e temas disponíveis podem ser descarregados da página oficial de atualização (Mozilla Update [11]), que verifica periodicamente através do Firefox se há alguma atualização para os mesmos. Outra opção é a página Extensions Mirror [12].
Muitas configurações do Firefox também podem ser acessadas digitando about:config na barra de endereços. O aumento na velocidade de carregamento das páginas é uma das alterações que podem ser feitas através desta opção, que geralmente é escondida da maioria dos usuários.
--Suporte aos padrões da Web:
A Mozilla Foudation se orgulha do fato de o Firefox ser compatível com os atuais padrões web, em especial os especificados pelo W3C. O suporte a estes padrões é extenso e os mais conhecidos dentre eles são o HTML, XML, XHTML, Cascading Style Sheets, JavaScript, DOM, MathML, XSL e o XPath.
Há também o suporte à transparência variável em arquivos de imagem PNG, ainda não suportada pela versão atual do Internet Explorer (Espera-se este suporte para a versão 7). De fato, a falta de suporte ao formato PNG tem gerado muita discussão, pois a maioria dos desenvolvedores pretendem abandonar o formato GIF, que julgam não ter os mesmos recursos gráficos e qualidade de imagem que o PNG possui.
O suporte aos padrões web é constantemente melhorado pelos colaboradores do projeto Mozilla. O padrão CSS de Nível 2 já foi implementado e o padrão CSS de Nível 3, ainda em desenvolvimento, foi parcialmente incluído. Alguns padrões, como o SVG, APNG, e o XForms, serão implantados em versões futuras. As mais recentes versões de teste (nightlies) contém suporte parcial ao padrão SVG 1.1, mas ele não é habilitado de maneira padrão.
--Suporte Multi Plataforma:
O Mozilla Firefox funciona em vários sistemas operacionais, dentre os quais:
* Inúmeras versões do Microsoft Windows: 98, 98SE, Me, NT 4.0, 2000, XP, e Server 2003.
* Mac OS X. Programadores da Apple criaram uma versão do Firefox que funciona com processadores Intel, a qual parece ter funcionado de maneira satisfatória.
* Sistemas baseados em Linux que utilizam X.Org Server ou XFree86. Geralmente incluso na instalação como padrão.
O Windows 95 não é oficialmente suportado pelo Firefox, mas já foi noticiado que é possivel usá-lo após alguns ajustes.
Pelo fato de ser um software em código aberto, muitos programadores desenvolvem versões para outros sistemas operacionais que não são oficialmente suportados pela Mozilla Foundation, a saber:
* Solaris (x86 e SPARC)
* FreeBSD
* PC-BSD
* NetBSD
* OS/2
* AIX
Versões para o Windows XP Professional x64 Edition também estão disponíveis, bem como versões para RISC OS e BeOS (projetos que ainda estão em andamento).
O formato que é usado para armazenar o perfil dos usuários é o mesmo em todas as plataformas, portanto um perfil pode ser compartilhado por diferentes sistemas (exemplo: um perfil armazenado em uma partição FAT32 que pode ser acessado tanto pelo Windows quanto pelo Linux). Entretanto, podem ocorrer problemas, principalmente no que se refere à extensões.
>>>>Melhor resposta né?<<<<
2006-12-09 17:04:45
·
answer #2
·
answered by paviniciusm 2
·
2⤊
0⤋