Completamente contra. Essa preferência sexual não é opção, como costumam dizer, a pessoa é homossexual. Não pode ser discriminada e perseguida por isso.
2006-12-09 21:00:28
·
answer #3
·
answered by miosotis 7
·
1⤊
0⤋
depende da maneira como se vê as coisas.
A homofobia é um termo criado para expressar o ódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais ou homosexualismo.
Índice [mostrar]
1 Origem e significado
2 Motivos para a homofobia
3 Perspectiva jurídica
4 A linguagem da homofobia
5 Grupos homofóbicos
6 Oposição ao termo
7 Ver também
8 Ligações externas
[editar] Origem e significado
O termo é um neologismo criado pelo psicólogo George Weinberg, em 1971, numa obra impressa, combinando as palavra grega phobos ("fobia"), com o prefixo homo-, como remissão à palavra "homossexual".
Porém o emprego fobia aqui é diferente que no significado amplamente aceito. Phobos (grego) é medo em geral. Fobia é um medo irracional (instintivo) de algo. Porém, "fobia" neste termo é empregado não só como medo geral (irracional ou não), mas também como aversão ou repulsa.
É muito importante notar que, ao contrário que o nome sugere, homofobia (no sentido amplo usado) não significa necessariamente o medo irracional pela homosexualidade, mas sua discriminação e repúdio em geral, qualquer que seja o motivo. Por este motivo, este termo é bastante criticado por estudiosos (ver oposição ao termo).
[editar] Motivos para a homofobia
Quanto a razões específicas para a homofobia, alguns estudiosos e indivíduos comuns atribuem-na às mesmas noções que estão por trás do racismo e da xenofobia. Nomeadamente, uma oposição instintual ao que não corresponde à maioria com que o indivíduo se identifica e às normas implícitas e estabelecidas por essa mesma maioria, ou, precisamente dentro desta explicação, à necessidade de reafirmação dos papéis tradicionais de género, considerando o indivíduo homossexual alguém que falha no desempenho do papel que lhe corresponde segundo o seu género.
Outra possível motivação para tal comportamento é a dúvida de um indivíduo quanto à sua própria sexualidade. Situação a que se dá o nome de homofobia interiorizada. Texto em itálico
[editar] Perspectiva jurídica
Sob um ponto de vista penal, a homofobia pode constituir um crime contra a honra: difamação e injúria verbais, e as formas equiparadas feitas por escrito, gestos, imagens ou qualquer outro meio de expressão (art. 180º a 189º do Código Penal português).
[editar] A linguagem da homofobia
O insulto homofóbico pode ir da difamação, injúrias verbais ou gestos e mímicas obscenos mais óbvios até formas mais subtis e disfarçadas, como a falta de cordialidade e a antipatia no convívio social, a insinuação, a ironia ou o sarcasmo. Estas são tanto ou mais perniciosas do que os ataques diretos, pois muitas vezes a vítima tem dificuldade em provar objetivamente que a sua honra foi violentada. Um desses tipos de ataque insidioso mais largamente praticado pelos homófobos (pode dizer-se que a nível mundial) e que funciona como uma espécie de insulto codificado e impune, é o de assobiar, entoar, cantarolar ou bater palmas (alto ou em surdina, dependendo do atrevimento do agressor) quando estão na presença do objeto do seu ataque. Esta forma de apupar ou amesquinhar alguém parece ter raízes muito antigas, de origem semita. A Bíblia refere a respeito do desprezado Job: "Cada um baterá palmas contra ele e assobiará, tirando-o do seu lugar" (Job, 27:23). Refere um texto que, na Índia rural, "os hermafroditas ou pessoas sexualmente indefinidas anunciam a sua chegada batendo palmas".
[editar] Grupos homofóbicos
Há certos grupos religiosos, políticos ou culturais que são contra homosexualidade. É o caso de fundamentalistas religiosos, em especial cristãos (católicos e/ou protestantes), judeus ou muçulmanos. Há também grupos da extrema-direita (neo-nazis, PNR etc.) ou de extrema-esquerda (comunistas ortodoxos e maoístas).
Em geral, grande parte de grupos puritanos, extremistas ou machistas são fortemente contra o homossexualismo.
[editar] Oposição ao termo
Há bastante oposição ao termo "homofobia". Para entender a oposição ao termo deve-se ver a discussão sobre seu significado.
A oposição ao termo vem em geral de pessoas a que o termo se refere, por achar este perjorativo. Porém criticas também vem de estudiosos da língua, que apontam que o termo enganosamente aponta para um motivo específico, fobia (medo irracional) para a discriminação da homosexualidade, o que pode não ser o caso.
Proponentes ao termo consideram homofobia como uma forma específica de xenofobia (medo natural humano pelo desconhecido).
Porém isto não é amplamente aceito como verdade. Para os críticos, "medo pelo diferente" não é a única causa para o preconceito de homossexualildade, já que este preconceito pode também provir de ensinamentos (religião, formas de governo, etc) ou ideologia (como em comunidades machistas), por exemplo.
ok
2006-12-09 16:23:48
·
answer #4
·
answered by M.M 7
·
1⤊
0⤋
Entende-se por HOMOFOBIA a rejeição ou aversão a homossexual e a homossexualidade.
Sim sou contra a homofobia, já que praticar a homofobia exclui os homosexuais e isso é preconceito.
Eu concordo com os homosexuais doponto de vista político. A luta por liberdade e direito de escolha dos homosexuais é muito válida.
Nem por isso eu vou adotar uma atitude homosexual,
em relação a minha sexualidade.
Escolhi ser heterosexual, e assim como eu respeito a escolha deles, espero que eles respeitem a minha escolha.
2006-12-09 16:15:00
·
answer #7
·
answered by Carlos M 7
·
1⤊
1⤋