English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Está se formando uma língua paralela o internetês, que se dissemina pelos PCs. Rimou até!!
Por que a língua portuguesa é ensinada nas escolas, se muitos não tem mais consideração por ela?

2006-12-09 05:58:52 · 11 respostas · perguntado por Josh Mac. 4 em Educação e Referência Ensino e Instrução

11 respostas

A lingua portuguesa não está sucumbindo, está apenas se adaptando aos novos tempos e às necessidades do falante que quer se comunicar. Vale lembrar que há o "português falado no Brasil" e o Português Escrito (culto)" e suas adaptações. As gírias por exemplo são particularidades de um grupo, uma linguagem própria de um grupo, mas os grupos não podem se isolar completamente do resto do mundo, portanto de alguma forma se comunicam com as outras pessoas que não pertencem ao grupo, há essa necessidade. A comunicação é uma necessidade do ser social e a língua falada e escrita (principalmente) são e foram os principais e fundamentais meios para que o homem pudesse comunicar aos outros suas descobertas, sua história e tudo o mais que ele aprendeu durante sua existência, ampliando assim seu conhecimento e tornando cada vez mais complexa as suas relações sociais. Deste modo, na internet, buscando facilitar e agilizar a comunicação, as pessoas começaram a escrever como se vê hoje no chamado "internetês"; supostamente o "internetês" seria para facilitar e agilizar a comunicação, mas acabou se tornando algo que atrapalha muitas pessoas na escola e na vida social cotidiana, algumas pessoas não sabem ou não conseguem mais diferenciar o "internetês" do português, tornando-se um problema, e inclusive há aqueles que não tem motivos para utilizar a "linguagem da internet", só usam porque os outros usam. Às vezes em vez de facilitar a comunicação o "internetês" acaba atrapalhando, é esse o problema e o que faz o "internetês" perder o sentido, eu não uso, só de vez em quando na real necessidade...

2006-12-09 06:37:15 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

A lingua portuguesa é e deve ser ensinada na escola, mas muitos não têm consideração por ela devido as más condições de trabalho dos professores. Ela é um belo mas complexo idioma. É preciso tempo, interesse e aprofundamento no seu estudo. Ela é composta de regras coletivas. Hoje, as turmas são enormes, os professores dão aulas em muitas turmas e por isso não há um acompanhamento individualizado. Extressado eles não conseguem levar ao aluno a beleza e a magia da palavra. As pressões que atuam sobre ele os impelem a aprovar quem não está apto. E, por sua vez, o aluno tem pressa, pois precisa fazer muitas atividades num só dia, embora nem todas sejam interessantes ou relevantes. Outra questão é a força da imagem no mundo contemporâneo. As mídias são de enorme influência, e muitas são de péssima qualidade. Os valores mudaram, o dinheiro é a prioridade. A " fala" substitui cada vez mais a "língua", principalmente na internet e pelos que se acham mais atualizados agindo assim. A ansiedade, a pressa __ que é a inimiga da perfeição __impede a busca de signficados. Os valores essenciais, os valores humanos, o saber, ficam em segundo plano e só alguns previlegiados, os mais sensíveis são capazes de ver atrás de uma árvore, uma floresta.

2006-12-09 16:16:05 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

A Língua Portuguesa não está sucumbindo no Brasil, nem em Portugal. A língua é um organismo vivo, e está sempre a modificar-se. Algumas alterações são melhores outra parecem-nos piores, mas a tendência é sempre ir no sentido da simplificação.
Aqui em Portugal aparece já publicidade com o uso do K, tipo Keres, kasa.... Irrita-me profundamente, pois acho que tanto faz grafar com c ou com k, o trabalho é o mesmo.
Espero que haja bom senso e algum amor à lingua.

2006-12-09 14:32:09 · answer #3 · answered by umbra 4 · 1 0

É impressão sua. A língua portuguesa está sucumbindo aqui no YR, é uma seqüencia de erros de concordância, ortografia, conjugação de verbos e emprego de pronomes, que deixa qualquer um tonto. Sem falar no maldito internetês (neologismo infame este), em que pessoas acham que ganham velocidade de digitação ignorando as regras do idioma. É mais fácil escrever "não" do que "naum", mais este pessoal acha que assim estarão atualizados, só se for atualizados com a burrice. A língua portuguesa sobrevive nos bons livros, jornais e revistas. Aqui já morreu há muito tempo.
O idioma português ainda é ensinado na escola por força de lei, já que é o idioma oficial do país. Estes que não têm consideração pelo idioma, com certeza sentirão na própria pele quando em uma disputa por uma vaga em uma empresa for solicitado que escreva uma pequena redação, ou mesmo os motivos porque deseja aquele emprego. Com certeza vão ficar se perguntando "pq" "naum" foram escolhidos, qual deve ter sido o "pobrema" com o seu texto.

2006-12-09 14:09:59 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Voce , já, percebeu que o brasileiro adora as coisas alheias e, nunca dá valor ao que tem.
Dai, sermos comparados a papagaios, que falam muito e, macaquitos, por emitarmos os outros , em tudo.
É triste , mas, infelizmente, é a verdade.
O idioma portugues é um dos mais belos que existe se, não for o mais belo e rico mas, tão pouco apreciado e valorizado pelos brasileiros, é um grande pena................

2006-12-09 14:09:27 · answer #5 · answered by delauromarques 6 · 1 0

É ensinado na escola para todos aprenderem mas só aprende quem quiser e pratica como quiser.Mas ouve quem não quer!!!

2006-12-09 20:27:12 · answer #6 · answered by Doraci Haas 2 · 0 0

Não está mais forte que nunca>

2006-12-09 14:29:47 · answer #7 · answered by Maricy 6 · 0 0

Assim como o brasil tinha a egemonia no futebol, e agora so anda de salto, o português foi por terra, existe hoje "dialetos giriótricos" no brasil, eu por exemplo q sou de SC visitei a bahia uma vez, não intendi muita coisa...

2006-12-09 14:08:11 · answer #8 · answered by !P!eps 2 · 0 0

Quase que é verdade o que você fale!!

2006-12-09 14:07:19 · answer #9 · answered by Os Okampas 7 · 0 0

É impressão sua. A língua portuguesa está, ultimamente mais ativa do que nunca. Quem usa micros com outros termos são adolescentes e eles mais tarde, terão que se moldar ao português real.

2006-12-09 14:06:19 · answer #10 · answered by Papori_Ctba 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers