English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Dizem que Garibaldi a enforcou porque ela estava muito doente e ele precisava fugir,ela estava grávida dele , depois dela ter lutado e arriscado a vida por ele, ela tinha 27 anos?Pergunto: Será que ele a amava, ou apenas usou-a enquanto foi interessante para ele? Na primeira dificuldade largou -a para trás??

2006-12-09 05:25:52 · 8 respostas · perguntado por Maricy 6 em Ciências Sociais Estudos sobre o homem e a mulher

8 respostas

Anita Garibaldi (30/08/1821 a 04/08/1849), Ana Maria de Jesus Ribeiro. Mudou de nome e carimbou seu passaporte para a história aos 18 anos, quando abandonou seu primeiro marido, um sapateiro, para embarcar no navio comandado pelo revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi.
No Brasil onde nasceu e combateu ao lado dos rebeldes republicanos na Revolução Farroupilha (1835 – 1845), é quase desconhecida. Tanto que só passou a existir no dia 11 de Maio de 1999. O cartório de Laguna (SC), através da Câmara Municipal, que expediu um mandato de registro tardio. Documento que afirma que Ana Maria de Jesus Ribeiro nasceu em Laguna, em 30 de agosto de 1821. Ninguém sabe a data e o local estão corretos. Porque na época não existia certidão de nascimento e o chamado assento de batismo nunca foi encontrado.
Várias vezes lutou com armas de fogo. Salvou o filho recém nascido, partindo a galope seminua no meio da noite. Teve mais três filhos. Acompanhou muitas vitórias e derrotas de Garibaldi em batalhas e, mesmo sem lutar, cuidou de feridos e organizou hospitais. Conheceu reis e revolucionários. Foi perseguida até morrer.
Para alguns tinha ¨pele escura traços interessantes e delicada constituição física¨. Para outros ¨olhos ardentes e musculoso peito¨. Houve quem confundisse suas sardas com marcas de varíola.
O encontro de Giuseppe Garibaldi com anita, que era sobrinha de um farroupilha, foi fulminante. Em sua autobiografia, Memorie di Garibaldi, o italiano não economizou pontos de exclamação: a mãe dos meus filhos! A mulher cuja coragem tantas vezes ambiciono...
Anita largou o sapateiro e seguiu a paixão numa perigosa viagem de lua-de-mel pela costa brasileira, atacaram embarcações e foram perseguidos pela Marinha Imperial. Já no primeiro combate, mostrou fibra, de carabina em punho.
Anita diversas vezes mostrou sangue-frio. Na batalha em que as tropas imperiais recuperaram Laguna, em novembro de 1839, teve comportamento heróico, só abandonando a luta no último momento, depois de resgatar o amante.
Giuseppe tentou manter Anita em casa enquanto lutava, mas foi impossível. Em 1848, ela foi com ele até Florença. E, fevereiro de 1849, repetiu a teimosia seguindo o marido até Rieti, perto de Roma. Só voltou para casa porque adoeceu.
Ela não desistia. Em junho de 1849, Garibaldi comandava a defesa da República de Roma contra os franceses. Um dia quando alguém batia a porta era Anita, grávida, que havia atravessado a região controlada pelos austríacos.
Os franceses saíram vitoriosos e Roma se rendeu. Garibaldi não aceitou a derrota e partiu em direção a Veneza, Anita foi junto, vestida de homem. Foi sua última viagem. As cavalgadas noturnas, a má alimentação e as noites ao relento minaram sua saúde. Ao chegar a República de São Marino, ardia em febre. Ainda assim continuou.
Em 1º de Agosto, ao chegarem ao litoral do Mar Adriático, desembarcaram numa praia deserta, ela foi carregada. Dois dias depois chegaram a uma fazenda em Mandriole, perto de Ravena, onde um médico os esperava. Tarde demais na noite de 4 de agosto de 1849, ao ser finalmente colocada numa cama Anita morreu, talvez de malária. Garibaldi ficou arrasado, não assistiu ao enterro. Saiu as pressas para escapar dos austríacos. O corpo da brasileira foi enterrado no cemitério de San Alberto, em Madriole. Em 1932, seus restos mortais ganharam um mausoléu em Roma. Lá continuam até hoje.

Anita Garibaldi foi uma Heroína em tudo, na paixão, na família e na guerra, um exemplo de catarinense, que não deve ser esquecida, mas sim, reverenciada por nós.

2006-12-09 05:32:42 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Uma heroína de seu tempo que se mais conhecida faria inveja somente a mulitas mulheres de hoje, mas à muitos cidadãos que não lutam por seus sonhos, independente da forma e das conseqüências das batalhas.

2006-12-09 08:27:21 · answer #2 · answered by Arqueiro 6 · 0 0

"A heroína de dois mundos desnudou-se como uma corajosa mulher, protagonista de ações destemidas na Guerra dos Farrapos e na unificação da Itália."

Impaciente, entediado e carente de companhia feminina, o italiano Giuseppe Garibaldi debruça-se sobre a amurada do barco e aponta a luneta para a cidade de Laguna. Tem um sobressalto! Uma bela mulher revela-se aos seus olhos. Incendiado, sem parar para pensar, o herói farroupilha desce à terra e percorre as ruas estreitas à procura da jovem. A busca, entretanto, não surte resultado. No desanimado caminho de volta, o italiano é convidado para um café pelo sapateiro Manuel Duarte de Aguiar. Apresentado à mulher do anfitrião, agradece aos céus: encontrou a moça da luneta.

- "Tu deves ser mia" - diz a ela.

Ana Maria de Jesus Ribeiro, então com 18 anos, não titubeia. Deixa o marido para acompanhar o italiano. Abandona sua vida medíocre e se torna Anita Garibaldi, a mulher que combate de igual para igual com os homens, "a heroína de dois mundos".

2006-12-09 06:37:33 · answer #3 · answered by adericleverson 7 · 0 0

Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, (Laguna, 1821 — Mandriole, Itália, 4 de agosto de 1849) foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a Heroína dos Dois Mundos.

Durante a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi, a serviço da República Rio-Grandense, participa da tomada do porto de Laguna, na então província de Santa Catarina, onde conheceu Anita. Ficam juntos pelo resto da vida de Anita, que seguiu Garibaldi em seus combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai (Montevidéu) e Itália. O casal teve diversos filhos, um dos quais, chamado Menotti Garibaldi, nasceu no estado do Rio Grande do Sul, na então vila e atual cidade de Mostardas, durante a Guerra dos Farrapos. Os outros foram Rosa, Teresa e Ricciotti, todos nascidos no Uruguai. Rosa faleceu aos dois anos de idade por asfixia, por causa de uma infecção na garganta.

Anita nasceu em 1821 em Morrinhos (Laguna), na então província de Santa Catarina. Seus pais foram Bento Ribeiro da Silva e Maria Antônia de Jesus, dos pais parece ter herdado a energia e a coragem pessoal, revelando desde criança um caráter independente e resoluto.

Em 1835, já falecido o pai, casou aos catorze anos por insistência materna, com Manuel Duarte de Aguiar, na Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos da Laguna. O curto matrimônio, sem afinidades e sem filhos, revelou-se um fracasso seguido de separação.

Está sepultada no Janículo, em Roma, onde há um monumento em sua homenagem.

Ela é considerada até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da época .

Anita foi homenageada pelos brasileiros com a designação de dois municípios, ambos no estado de Santa Catarina: Anita Garibaldi e Anitápolis.

2006-12-09 06:30:54 · answer #4 · answered by Ginho 1 · 0 0

Fui a Laguna uma vez, todo ano eles fazem apresentações na beira da praia sobre a história de Anita que foi lá. ( Tinha participação de Tarcio Filho)

2006-12-09 06:09:53 · answer #5 · answered by Tamires Curcio Soares S 2 · 0 0

Adorei a biografia colocada pela colega, ainda mais que pra
mim Anita tem o rosto lindo da Giovanna Antonelli.
Acho que ela era tão aventureira quando o marido, era previsível que acabaria morrendo jovem, pois sendo mais frágil fisicamente e tendo 3 filhos enquanto combatia não ia aguentar mesmo

2006-12-09 05:43:00 · answer #6 · answered by Harmony 7 · 0 0

Sou apaixonada por ela, passei a conhecê-la, de verdade, a primeira vez que fui a Laguna(SC). Não acredito nessa versão da morte dela não. Ela teve filho no campo de batalha. A história de amor deles é tão linda, tão romântica!!!!!

2006-12-09 05:37:47 · answer #7 · answered by miosotis 7 · 0 0

nao sei

2006-12-09 05:33:38 · answer #8 · answered by joli 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers