English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Será que as Culturas Locais serão assimiladas e destruídas pela globalização, passando, a médio prazo, a existir apenas uma "cultura mundial" depida de paternilidade e sem raízes aos respectivos territórios de onde brotaram?

2006-12-09 02:59:41 · 6 respostas · perguntado por R Campos 5 em Ciências Sociais Sociologia

6 respostas

A principal conseqüência é a criação de estereótipos. E inconscientemente, estes estereótipos acabam criando uma cultura da discriminação. Existem casos de crianças negras que, pelo fato dos livros didáticos mostrarem como exemplo de "família normal" uma família branca, de se acharem anormais. Algumas adolescentes negras sentem-se feias porque não são brancas e nem loiras.
Outra conseqüência são as guerras e o maior exemplo disso foram a guerra que ocorreu na ex-Iugoslávia e hoje, as guerras no Iraque e no Afeganistão.
Essas guerras étnicas, aliás, são a maior prova de que as culturas locais jamais serão exterminadas. O líder sérvio Slobodan Milosevic tinha o objetivo de dominar todos os países pobres da ex-Iugoslávia a fim de criar uma grande Sérvia. Ele considerava que minorias, como albaneses e bósnios, deveriam e seriam facilmente exterminadas justamente por serem minorias. Mas, apesar dos massacres impostos pelo ditador sérvio, a Albânia e a Bósnia continuam a existir. Assim como, por mais que a televisão, as revistas, a própria Internet e demais meios de comunicação tentem nos empurrar o modelo americano de ser, nós sempre seremos um país multirracial, composto por brancos, negros, índios e mestiços.

2006-12-09 08:05:42 · answer #1 · answered by Ronaldo d 5 · 0 0

se não forem extintas apenas poucas pessoas guardarão as tradições.

2006-12-09 09:34:36 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

As pequenas e menos praticadas, desaparecerão, as medias sofrerão influências estranhas e as maiores permanecerão inalteradas.

2006-12-09 08:44:18 · answer #3 · answered by Arqueiro 6 · 0 0

Em primeiro lugar, gostaria de corrigir o uso da palavra globalização. Esta deve ser substituída pela palavra "ocidentalização", que nada mais é do que o avanço do Ocidente sobre o Oriente. Segundo, a "globalização" pressupõe relações de troca cultural, econômica, política, etc. entre as várias partes do planeta, o que de fato, não ocorre. Basta ver a imposição feita pelos norte-americanos aos países muçulmanos em implantar regimes democráticos em seus países( democracia da força, ao meu ver)... além do mais, a cultura, enquanto um fenômeno espontâneo das massas há tempos que sofre as investidas do capitalismo, deixando de serem espontâneas para serem preparadas, ou seja, a cultura tem sobrevivido nos países ocidentais desde que tenha alguma rentabilidade para os patrocinadores. Como exemplo, temos o Boi- bumbá da Amazônia, que mais se parece com um desfile carnavalesco do Rio de Janeiro e onde o povo "participa" das arquibancadas, após pagar a devida quantia para entrar no "bumbódromo". No mais, sendo a tal da "globalização" encabeçada pelos países ocidentais ricos, a substituição da cultura dos países dominados pela dos países dominadores não constitiu em novidade alguma, quando analisamos a História. Assim, a questão não é se as culturas locais serão destruídas( uma vez que isso é um fato inconteste) mas como evitar isso...

2006-12-09 03:57:10 · answer #4 · answered by ... 3 · 0 0

Abertura de mercados, exploração de mão-se-obra barata, mudança de costumes, intercâmbio cultural, e melhor opção para os paíse ricos escoarem seus produtos e capitais de investimento e especulação,

2006-12-09 03:36:38 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Adoção de costumes da cultura dominante (exemplo é o imperialismo americano), também a extinção de línguas menos importantes.

2006-12-09 03:02:55 · answer #6 · answered by @@@@@@@@@@@@@@ 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers