English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-09 01:12:27 · 6 respostas · perguntado por § help § 1 em Ciências e Matemática Biologia

6 respostas

Insuficiencia renal cronica é a perda lenta, progressiva e irreversivel das funções renais. Por ser lenta e progressiva, esta perda resulta em processos adaptativos q, até um certo ponto, mantem o paciente sem sintomas da doença.
bjs:)

2006-12-09 01:16:29 · answer #1 · answered by Jujuba! 5 · 0 0

Essa fase de tristeza é general. Procure um Psicólogo pra desabafar, esse profissional pode lhe orientar e assim vc pode se sentir melhor. Divida essa tristeza com alguém, não guarde pra vc. eu desejo que vc se recupere emblem e se sinta melhor. Deus lhe abençoe. Receba meu abraço carinhoso.

2016-12-18 10:18:45 · answer #2 · answered by yakel 4 · 0 0

Doença crônica é uma mal que fica o tempo todo e dificilmente cura. Como se fizesse parte do organismo da pessoa afetada. <><>

2006-12-09 01:29:32 · answer #3 · answered by aeiou 7 · 0 0

é quando os rins não funcionam mais direito.

2006-12-09 01:20:37 · answer #4 · answered by Gravitolino Nonato 6 · 0 0

OS RINS E SUAS FUNÇÕES

Possuímos dois rins que têm cor vermelho-escura, forma de grão de feijão e medem cerca de 12 cm em uma pessoa adulta. Localizam-se na parte posterior do abdome um de cada lado da coluna, onde estão protegidos pelas ultimas costelas.

A função dos rins é filtrar o sangue, dele removendo os resíduos tóxicos produzidos nos tecidos do corpo e também sais e outras substancias que estejam presentes em quantidades excessivas. O excesso de água no corpo e também de sais é eliminado pelos rins em forma de urina. Fica mantido assim, o balanço adequado de líquidos no organismo evitando-se o inchaço.

Os rins também produzem hormônios responsáveis pelo controle de pressão arterial e pela produção e liberação de glóbulos vermelhos pela medula óssea, o que evita a anemia.

O Sangue chega aos rins através das artérias renais que, no interior dos rins dividem-se em vasos cada vez menores até que formem enovelados de vasos muitos finos que constituem os glomérulos.

Em cada rim existem milhões de glomérulos que são os verdadeiros filtros do sangue. Quando o sangue passa através desses pequenos vasos o excesso de líquidos e sais é eliminado e inicia-se a formação de urina que, após atravessar vários tubos e sofrer varias transformações será eliminada para um tubo comum, o ureter e então para a bexiga e uretra.

Aproximadamente dois mil litros de sangue passam pelos rins todos os dias, sendo produzidos ao final 1,2 litros de urina por dia. Se os nossos rins tiverem sua função preservada, quanto mais liquido tomarmos, mais urina será produzida.

O fato de os rins falharem, ou seja, não funcionarem adequadamente é chamado pelos médicos de insuficiência renal, ela pode ser :

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA:

Quando há uma parada súbita e temporária das funções dos rins. As causas são variadas e na maioria das vezes saram completamente, por essa razão diz-se que é temporária. Há enfermidades que comprometem agudamente e em pouco tempo. Entre as causas mais freqüentes em nosso meio e que acometem os adultos são:

Pós-operatórios de cirurgia cardíaca, grandes cirurgias, partos e outras;
Grandes queimados;
Medicamentos;
Picada de cobras venenosas, abelhas.




A INSUFICIÊNCIA RENAL TERMINAL ( CRÔNICA ) E SUAS CAUSAS:

As doenças mais comuns que lesam as diferentes estruturas dos rins são as glomerulonefrite, o diabetes, a Hipertensão Arterial (pressão alta ) e as infeções urinárias repetidas, que ocorrem quando há dificuldades de escoamento da urina, presença de cálculos ou cistos Renais. Algumas doenças levam anos ou até mesmo décadas para que seu dano se torne aparente.

Quanto mais essas doenças progridem ou se agravam, maiores danos levam aos rins, perturbando suas funções, determinando então, a insuficiência renal.



O QUE SE PODE FAZER PARA EVITAR A INSUFICIÊNCIA RENAL

O melhor modo de se evitar ou retardar a progressão da insuficiência renal é controlar a doença de base, seguindo as recomendações de seu médico quanto ao uso adequado das medicações para o controle da glomerulonefrite ,do diabetes, da pressão alta e das infeções. As dietas e orientações alimentares que lhe forem recomendadas devem ser seguidas a rigor.

Não deixe também de comparecer a todas as consultas médicas programadas e realizar os exames solicitados e procure entender melhor a sua doença e o que se pode esperar do seu tratamento.

Saiba que, uma vez prejudicadas as funções básicas dos rins de filtrar o sangue, remover as substancias tóxicas, eliminar os excessos de líquidos e produzir hormônios, diferentes sintomas e varias alterações passam a ser observadas no organismo.

2006-12-09 01:22:09 · answer #5 · answered by umzero 7 · 0 1

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?268
http://www.sbn.org.br/Publico/rim.htm
http://www.medonline.com.br/med_ed/med11/mat5.htm
http://www.sbn.org.br/JBN/22-35/1editorial.pdf

Acesse, aí voc~e encontrará material necessário para tirar todas as suas dúvidas
Boa sorte !!!

2006-12-09 01:18:52 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers