English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Meninice; juventude; maduro e velho.

2006-12-09 00:22:14 · 10 respostas · perguntado por Miguel P 6 em Artes e Humanidades Filosofia

10 respostas

Cara isso vai do conceito de cada um eu não compararia pois e meio sem logica dizer q a infancia e a primavera a juventude e o verao a maturidade o outono e o inverno a velice entende?
acredito q cada ano que passa e uma primavera um verao um outono e um inverno em nossa vida (logico) mas não aceito a comparação cm as estacões do ano nao tenho isso como verdade

2006-12-09 00:29:40 · answer #1 · answered by gabrieleloy 4 · 0 1

As metáforas comportam essas comparações. É um recurso de linguarem válido.

2006-12-12 03:58:41 · answer #2 · answered by Antônio Gouveia 7 · 0 0

sim, claro k sim. por isso falar-mos em primeira, segunda terceira e quarta idade.

2006-12-09 02:57:34 · answer #3 · answered by manshanegra 3 · 0 0

É uma metáfora consagrada (talvez até demais...)

2006-12-09 01:16:38 · answer #4 · answered by Blabla U 6 · 0 0

sim
A partir da constatação de que certos fenômenos biológicos ocorriam sistematicamente de forma cíclica e regular durante as fases do dia, do ano e do desenvolvimento dos seres vivos, surgiu a cronobiologia, a qual vem se destacando nas últimas décadas como um ramo das ciências biológicas. A cronobiologia estuda os determinantes da ritmicidade temporal dos fenômenos fisiológicos e bioquímicos que se relacionam às diversas horas do dia.

MECANISMOS DE ADAPTAÇÃO TEMPORAL

O entendimento das relações temporais dos fenômenos fisiológicos com o meio ambiente é fundamental para a compreensão dos mecanismos adaptativos dos seres vivos. Deste modo, na maioria das espécies, podemos observar ritmos, que se caracterizam como estados funcionais que variam periodicamente no tempo.
Muitos ritmos biológicos são associados a um ciclo geofísico, o mais evidente é o ciclo claro/escuro (CE). Este ciclo periódico possui o sinal ambiental luminoso para que o marcapasso circadiano humano seja sincronizado com as 24 horas-dia, sendo que a duração do período do ritmo circadiano pode variar de 20 a 28 horas.
Os ritmos não-circadianos são agrupados em: infradianos ou ritmos de baixa freqüência, com períodos maiores que 28 horas, como, por exemplo, o ciclo menstrual e a produção de plaquetas no sangue de mamíferos. Já os ritmos ultradianos, ou oscilações de repetições rápidas, com períodos menores que 20 horas, como, por exemplo, a secreção de insulina e glucagon em humanos, cujos períodos têm duração entre 70 e 140 minutos1.
A endogenicidade dos ritmos proporciona uma capacidade antecipatória, que permite organizar recursos e atividades antes que sejam necessários, como a preparação para a vigília em humanos, que implica na liberação de cortisol e elevação da temperatura interna nas últimas etapas do sono.
Ao fator cíclico ambiental, que promove o arrastamento ou sincronização dos ritmos biológicos com o ambiente, foi dado o nome de "Zeitgeber", neologismo alemão que significa "doador de tempo", ou sincronizadores, ou arrastadores. Para a maioria dos organismos, o "Zeitgeber" mais importante dos ritmos circadianos é o ciclo claro/escuro. No entanto, outros fatores cíclicos também agem como sincronizadores, como, por exemplo, ciclos sociais, ciclos de temperatura e ciclos de alimentação. Os "Zeitgebers" da luz e do fator social são investigados pelos seus papéis na formação, prevenção e tratamento de alterações na saúde2.
Em condições ambientais constantes e invariáveis de laboratório, em regiões polares (como a Antártida) ou ainda em indivíduos cegos, diversos ritmos biológicos continuam a se expressar durante dias, meses ou anos, dependendo da espécie e das condições experimentais. Estes ritmos são conhecidos como ritmos em livre curso e são a expressão de relógios biológicos endógenos. Nestas condições, o período torna-se ligeiramente diferente daquele exibido em condições naturais3, pois não há nenhum sinal ambiental sincronizador.
Foram observados ritmos em livre-curso da produção e excreção de melatonina, cortisol, sódio e potássio em homens saudáveis, durante o inverno, numa pequena base da Antártida, período este que não apresenta luz solar. Sendo que na primavera, quando o sol reapareceu, todos os ritmos foram novamente sincronizados de acordo com a luz do dia. Estes resultados ajudam a confirmar que os ritmos circadianos podem cursar livremente, mesmo quando os indivíduos têm o conhecimento da hora do dia; e dentro de grupos pequenos os indivíduos podem manter períodos de livre-curso únicos

Foram avaliados os ritmos circadianos, semanais, menstruais, lunares e anual da atividade motora em uma mulher saudável e inferiu-se que ocorrem avanços e atrasos de fase, relacionados com os fins de semana, além de alterações no horário de início e fim das atividades relacionadas com o ciclo menstrual. Nota-se que ocorre uma diminuição das atividades motoras por volta do meio do ciclo menstrual (10º ao 17º dia) devido a um despertar mais tardio e a um adormecer mais precoce. A gênese do ciclo sono-vigília no homem é um bom exemplo de interrelação entre ritmos ultradianos, circadianos e infradianos. No entanto, o modo como cada ritmo age para determinar alterações nos outros ainda é pouco esclarecido.

2006-12-09 00:39:55 · answer #5 · answered by kdvced 3 · 0 0

SIM

2006-12-09 00:29:18 · answer #6 · answered by JESUS TE AMA 7 · 0 0

Interessante, mais acho que não.

2006-12-11 11:56:18 · answer #7 · answered by dani30 3 · 0 1

Não meu amigo, mas é comparada a uma realização de um objetivo, porque você tem que passar por todas estas estações para você chegar a um objetivo de realização existente. Gostaria de lhe mostrar todas as nuances existentes em torno desta comparação, mas ficaria muito extenso, espero que tenhas uma mente flexível para perceber os argumentos.
Um abraço

2006-12-09 14:54:35 · answer #8 · answered by filosofo 6 · 0 1

acredito que não. mas pode se comparar a pessoas que passam por ela. há pessoas que são como estacão...

2006-12-09 00:55:02 · answer #9 · answered by verdinha 2 · 0 1

Não penso assim, ja que temos altos e baixos porem nada comparado as estaçõe que muitas vezes são geladas

2006-12-09 00:30:09 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers