é uma teoria. só não foi desmascarada pq não existe ainda meios de experimenta -la. assim não sabemos se é ou ñ verdade.
2006-12-08 15:20:30
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Não concordo...
2006-12-09 13:58:44
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Primeiramente, a mecânica clássica ou Newtoniana é válida dentro de um certo limite:as velocidades dos corpos que estão muito abaixo da velocidade da luz. A teoria da relatividade eliminou essa lacuna, já que ela estuda inclusive o comportamento dos corpos com velocidades muito altas.Isso de parecer contraditório ao senso comum é o que faz diferenciar um cidadão comum de um cientista.Os primeiros só tendem a considerar aquilo que vêem (mas somente agora o Homem; cientistas; viu o átomo e no entanto a eletrônica sempre funcionou perfeitamente baseando-se somente na "Teoria Eletrônica" ) e os segundos apoiam-se em teorias e as testam para verificar sua validade, e se acaso a teoria passar por todos os testes então ela vira "lei".Com relação à contração do tempo em velocidades muito altas que vc. citou acima, já foi comprovada materialmente:Durante a viagem a lua (velocidade da ordem de 30.000 Km/h) foi observado que o relógia de precisão da nave, que estava sincronizado com o relógio da base na Terra, ao final da viagem estava atrasado alguns segundos ou décimos de segundo, não lembro com certeza.Outro exemplo:partículas sub-atômicas, criadas em laboratórios; têm um período de "existência" de poucos segundos. Contudo, verificou-se que quando elas são aceleradas a velocidades próximas à da luz; por meio de aceleradores de partículas (na Europa existe o maior deles e é um pequeno túnel que tem um diâmetro do tamanho de uma cidade de médio porte); tiveram sua "vida" estendida por alguns segundos, de modo a mais que dobrar a existência das partículas. Ainda citando seu exemplo, se vc. ficar deslocando-se na velocidade de um carro ou mesmo de um avião a vida toda, o resultado seria que o tempo para o seu corpo somente seria atrasado em pocos décimos ou mesmo centésimos de segundo em razão de que as velocidades desses meios são bem menores que as de um foguete (1000Km/h contra 30000 ou 40000Km/h) e apenas uma fração ínfima em relação à velocidade da luz.
2006-12-09 09:40:50
·
answer #3
·
answered by Marçal 3
·
0⤊
0⤋
Cuidado com as interpretações. A teoria da relatividade diz que o tempo sofre uma deformação quando se trata da velocidade da luz. Ele não pode mais ser analizado e avaliado conforme nossos padrões normais. Se alguma coisa viajar à velocidade da luz o tempo decorrido será menor em relação ao nosso padrão de medição.
2006-12-09 07:19:33
·
answer #4
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
Existem experimentos que já comprovaram a dilatação do tempo
segundo a teoria da relatividade.
O caso mais famoso são dos satélites GPS, cada um contendo
um relógio atômico de última geração e que, uma vez postos
em órbita, começaram misteriosamente a sofrer alterações de
tempo.
*** Um relógio atômico atrasa 1 segundo a cada 3 milhões de
anos.
2006-12-09 06:33:16
·
answer #5
·
answered by jamesmcbryan 2
·
0⤊
0⤋
Discordo.
Não existe nenhum experimento que prove que a teoria da relatividade é falsa, pelo contrário, só existem experimentos que provaram sua eficácia.
Por exemplo, um experimento com acelerador de partículas, acelerou uma partícula de meia-vida de x sengundos à velocidades próximas a da luz e ela só foi se desintegrar após 10x segundos, isso é uma prova difícil de ser contestada sobre a DILATAÇÃO DO TEMPO prevista pela teoria da relatividade restrita.
Existe também a prova de que a massa curva a malha do espaço-tempo, causando deflexões nos raios de luz, efeito que hoje chamamos de LENTE GRAVITACIONAL. Tal experimento foi provado aqui mesmo, no Brasil, durante um eclipse solar. Observou-se uma estrela próxima do sol naquele momento(pois era o único momento em que era possóvel ver ua estrela numo zona próxima do sol sem que seu brilho fosse ofuscado pela luz solar) e constatou-se que ela estava numa posição ligeiramente diferente da esperada.
Ainda na teoria da relatividade geral, Einstein previu a existência de corpos cuja a curvatura por eles causada no espaço-tempo seria tão grande que a luz não seria capaz de escapar de seu campo gravitacional, hoje conhecemais tais corpos como BURACOS NEGROS.
E digo: não é possível detectar efeitos relativísticos considerando velocidades desprezivelmente pequenas se comparadas à velocidade da luz. Por esse fato, se você passar a vida inteira correndo de um lugar para outro, e um outro cara que passa a vida inteira se rastejando, desse mesmo lugar para o outro, ele não estará depois de um certo tempo mais velho que voce. Porque a velocidade de vacês dois ainda era muito insignificante. Vai haver diferença na idade de vocês? Vai! Mas será completamente desprezível.
E com a física quântica sabemos que a afirmativa "toda lei do universo serve tanto pro macro quanto pro micro" é completamente falsa. As leis do mundo micro são distintas do mundo macro, cabe a ela uma física especial para estudá-la, a física quântica. Enquanto cabe ao mundo macro a física clássica.
2006-12-09 05:49:06
·
answer #6
·
answered by Edgar V 4
·
0⤊
0⤋
O exemplo que você deu foi infeliz, leia mais e coloque um enfoque mais abalisado.
2006-12-09 01:08:51
·
answer #7
·
answered by Joe M 5
·
0⤊
0⤋
NAO SEI RESPONDE CARA CARA , ME DESCUPE
2006-12-09 00:42:55
·
answer #8
·
answered by - ★ Đ € и ¥ $ 2
·
0⤊
0⤋
A minha opinião é... relativa.
2006-12-09 00:03:30
·
answer #9
·
answered by Nahas 2
·
0⤊
0⤋
Como o próprio nome já diz, trata-se de uma teoria relativa a velocidade da luz. Digamos que pra você ver algo, a luz tem que refletir sobre o objeto e vir até seus olhos, ou seja, esse caminho da luz do objeto até seus olhos leva tempo, e quanto mais longe o objeto, mais tempo vai levar pois a velocidade da luz é sempre a mesma, e qualquer velocidade se obtem por espaço/tempo, isso é básico. Pense na luz de uma estrela, ela pode nem estar lá a milhares de anos pois a luz que ela emitiu e que você vê ao olhar pro céu pode ter sido emitida a muitos séculos e ficou esse tempo todo viajando pelo espaço até chegar aqui.
Mas com base nisso, houve uma interpretação um tanto poética-equivocada dessa teoria pois se algum objeto se movesse na velocidade da luz em sua direção, você nem o veria antes dele tocar em você pois a luz andou na mesma velocidade que ele, então Einstein imaginou que o objeto percorreu essa trajetória sem ocupar tempo algum pois a luz que o identificaria ao longe chegou ao mesmo tempo que esse objeto tocou em você entendeu!?!? Mas como a gente sabe que não acontesse nenhum movimento sem levar um tempo mínimo que for, Einstein propos que o tempo que o objeto demorou pra sai da origem e tocar em você é diferente do tempo que você notou quando viu o objeto se aproximar. Agora junte a teoria da luz das estrelas com a do objeto na velocidade da luz, quando um objeto se desloca em alta velocidade se afastando ou se aproximando de você, a velocidade do objeto é somada (vindo) ou subtraída (indo) a velocidade do som porém se convencionou que isso não acontece com a velocidade da luz... dai partiu a teoria da relatividade de que a velocidade de um objeto influi no tempo, já que a velocidade da luz não se altera e o espaço também não, por exemplo, numa pista de 10 km, há uma pessoa parada assistindo um carro que passa a 20km/h e outro que passa a 500km/h, obviamente os carros percorreram os 10 km em tempos diferentes porém se comparar o relógio dos pilotos com o de espectador, há quem diga que o do piloto que passou a 500km/h estará atrasado. Eu não concordo pois isso seria verdade se houvesse atrasado, mesmo que pequeno porém proporcional, no relógio do piloto que passou a 20km/h afinal ele não ficou parado como o espectador, mas afirmam que só acontesse em altas velocidades, e outros físicos já não concordam com isso, e outros nem a aceitam... É a tal da alteração da curva espaço/tempo, isso não é 100% provável não.
Em aula eu propus assim: se eu ficar parada vendo uma estrela, vou ver 1 minuto dela (do passado) como sendo realmente 1 minuto meu, porém se eu me deslocar em direção a ela, quanto maior a minha velocidade, menos tempo o minuto dela vai durar pois estou recebendo a luz "antes" do que a veria se eu estivesse parada... assim fica mais fácil de entender o que eu imagino que Einstein desejava dizer!!!
2006-12-08 23:51:56
·
answer #10
·
answered by calculator819 4
·
1⤊
1⤋
Albert Einstein é considerado um dos maiores cientistas de todos os tempos. Três artigos seus publicados em 1905 foram transcendentais para o desenvolvimento da física e influíram o pensamento ocidental em geral. Os artigos tratavam da natureza da luz, descreviam o movimento molecular e apresentavam a teoria da relatividade restrita. Einstein é famoso por refletir continuamente nas hipóteses científicas tradicionais e tirar conclusões singelas às quais ninguém havia chegado antes. Não se conhece tanto seu compromisso social, embora fosse um ardente pacifista e sionista. Na gravação, Einstein fala de Gandhi e elogia a não violência.
Diante de tais fatos, não considero falsa a Teoria da Relatividade.
2006-12-08 23:21:32
·
answer #11
·
answered by Papori_Ctba 7
·
0⤊
0⤋