English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

24 respostas

Porque os padrões nos são impostos desde a mais tenra idade. A educação formal (e informal tb) estabelece os padrões que devemos seguir para viver em sociedade. Assim aprendemos como nos vestir, como nos comportar; quando chegamos na idade adulta já estamos totalmente padronizados para viver em sociedade.
Poucas são as pessoas que conseguem ver além dos padrões sociais; comumente são chamadas de visionárias, e não raramente são discriminadas socialmente.
Talvez esse seja o preço a ser pago por ser diferente (isto é, fugir do padrão), mas é certo que os ditos visionários estão sempre a frente do seu tempo, e são eles que sinalizam o novo para uma sociedade envelhecida e prisioneira de seus velhos padrões.

2006-12-09 06:16:11 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Haverá tantas respostas diferentes ou iguais nesta pergunta mas, com o mesmo PADRÃO de opiniões.
Porém, se houvesse uma guerra (seja ela qual for) NINGUÉM tentaria salvar sua vida igual a outro.
Não existe padrão para isso.
O livre arbítrio nos dá AS POSSIBILIDADES de seguir ou não OS PADRÕES.

2006-12-13 09:04:49 · answer #2 · answered by Sioux 4 · 0 0

Os padrões externos acalmam a inquietude do ser humano. Ao mesmo tempo oferecem um pretexto (tipo bode expiatório) quando algo não deu certo para a gente. A culpa está fora de nós e isto novamente diminui nossa inquietude. As pessoas que criam novos padrões correm o risco de serem excluídas do segmento de que participam e muitas vezes se sentem inibidas mesmo que percebam que os padrões estabelecidos já não respondem às necessidades do momento. Para ousar é sempre preciso um certo grau de loucura e uma boa auto-estima.

2006-12-13 03:43:04 · answer #3 · answered by amora rubra 2 · 0 0

Medo de ousar e acabar se perdendo sem suas referências psicológicas.

2006-12-10 21:44:07 · answer #4 · answered by Satori 6 · 0 0

Pela baixa auto-estima. Medo de ser diferente e não ser aceito.

2006-12-10 03:09:21 · answer #5 · answered by DENGOSA 2 · 0 0

Zahara, cara mia, Gaton Leval num belíssimo livro, "O Estado na História", explica, com toda a lógica, nem material nem ideal do anarquismo, a importância dos fatores psicológico e moral, este decorrente daquele, no surgimento do Estado. Penso sejam tais fatores de suma importância para a problematização do fato de homens e mulheres preferirem abdicar das possibilidades de criarem sociedade acrática e federativa. Nem Estado, nem os tais modos de produção que culminaram neste. Outro ativista e escritor anarquista, anarcocomunista, mas que muito lutou para a união de todas as tendências, e que é, para mim, o maior de todos, Errico Malatesta nos diz que se abolirmos o Capitalismo, mas não o Estado, este recriará aquele, e vice-versa. De outra parte, nos diz que o anarquismo, o instrumento, para se chegar ao comunismo, o objetivo, tem de ser consentido, i.e. tem de ter como ponto de partida o consetimento consciente de cada homem e de cada mulher. E, assim, com este seu "voluntarismo", põe igualmente na mesa, mas com toda a lógica, os fatores psicológicos e morais, como decisivos para que alcancemos, alcançássemos, o comunismo, e as federações e confederações, seja: a máxima organização que possa ser concebida.
Essas concepções de Malatesta, que Vernon Richards retomou, me levaram a pensar em fazer algo, talvez impossível, somar o "voluntarismo" de Malatesta e de Richards ao "voluntarismo" de Carl Gustav Jung, que, ainda que desprezador das massas (que se não devem ser desprezadas, tampouco devem ser mistificadas). Gastei anos tentanto elaborar essa síntese numa tese, da qual, por fim, desisti. Seja como for, a história mais que nos provou que ou uma sociedade livre, responsável, moral é construída de baixo para cima ou não o é de maneira alguma.
Cara mia, o mundo nesta sociedada não é cheio de possibilidades; é, sim, um beco-sem-saída - e para os próprio capitalismo, que vem tendo, e terá de todo e no todo, uma "vitória de Pirro". Como disse na comentário à resposta do Rimsky, aqui mesmo no Yahoo havia uma manchete, tendo ao lado propagandas de produtos high-tec: ONU diz que 1% da população detém a metade da riqueza do mundo. O famoso barbudo, nisso de afirmar que, na história do capital, "os grandes peixes engolem os pequenos". Chegaremos a alguns grandões ou, quiçá, a um grandão. Ambas as hipóteses apontam um fim da Terra muito anterior àquela que os astrofísicos prevêem, como disse o também grande cineasta, poeta e, confessinalmente católico ortodoxo, Andrï Tarkoviski na entevista que concedeu, já em seu leito de morte, a uma revista francesa. Antes dos black holes, o Big Bad. Talvez tenhamos tempo ainda de ser os próximos moradores de rua.
Cheio de tanto imperativo e tanto tacão, pondero a possibilidade deixar esta página, de deixar de me submeter a este padrão.
Obrigado pela atenção: confortou-me muito. Se não for possível falarmo-nos: Lachi Bar! (= boa sorte, na língua dos ciganos, com alguns dos quais convivi algum tempo).
Abraço.

2006-12-09 14:34:50 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Porque como diria Marcos Mion..."Nada se cria.Tudo se copia."....Poque hoje em dia,as pessoas preferem seguir estereótipos a ser quem reamente são.

2006-12-09 13:47:03 · answer #7 · answered by Joann 2 · 0 0

por causa da ROTINA. Os seres humanos sao criaturas de habitos e imitaçoes, dai a rotina imperar no nosso mundo. Nao temos tempo para ser criativos, pois a sociedade, o dia a dia, as proprias pessoas nao nos deixam. começou a haver a algumas decadas para ca uma mentalizaçao global de padronizaçao social, e kem é criativo nao tem lugar nessa sociedade; ...infelizmente!

2006-12-09 03:19:32 · answer #8 · answered by manshanegra 3 · 0 0

Por que a educação de uma cultura promove padrões,os poucos que se deixam conduzir pelas possibilidades;rompem com esses padrões é correm riscos que a grande maioria embora admirem não se propõe à enfrentá-las.

2006-12-08 23:27:46 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Por que as pessoas não querem fazer seus próprios caminhos. Acham mais cômodo seguir caminhos já percorridos do que trilharem o seu próprio.

2006-12-08 23:10:12 · answer #10 · answered by bombucho 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers