English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

15 respostas

absolutamente sim.

2006-12-08 10:37:35 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Segundo a Psicologia Analítica, de C. G. Jung, situações traumáticas, vivenciadas na infância (ou mesmo ao longo da vida do indivíduo) e que não são aceitas pela consciência, ou ainda ultrapassam seu limiar, vão para o inconsciente do homem, formando o que se chama de complexos. Os complexos são conteúdos psíquicos carregados de afetividade, capazes de provocar distúrbios permanentes, quando não são trabalhados. Com o passar do tempo, o complexo vai reagir a estímulos externos, afetando o comportamento e a vida do ser humano. Para exemplificar, existe o complexo materno, que provoca, juntamente com a imagem materna, efeitos psicoenergéticos.
Este complexo pode provocar influência positiva ou negativa na vida do sujeito, assim, o complexo positivo atua positivamente sobre o sentimento de vida e o desenvolvimento da construção do eu, enquanto o negativo suscita efeitos contrários àquele. O complexo originalmente positivo permite que o indivíduo desenvolva um sentimento de ser interessante e de fazer parte do mundo, além de marcar seus interesses e as expectativas em relação ao outro, à vida e ao mundo. Nota-se que um indivíduo possui tal complexo quando durante a infância vivenciou muita dedicação, atenção e interesse em todas as manifestações, ou seja, todo um envolvimento do amor maternal.
Por outro lado, o complexo originalmente negativo é marcado por uma criança que sofreu conflito com a mãe, a qual possuía dificuldades em se adaptar aos interesses e necessidades do(a) filho(a), e ainda, quem não experienciou através de outras pessoas uma dedicação maternal sustentadora. Uma mulher que possui esse complexo terá sempre uma visão acerca das mulheres, especialmente maternais, como uma fonte de decepções, por exemplo.
Além disso, a Psicologia Experimental aponta a relação de contigüidade, quando um evento está associado a um estímulo aversivo, o qual pode provocar traumas e, consequentemente, influenciar a vida do sujeito. Uma experiência foi realizada por Watson em um bebê de onze meses, na qual era colocado diante da criança um rato. Ao mesmo tempo era apresentado um ruído forte atrás do bebê, que tomava susto. Com o tempo, a mera visão do rato, que havia sido associada com o ruído. produzia sinais de medo na criança. Watson demonstrou que esse medo condicionado podia ser generalizado para outros estímulos como um coelho, um casaco de pele branco e as barbas do Papai Noel. Assim, ele acreditava que os medos, aversões e angústias dos adultos são condicionados dessa maneira no início da infância. (Schultz & Schultz, 2000).
Há ainda outras abordagens da Psicologia que relatam a importância de eventos durante o período infantil sobre a vida do sujeito, algumas dão um enfoque maior, outras, como a Gestalt, apontam que a importância está no "aqui e agora", mas sempre há o indício que tais experiências podem sim influenciar o comportamento do homem, tanto positivamente, quanto negativamente!
Espero que tenha esclarecido!
Abraço!

2006-12-11 08:52:30 · answer #2 · answered by 2 · 0 0

Sim ou não, depende da situação. As experiências que foram traumatizantes e não foram superadas, começando por sua conscientização, vão causar problemas, conflitos interiores que influenciarão o comportamento da pessoa, às vezes por toda a sua vida será um 'desajustado'.
Há pessoas que não admitem que tenham tido experiências negativas, 'escondem' tudo no subconsciente, não 'decodificam' as causas de suas palavras e atitudes inconseqüentes, permanecem na fase infantil de busca de autonomia (não são responsáveis por nada, não assumem seus atos e querem transferir a situação de depêndencia do pai ou da mãe geralmente para o conjuge) ou na fase de adolescente com necessidade de auto afirmação (estão sempre competindo, tudo que é deles tem que ser melhor) por toda vida. São sempre crianças ou eternos adolescentes.
Uns amadurecem, outros apodrecem.
Ao passo que a pessoa que 'enfrenta' seu trauma, aceita a situação, por mais dolorosa que possa ser, conscientiza-se dele, acaba superando e 'entrando nos eixos'.

2006-12-09 17:14:51 · answer #3 · answered by santista 6 · 0 0

Td que passa pela vida do ser humano (até mesmo ainda no ventre - cfme alguns cientistas), sobretudo na infância é um marco para o desenvolvimento e formação da personalidade e do comportamento. Algumas crenças e valores primitivos são abandonadas com o passar do tempo. Outras são cristalizadas e podem causar traumas terríveis.

O remédio é procurar sanar todos os problemas na sua origem o mais breve possível para evitar seqüelas. A criança é muito sensível e absorve fatos de forma deformada, devido ao seu restrito raio de visão, considerando a sua experiência de vida. Cada pessoa tem um olhar diferente sobre determinados fatos: o que pode magoar profundamente uma criança, pode ser irrelevante para outra.

Atualmente, a mentalidade e o conceito da criança é bem diferente de outros tempos, sobretudo com a "intromissão preventiva" da psicologia na educação infantil. Os psicológos devem participar da educação infantil como observadores e, mais tarde, se houver necessidade como auxiliares pois, cada caso é um caso - por isso, as pessoas são chamadas de "indivíduos".

Vejo essa "intromissão", como um fator negativo na educação moderna. A psicologia não deve particpar da educ infantil para prevenir e criar fantasmas hipotéticos (antecipando e provocando situações), os quais a criança ainda nem tem noção da existência mas, analisá-los, se por ventura surgirem. <>

2006-12-09 16:39:36 · answer #4 · answered by aeiou 7 · 0 0

De acordo com a psicanálise, cujo criador foi Freud, os fatos ocorridos na infância explicam alguns traumas na idade adulta. Mas outros autores não acreditam nisso, por exemplo Carl Rogers. Este explora o ser agora, não investiga o passado como Freud, pois para ele o mais importante é como o sujeito lida com os fatos num determinado momento da vida. Há outro chamado Reich, que faz uma ligação entre os chakras e o ser psicológico.
Se puder dê uma olhada em algun livro que descreva as linhas de abordagem na psicologia e verá diversas opiniões.

2006-12-08 10:57:55 · answer #5 · answered by fabys_soares 3 · 0 0

INFELIZMENTE SIM, QUANDO É DETECTADO O PROBLEMA UMAS DAS SOLUÇÕES É MUITO DIÁLOGO, COMPREENSÃO E PACIÊNCIA. TODA PESSOA NESTA SITUAÇÃO, PRECISA DE AJUDA E PRECISA TAMBÉM SE AJUDAR. PORÉM NÃO ESQUECENDO JAMAIS QUE DEUS NOS AJUDA A SUPERAR TUDO.

2006-12-08 10:48:38 · answer #6 · answered by ? 6 · 0 0

muito contribui para a formação de carater de uma adulto

2006-12-08 10:44:42 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

creio q sim............eh formada a personalidade de acordo c o q a gente passa...............bjusssssssssss

2006-12-08 10:43:44 · answer #8 · answered by rosarita 3 · 0 0

Sim, a psicanálise de Freud explica tudo isto.
leia e comprove.

2006-12-08 10:42:46 · answer #9 · answered by SEM TOP 7 · 0 0

Sim eu tenho um desses traumas gravíssimos em minha vida, e tenho uma tremenda dificuldade para conseguir me aproximar de alguém por conta disso.

2006-12-08 10:41:44 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers