A Serotonina é uma substância chamada de neurotransmissor. Ela existe em nosso cérebro e tem por função conduzir a transmissão de uma célula nervosa, que são os neurônios, para outra.Sua função é nos dar a sensação de bem estar e sua ausência está relacionada ao todos os transtornos de afetividade. A forma de repor a falta da serotonina é através dos antidepressivos, que fucionam aumentando a disponibilidade dessa substância no espaço que fica entre um neurônio e outro. Na metade do século passado, mais ou menos, pesquisadores médicos começaram a suspeitar ser muito provável a existência de substâncias químicas atuando no metabolismo cerebral capazes de proporcionar o estado depressivo, que resultou nos conhecimentos atuais dos neurotransmissores e neuroreceptores, relacionados à atividade cerebral. Alguns desses neurotransmissores, notadamente a serotonina, noradrenalina e dopamina, estão muito associados ao estado afetivo das pessoas. A serotonina é uma substância sedativa e calmante e que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão. Já, a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição.Na atualidade a forma de observar a depressão mudou, acredita-se, portanto, que o deprimido não é apenas uma pessoa triste e sim que os deprimidos são pessoas que apresenta um transtorno da afetividade, concomitante ou proporcionado por uma alteração nos neurotransmissores e neuroreceptores. Espero ter lhe respondido com clareza. Fique a vontade se desejar mais informações sobre serotonina ou depressão.
2006-12-08 09:03:34
·
answer #1
·
answered by Lis 4
·
0⤊
1⤋
A serotonina é um neurotransmissor, isto é, uma molécula envolvida na comunicação entre as células do cérebro (neurônios). Ela é quimicamente representada pela 5-hidroxitriptamina (5-HT), sendo também frequentemente designada por este nome.
Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio que rodeia o ser humano, e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais. Apesar de serem poucos os neurônios no nosso cérebro com capacidade para produzir e libertar serotonina, existe um grande número de células que detectam esse neurotransmissor. Desse modo, a serotonina desempenha um importante papel no funcionamento do nosso sistema nervoso e existem numerosas patologias relacionadas com alterações na atividade desse neurotransmissor.
A serotonina parece ter funções diversas, como o controle da liberação de alguns hormônios e a regulação do ritmo circadiano, do sono e do apetite, entre outras. Diversos fármacos que controlam a ação da serotonina como neurotransmissor são atualmente utilizados, ou estão sendo testados, em patologias como a ansiedade, depressão, obesidade, enxaqueca e esquizofrenia, entre outras. Drogas como o "ecstasy" e o LSD mimetizam alguns dos efeitos da serotonina em algumas células alvo.
Em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central. Para remediar esta situação administram-se inibidores da recaptação da serotonina pelos neurônios, como no caso de medicamentos à base de fluoxetina (princípio ativo do PROZAC). Um certo número de alimentos, como bananas, tomates... são ricos no precursor da serotonina, o triptofano.
O triptofano é o amino-ácido sintetizado para criar a serotonina através de sucessivas hidroxilações no anel aromático e descarboxilações. Sem este precursor não é possível sintetizar serotonina suficiente para as suas várias funções.
2006-12-09 03:17:25
·
answer #2
·
answered by =) 4
·
0⤊
0⤋
Esse neurotransmissor está intimamente relacionado aos transtornos depressivos (afetivos), e de tal forma que, atualmente, sempre que quizermos saber de Depressão temos que saber de Serotonina.
2006-12-08 21:14:45
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
a serotonina é um neurotransmissor que é eliminado quando nos sentimos bem, nos dá uma sensação de prazer, por isso a serotonina é conhecida como a molécula da alegria
2006-12-08 13:39:19
·
answer #4
·
answered by senrasoares 3
·
0⤊
0⤋
A Serotonina é uma substância chamada de neurotransmissor existe naturalmente em nosso cérebro e, como tal, serve para conduzir a transmissão de uma célula nervosa (neurônio) para outra.
Atualmente a Serotonina está intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou transtornos afetivos e a maioria dos medicamentos chamados antidepressivos agem produzindo um aumento da disponibilidade dessa substância (tornam ela mais disponível) no espaço entre um neurônio e outro.
Trata-se portanto de um produto químico atuando sobre o cérebro, e é capaz de produzir grande sensação de alegria, ou seja, proporciona um estado emocional através de uma alteração química.
2006-12-08 09:02:27
·
answer #5
·
answered by amimadinha 6
·
0⤊
0⤋