Concordo nesse sentido com você. A língua portuguesa é considerada a mais complexa do mundo ocidental, mais até mesmo que o grego, o russo e o alemão. Mas veja bem, a língua portuguesa falada no Brasil, não a de Portugal, que é bem mais simples, exemplo disso é que o gerúndio nosso de cada dia, lá quase inexiste, devido ao seu pouco uso, ou quase nunca é usado. Realmente se o Brasil falasse espanhol, seria muito mais interessante culturalmente, e quem sabe até economicamente viável. Mas eu preferia que o Brasil em vez de falar português ou espanhol, falasse francês ou inglês, seria melhor em todos os sentidos, culturalmente, economicamente, turisticamente e quem sabe até mesmo, politicamente.
Mas eu aprecio a língua portuguesa e sou um apaixonado confesso dela, a amo tanto, que me deleito só ao ouvi-la, e se ela fosse falada de forma correta, com todos os verbos corretamente conjugados nos tempo adequados, ah, que maravilha seria! Seria a língua mais bela do mundo, vindo em segundo lugar o francês, seguido pelo italiano, inglês, espanhol, russo... e por ai vai.
Mas veja bem, não pense que se o Brasil falasse outro idioma, talvez as coisas por aqui funcionassem, não creio nessa possibilidade, porque existem países espalhados pelo mundo que falam inglês, francês e principalmente o espanhol que tem tantos ou mais problemas em todas as áreas do que o Brasil. Eu penso que o nosso Brasilsão querido, apesar das mazelas e dissabores, até que se resolve bem. O que precisa é mudar a cabeça de bagre das autoridades, dai a coisa vai pro lugar com certeza.
Veja aqui na América do Sul mesmo, os países que falam espanhol; tirando o Chile, Argentina e Uruguai e México, nesta ordem obrigatoriamente, que são a "prata da casa" da língua espanhola nesse continente, o que que sobra para os demais? Olhe para a Bolívia, um dos países mais pobres do continente. Venezuela, se acha com o seu ditadorzinho de armário e com o seu petróleo. Colômbia, sem comentários, Paraguai, Nicarágua, Peru, Equador entre outros que falam essa língua. Quanto ao inglês, o que que sobra de bom? A maioria dos países que falam a língua inglesa, no geral se deram bem, veja: Inglaterra, Estados Unidos (esse nem tem o que falar), Hong Kong (atual possessão chinesa), Austrália, Nova Zelândia, Canadá (maioria inglesa), África do Sul, entre outros. Somente uns poucos englishspeakers, são falidos, e muito poucos mesmo. Franceses, existem poucos pelo mundo, mas existem. Esses já tem um pouco mais de problemas. Um aqui no norte na América do Sul e só - Guiana Francesa, é o único país das América do Sul. O outro se não me engano é o Haiti, considerado o mais pobre das Américas.
Por isso e por outras tantas, ame o Brasil e sua bela língua portuguesa. O Brasil é considerado um país pobre? Pode ser, mas isso perto de países como Canadá, Japão, EUA, Inglaterra, França, Itália, Alemanha, China, Austrália e Nova Zelândia. Mas e diante dos demais? Será que Argentina, Chile, México e muitos outros tantos conseguem ser mais ricos do que o Brasil? Duvido. O Brasil só precisa por a casa em ordem.
Abraços!
Não vou continuar, porque não quero despejar sobre você a minha amargura e insatisfação com esse governo que está ai. Mas veja o que vem abaixo e tenha paciência, falta pouco para acabar agora.
FONTE WIKPÉDIA:
A língua portuguesa, com mais de 230 milhões de falantes nativos, é a sétima língua materna mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. Idioma oficial único de Brasil e Portugal e, com outros idiomas, de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, é falada na antiga Índia Portuguesa (Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli), além de ter também estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul e na União Africana.
A situação da Galiza e do galego em relação ao português é controversa. De um ponto de vista político e, portanto, oficial, o Galego é uma língua porque assim o determinam os organismos de estado Espanhol e da Região Autónoma da Galiza, com legitimidade democrática. De um ponto de vista científico, a ideia de que o galego é uma variante dialectal da língua portuguesa reúne hoje um vasto consenso, sendo estudado a par com as restantes variantes do português nas universidades e centros de investigação linguística. Ver o artigo Língua galega).
A língua portuguesa é uma língua românica (do grupo ibero-românico), tal como o castelhano, catalão, italiano, francês, romeno e outros.
Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estágio conhecido atualmente. Deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (português brasileiro e português europeu). No momento actual, o português é a única língua do mundo ocidental falada por mais de cem milhões de pessoas com duas ortografias oficiais (note-se que línguas como o inglês têm diferenças de ortografia pontuais mas não ortografias oficiais divergentes), situação a que o Acordo Ortográfico de 1990 pretende pôr cobro.
Segundo um levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, a língua portuguesa tem, atualmente, cerca de 356 mil unidades lexicais. Essas unidades estão dicionarizadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa .
O português é conhecido como A língua de Camões (por causa de Luís de Camões, autor de Os Lusíadas), A última flor do Lácio, expressão usada no soneto Língua Portuguesa de Olavo Bilac ou ainda A doce língua por Miguel de Cervantes.
Nos séculos XV e XVI, à medida que Portugal criava o primeiro império colonial e comercial europeu, a língua portuguesa se espalhou pelo mundo, estendendo-se desde a costa Africana até Macau, na China, ao Japão e ao Brasil, nas Américas. Como resultado dessa expansão, o português é agora língua oficial de oito países independentes, e é largamente falado ou estudado como segunda língua noutros. Há, ainda, cerca de vinte línguas crioulas de base portuguesa. É uma importante língua minoritária em Andorra, Luxemburgo, Namíbia, Suíça e África do Sul. Encontram-se, também, numerosas comunidades de emigrantes, em várias cidades em todo o mundo, onde se fala o português como Paris na França; Toronto, Hamilton, Montreal e Gatineau no Canadá; Boston, New Jersey e Miami nos EUA e Nagoya e Hamamatsu no Japão.
CREDO, ATÉ EU CANSEI, MAS VALE A PENA LER!
LEIA POR FAVOR!
TCHAU!
2006-12-08 07:45:58
·
answer #1
·
answered by Cabeça de Pudim 3
·
1⤊
1⤋