English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-08 05:04:18 · 4 respostas · perguntado por Zeca 5 em Jogos e Recreação Outras - Jogos e Recreação

4 respostas

Os linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são estruturas nodulares, distribuídas por todo o corpo, ao longo dos vasos linfáticos. São órgãos linfóides, ou seja, são parte integrante do sistema imunológico e possuem estrutura e função muito semelhantes às do baço. Os linfonodos distribuem-se em cadeias ganglionares (ex: cervicais, axilares, inguinais etc), e normalmente, não são palpáveis. Um linfonodo palpável pode ter muitos significados para o médico, dependendo de sua localização, tamanho, consistência, temperatura, mobilidade e a presença ou ausência de dor. O termo popular “íngua” refere-se ao aparecimento de um nódulo doloroso na virilha, e geralmente corresponde ao processo de reconhecimento, no interior de um linfonodo inguinal, de algum microrganismo infectante presente em um ferimento do pé ou da perna no mesmo lado do corpo. As amígdalas palatinas são também estruturas semelhantes aos linfonodos, e apresentam-se inchadas e dolorosas quando ocorrem infecções da garganta. Há estruturas linfóides semelhantes espalhadas por outras partes do corpo humano, como por exemplo, a mucosa intestinal, que possui as chamadas placas de Peyer. Um linfonodo aumentado de tamanho não deve ser tomado como um sinal inequívoco de doença maligna, mas é uma achado importante, que deve ser investigado prontamente pelo médico.

2006-12-08 06:56:17 · answer #1 · answered by wcanavarro 2 · 2 0

Pessoas inteligentes são cheias de dúvidas ...Eu acho!!!!

2006-12-08 05:07:18 · answer #2 · answered by FÊNIX 3 · 1 0

qual o nome dos canais que antecedem o linfonodo

2014-08-17 01:35:45 · answer #3 · answered by Felipe 1 · 0 0

Gânglio linfático
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Linfonodos)
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo precisa ser wikificado.

Por favor formate este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo. Remova este aviso somente depois de todo o texto estar wikificado.

Em diversos pontos da rede linfática existem gânglios (ou nodos) linfáticos (pequenos órgãos perfurados por canais). A linfa, em seu caminho para o coração, circula pelo interior desses gânglios, onde é filtrada. Partículas como vírus, bactérias e resíduos celulares são fagocitadas pelos linfócitos existentes nos gânglios linfáticos.

Os gânglios linfáticos são órgãos de defesa do organismo humano e produzem anti-corpos. Quando este é invadido por microorganismos, por exemplo, os glóbulos brancos dos gânglios linfáticos, próximos ao local da invasão, começam a se multiplicar ativamente para dar combate aos invasores. Com isso, os gânglios incham, formando as ínguas. É possível, muitas vezes, detectar um processo infeccioso pela existência de gânglios linfáticos inchados.


[editar] Linfonodo
Linfonodo é um gânglio linfático, órgão responsável pela barreira entre as bactérias e células neoplásicas que migram pelo sistema linfático.

O sangue circula no organismo e vai até as células (que precisam do oxigênio) através de artérias. As artérias vão diminuíndo de calibre a medida que chegam na periferia do organismo vivo, favorecendo um contato muito íntimo com as células. Neste contato as hemácias liberam o oxigênio e recebem o gás carbônico (CO2). Retornam ao coração pelas veias, passando novamente no pulmão, onde jogam fora o CO2 e pegam novo oxigênio (O2). Nos capilares e arteríolas podem vazar algumas proteínas além do oxigênio. Além disso, no intestino há a absorção de várias substâncias, entre elas as gorduras, que não conseguem entrar diretamente nas veias ou artérias. Para serem absorvidas, precisam entrar em um outro encanamento do ser humano: o sistema linfático.

O sistema linfático é formado por dutos linfáticos que ligam os diversos linfonodos. Nos linfonodos ocorre uma defesa contra bactérias e células tumorais que venham dos ductos linfáticos.

gânglio linfático, órgão responsável pela barreira entre as bactérias e células que migram pelo sistema linfático.


[editar] Linfonodomegalia
Quando um linfonodo recebe células perigosas, como bactérias, ele inicia um mecanismo de defesa bloqueando a passagem adiante. Para melhorar a defesa ocorre uma liberação de substâncias que atraem linfócitos e macrófagos, tornando o gânglio bastante aumentado de tamanho e doloroso, a que se dá o nome de linfonodomegalia.


[editar] Sistema linfático
Ver artigo principal: Sistema linfático.
O sistema linfático é responsável pela captação de moléculas grandes, que não conseguem passar diretamente para as veias e artérias, e levá-las para se misturar com o sangue próximo ao coração.

2006-12-08 05:07:35 · answer #4 · answered by =) 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers