O importante é que se estimule o gosto pela leitura. Muitos professores exigem dos alunos só a observação da gramática, e assim em vez de estimularem conseguem o oposto, o aluno passa a ter hogeriza a qualquer tipo de texto. Há também os que mandam ler um livro como castigo por alguma indisciplina que o aluno cometeu. Isto é um absurdo! A leitura deve ser para qualquer indivíduo uma "viagem", um prazer; ela deve propiciar descobertas, desenvolver o imaginário, provocar mudanças, estimular a leitura, a escrita, ideais. O professor é só um dos intermediários, um dos agentes capazes de possibilitar este processo. A família também. No meu caso foi minha mãe e na casa de alguns familiares eu sempre encontrava livros. A minha escola, particular, oferecia a biblioteca sem exigir nada mas tornava-a um local encantador, mágico, atraente e por isso os alunos sempre estavam nela buscando livros. Isto impulsionou-me a buscar outras bibliotecas na minha cidade. A escola pública faz isso sim. Eu estudei numa que exigia a leitura e depois um relato, por escrito sobre o que foi lido, mas não usava isso para punir, ao contrário. A professora depois também comentava, com alegria e empolgação, e, podia-se, assim, perceber outros aspectos até, então, não percebidos. Fui professora de escola pública e na minha sala de aula sempre havia livros para pesquisa, para observação, para deleite, etc. Muitas vezes levava os alunos para a biblioteca. Muitos dos meus colegas professores, embora nem todos, faziam o mesmo. Presenteio crianças pequenas com livros para que se habituem com ele, para que percebam nele um objeto agradável, bonito, interessante, como qualquer outro brinquedo, capaz de levar ao mundo do faz de conta.
2006-12-08 12:40:30
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olha só... estudei a vida inteira em escolas públicas e adoro ler...
acho que não é só a escola.. aí está o papel dos pais e o interresse de cada pessoa tbm...
bjos!!
2006-12-08 12:21:41
·
answer #2
·
answered by • ŋןήڶд • 6
·
1⤊
0⤋
E a sua família, ficou vendo novela e faustão ou futebol ?!?
Tá esperando cair do céu ?!
2006-12-08 12:17:06
·
answer #3
·
answered by lina_z3n 3
·
2⤊
1⤋
E escola em ultima estância incentiva certas escolhas. Fica claro que um dos requisitos é ler livro. Aliás em português o que mais se faz é interpretar textos, mesmo que extraídos de um obra, você já leu algum livro. Senão pesquisou á fundo, a ponto de ler um livro só mais tarde, a culpa não foi da escola em nenhum aspecto.
Assim como a escola também não ensina a estudar informática avançada, alguns já se prepararam por causa da crescente e visivel evolução do mesmos. Não ler livro em tempo de escola é quase como não mexer em computador em faculdade de computação.
2006-12-08 16:03:08
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
e alguém acha que as particulares incentivam?
livros envolvem questões mercadológicas, culturais, muito além do q uma escola (como a q eu estudei, pública, que incentivava) pode fazer
2006-12-08 14:51:13
·
answer #5
·
answered by Mimi 2
·
0⤊
0⤋
O que esperar de professor que em boa parte não passam de alfabetizado funcional.
Parabéns para você, que conseguiu mesmo sem ajuda deles.
Tenho observado, o número - pouquíssimo - de livrarias nas cidades, e o número de professores nas mesmas cidades.
Não é curioso que com tantos professores existam cidades que nem mesmo tenha uma livraria?
Ora, se tem açougue é porque compram carne.
PS: me perdoem os professores que fogem a essa crítica e que antes de corporativismo trabalham por um ideal.
2006-12-08 13:51:36
·
answer #6
·
answered by Geninho 4
·
0⤊
0⤋
É verdade, é que o governo só pensa em passar o estudante de série como se diz: Diminuir o nível de analfabetismo no país. Como se o que fizesse por nós fosse caridade, como se todo o dinheiro do governo não visse dos nossos bolsos. É por isso que o Brasil forma a cada dia profissionais menos qualificados e despreparados pra concorrência no mercado.
Quanto a leitura, minha mãe foi quem sempre incentivou a mim e a meus irmãos, eu vou ser sempre grata pois adquirir esse hábito é encantador e expande sempre o conhecimento.
By.
2006-12-08 12:43:26
·
answer #7
·
answered by Paula 2
·
0⤊
0⤋
Nossa...
Acho q tô pior que vc...
Estudei e conclui o ensino fundamental e médio numa pública, eles nem vestibular, incentivam agente a fazer...
O pior é que eu sou acomodada... Sabe aquela aquela menina de interior... Dona de casa... pois é!
2006-12-08 12:24:12
·
answer #8
·
answered by Nery 1
·
0⤊
0⤋
Você deu azar.
Eu dou aulas em escola pública desde 2000 e na minha escola tem cota de livros que os alunos tem que ler durante o ano e fazer resenha ou outro trabalho que o professor estipula.
O mínimo que eles tem que ler, fica na média de 10 livros por ano. Todos livros que nós temos na biblioteca da escola.
Os livros foram doados pelo MEC e outras instituições. Aqui na minha cidade todas as 11 escolas públicas tem biblioteca
2006-12-08 12:22:10
·
answer #9
·
answered by Harmony 7
·
0⤊
0⤋
Muitas escolas não possuem um método de ensino adequado, que insira o hábito da leitura no cotidiano das pessoas. Por ser um modo ímpar de se adquirir conhecimento, capacidade de argumentação e senso crítico, incorporar a leitura na vida das crianças é um elemento fundamental da educação moderna. Diversas ações do Ministério da Ecucação buscam estimular as escolas, mas é possível que, ainda hoje, algumas não tenham incorporado esse costume.
2006-12-08 12:19:09
·
answer #10
·
answered by Strider 6
·
0⤊
0⤋