Não sou formado em turismo, mas trabalho na área. Em geral o salário médio inicial de um recém-formado é de 800 a 1200 reais.
É bom lembrar que há empregos muito concorridos onde se ganha até menos, como guias de alguns museus. Nesses casos, o que vale mesmo é o aprendizado pela experiência. De fato, é uma área em que a gente aprende muito trabalhando mesmo, não tem jeito. Eu recomendaria que já passasse a procurar alguns estágio ou trabalho em meio-período em agências de viagens, que normalmente são um bom começo, pos dá pra ter uma visão bem geral e se informar bastante sobre o mercado. E não esqueça de estar pelo menos com o inglês e espanhol bem afiados. (portunhol não vale)
2006-12-08 04:15:21
·
answer #1
·
answered by Strider 6
·
0⤊
1⤋
Olha, sou formada em turismo, mas nunca trabalhei na área. Fiz apenas estágios e agora faço outra faculdade. Sem querer desanimar, mas já desanimando... no início do curso, os professores vendiam o Turismo como a profissão do futuro, cheio de promessas, etc. A realidade é bem diferente. Se você tiver condições de montar negócio próprio (menos agências, que já tem demais por aí), pode até ser bom.
A conclusão a que cheguei é de que não precisa ser formado na área para trabalhar com turismo. Vejo formados e não formados trabalhando lado a lado e ganhando a mesma coisa. Dependendo da área, é bem técnico. Um treinamento é suficiente. Carinha não vai pagar mais só porque fulano fez faculdade.
Da minha turma, apenas 1 trabalha de fato com turismo (somos 8!). Outra vende sites para agências. O resto trabalha em Banco, em lojas, etc... e tem outra que tbm está fazendo mais uma faculdade.
Uma amiga minha está trabalhando na IBM e lá encontrou pelo menos umas 15 pessoas que se formaram conosco.
É desanimador. Acordei para isso já no segundo ano, mas resolvi terminar a faculdade e fazer outra. Aliás, acabei de me formar em jornalismo ;-)
Bjo e boa sorte
2006-12-08 04:17:00
·
answer #2
·
answered by LTC 3
·
1⤊
0⤋
Diego,
Se esse cara estiver desempregado - eu lhe juro que ele não está ganhando nada.
2006-12-08 04:47:46
·
answer #3
·
answered by duque 4
·
0⤊
0⤋
Depende da área a que se dedique, que é muito ampla, sei que a Entidade de Classe, tem uma referência base.
Aconselho-o a entrar em contato.
Sou formada há muito tempo, mas quase não trabalhei na área.
Inicialmente lecionei na Faculdade como Assistente, por 2 anos e tinha um bom salário como Professora.
Depois entrei no serviço público e atuei em áreas diversas.
Especialize-se em alguma coisa, porque a formação é um 'leque', te dá base para muita coisa, mas não te 'canaliza' para nada.
Deveria ter feito mais uma Faculdade.
Até hoje o profissional não tem um mercado de trabalho e seu valor não é reconhecido, dificilmente o profissional é requisitado, geralmente se 'insere' nos cargos em que se exige nível universitário e nos cargos que deveria ocupar, estão profissionais com outro tipo de formação.
2006-12-08 04:24:49
·
answer #4
·
answered by santista 6
·
0⤊
0⤋
Eu tbm sou formada na área e me arrependi. Estou na segunda graduação tbm e vamos ver no que vai dar. Só sei que Turismo: NUNCA MAIS!!
2014-11-16 10:00:14
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋