O que mantêm o avião no ar é a velocidade aliada ao formato das asas. Como a asa é ligeiramente côncava, com a abertura voltada para baixo, a área de atrito com o ar é maior na parte inferior do que na parte superior. Isso faz com que o avião seja empurrado/sugado para cima. Se a velocidade diminuir abaixo de certo limite, essa relação matemática fica desequilibrada e ele cai como uma pedra. Veja o formato das asas de todas as aves. Esse formato é o segredo do mistério. Na natureza nada se cria. Tudo se copia.
2006-12-12 03:33:59
·
answer #1
·
answered by Antônio Gouveia 7
·
1⤊
0⤋
É a força exercida pelo ar sobre as asas. O formato da asa é bem interessante, com uma espécie de abaulado convexo na parte de cima. Isto faz com que o deslocamento do ar pela parte de cima seja realizado com velocidade maior que na parte de baixo (o ar em cima precisa se deslocar por caminho um pouco maior) e, por conseqüência, existe uma pressão líquida realizada sobre a parte de baixo da asa, empurrando-a de baixo para cima. É parecido com o que acontece com as pipas quando brincávamos na infância.
2006-12-08 11:47:38
·
answer #2
·
answered by Oráculo 4
·
2⤊
0⤋
As asas!
O propulsor do aviao, empurra com muita força o ar pra tras, o ar reage empurrando o aviao violentamente para frente.
As asas do aviao corta o ar fazendo ele passar entre elas. As asas do aviao, foram desenhadas de acordo com um principio fisico q eu nao lembro, que o seguinte: imagine que a asa do aviao tem o perfil de uma tampa de panela, arredondada em cima e reta embaixo (essa tampa foi fechada embaixo...).
O ar "cortado" vai percorrer uma distancia maior em cima da asa que embaixo. E essa velocidade maior em cima, faz diminuir a pressao no lado de cima da asa, em consequencia, o aviao sobe!
₢
2006-12-08 14:04:08
·
answer #3
·
answered by Luiz S 7
·
0⤊
0⤋
Por incrível que possa parecer é o próprio ar que exerce uma força atravéz de suas asas para sua sustentação. Mas como uma força pode surgir do nada. Um físico suíço chamado Bernouli elaborou o seguinte princípio: " onde a velocidade de um fluído for menor, a pressão é maior e virce-versa", esse princío é válido para todos os fluídos; agora veja: se temos um pedaço de cano onde haja diferença de diâmetros em determinados trechos, e por esse cano passe um líquido constantemente, é obvio que para a uma mesma quantidade desse líquido passar em um mesmo período de tempo em diâmetros diferentes a velocidade dele na secção menor terá que ser maior, e pelo princípio da inercia para haver um aumento na velocidade de um corpo alguma força deve atuar sobre ele, e no nosso caso é a pressão que será menor onde o cano for mais fino, portanto tendo naquele ponto uma pressão menor haverá um aumento na velocidade do líquido.
Considerando agora a asa de um avião em vôo e uma corrente de ar em torno dessa veremos que : As asas têm uma forma tal, que a distância total percorrida pelo ar em sua face superior é maior que na inferior ¾ ela é abaulada. Assim, a velocidade do fluxo de ar sobre a asa tem de ser maior do que sob a mesma, o que origina na parte superior uma pressão mais baixa.
Essa diferença de pressão exercida sobre a face inferior da asa resulta numa força de baixo para cima, que sustenta o avião no ar. Para que essa força para cima seja suficientemente intensa para compensar o peso do avião, a velocidade dele em relação ao ar deve ser relativamente grande, o que se consegue através do impulso dado pelas hélices ou pelas turbinas a jato.
O helicóptero também tem asas, são móveis, são as pás do seu rotor. O que um helicóptero comum não tem, são hélices de impulsão. As hélices colocadas na parte posterior do helicóptero são apenas para impedir a rotação do corpo dele, em sentido oposto ao do rotor.
2006-12-08 13:59:49
·
answer #4
·
answered by grandeurso1 3
·
0⤊
0⤋
É a aerodinâmica do avião que permite que ele não caia. Isso faz com que se crie uma pressão embaixo do avião maior que a pressão em cima. Por isso ele não cai.
2006-12-08 12:18:29
·
answer #5
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
Com a velocidade do avião o ar bate no Bordo de Ataque da asa deslocando o ar para cima da asa de modo que na superfície da asa no lado de cima forma se um vácuo e na superfície de baixo uma pressão maior, já que não há deslocamento de ar na parte de baixo, ou seja, pressão em baixo empurrando a asa pra cima e vácuo em cima sugando a asa pra cima.
2006-12-08 12:08:51
·
answer #6
·
answered by PRINCIPIANTE 2
·
0⤊
0⤋
será que é porque tem umas 4 super turbinas em suas asas fazendo uma propunsão absurda para trás fazendo com q o aviao vá para frente consequentemente o ar passa pela suas asas deixando o avião planando
2006-12-08 11:47:59
·
answer #7
·
answered by Mike 2
·
0⤊
0⤋
a velocidade e a aerodinâmica...
2006-12-08 11:59:08
·
answer #8
·
answered by Dwell Übersetzungwissenschaft 5
·
0⤊
1⤋
A aerodinâmica, ora.
2006-12-08 11:56:22
·
answer #9
·
answered by Ordhália 4
·
0⤊
1⤋
O PREÇO DAS PASSAGENS.
2006-12-08 11:49:47
·
answer #10
·
answered by doborba 2
·
0⤊
1⤋