O empréstimo tem que ser quitado, se existe algum seguro, terá que ser verificado no contrato, caso tenha, sem problemas, em caso negativo, os herdeiros assumirão à divida contraída, se não o fizerem os fiadores serão acionados para o pagamento contratado.
Obs.: Tudo depende muito do que é especificado no contrato das partes, mas em princípio é isto.
Um abraço e meus pêsames.
°°°
2006-12-07 23:29:14
·
answer #1
·
answered by Cesinha ♂ 7
·
0⤊
0⤋
Tem que ver se havia um seguro, vcs tem que ir no local onde ele fez o emprestimo o mais rapido possivel, caso ele não tenha feito nenhum seguro junto com o emprestimo os fiadores são obrigados a pagar a divida e se não pagarem o juiz faz até leilão de bens dos fiadores para quitar a divida.
2006-12-08 07:27:41
·
answer #2
·
answered by Brigthy 4
·
1⤊
0⤋
Olá, Dany, tudo bem? Eu sou advogada e tenho o maior prazer em te ajudar, tá? Mas vamos por parte pra vc entender melhor, certo? Em primeiro lugar, a morte de uma pessoa não extingue as suas dívidas, ou seja, o responsável pelo pagamento da dívida agora são os herdeiro... pois é, essa história de que se herda dívidas não é brincadeirinha não. No entanto, os herdeiros de seu cunhado não serão obrigados a pagar a dívida se o espólio (a herança) não for suficiente para quitá-la, entende? Ou seja, se os herdeiros do seu cunhado tiverem que retirarem dinheiro do próprio patrimônio para quitar a dívida, eles estarão desonerados de pagar, certo?
Com relação aos fiadores, a posição deles é muito delicada. Vejamos porque: diferentemente do que ocorre com os avalistas, os fiadores são co-obrigados a pagar a dívida. O que ísso significa? Significa que mesmo se seu cunhado estivesse vivo, em caso de inadimplência, a instituição credora (um banco, por exemplo) poderia ignorar a existência de seu cunhado e ir diretamente até aos fiadores, entende? MAs já que seu cunhado morreu a situaçãoé aseguinte: o credor poderá se dirigir tanto aos herdeiros quanto aos fiadores, Claro que para o credor, é melhor ir diretamente ao fiador, afinal de contas, a certeza de pagamento é mais rápida. Aí vc deve estar se perguntando, mas o fiador não tem direito a nada? Tem sim, tem direito ao chamado "direito de regresso" ou seja, após terem pagado a dívida, eles podem exigir o ressarcimento aos herdeiros, mas lembre-se se o patrimônio do falecido permitir pagar, certo? E tem mais: digamos que só um dos fiadores quite integralmente a dívida, aí, ele terá direito de regresso contra o outro fiador também, e este último poderá combrar da família. Certo? Olha, espero ter solucionado a sua dúvida, mas caso vc ainda queirasaber mais alguma coisa, aí vai o meu e-mail: nanyribeirinha@yahoo.com.br Valeu?
2006-12-08 07:42:17
·
answer #3
·
answered by nanyribeirinha 4
·
0⤊
0⤋
Pois é, qdo vc faz um empréstimo as financeiras já empurram o seguro pra não ficar no prejuízo. Isso porque qdo o deveder vem a falecer a dívida falece junto, ou seja, é extinta a dívida, entendeu?
2006-12-08 07:41:30
·
answer #4
·
answered by J. Carlos 1
·
0⤊
0⤋
Tem que procurar no contrato, se havia seguro. Caso contrário serão os fiadores responsáveis pela dívida e se esses não pagarem, os possíveis bens do falecido, serão procurados para saldar o compromisso.
2006-12-08 07:39:18
·
answer #5
·
answered by hadija_lindona18 1
·
0⤊
0⤋
Tem que ler o contrato, se não houver nenhuma cláusula dizendo que, Há o encerramento no caso de falecimento, os fiadores são obrigados à saudar a divida.
2006-12-08 07:27:42
·
answer #6
·
answered by MARCELO D 4
·
0⤊
0⤋
qdo nao tem fiador a divida morre tbm......
mas os fiadores existem pra garantir o pagamento nesse caso a divida vai para eles........!
2006-12-08 07:26:45
·
answer #7
·
answered by rei 6
·
0⤊
1⤋