É um caso doloros. O filho (a) adolescente realmente fez algo errado, alguma atitude inacetável como mentir, faltar com o seu dever, algo assim. Você como pai ou mãe é obrigado a corrigir, a castigar e a falar de modo firme que a atitude foi feia e inaceitável. Mas depois você nota que isso realmente marcou seu filho, ele sentiu-se mal com ele mesmo, percebeu que fez algo feio, ficou envergonhado, ralmente arrasado. Qual a melhor forma de procedser neste caso? Deixar que ele sinta a dor de seu ato ou confortá-lo, embora, é claro, condenando a atitide mas acreditando no arrependimento sincero? É uma situação dolorosa, pois quando estamos zangados e frustrados com a atitude errada tendemos a ser duros e insensíveis.
2006-12-07
23:16:56
·
12 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Família e Relacionamentos
➔ Família
Bom, não posso te dar uma resposta como mãe, mas posso te dar uma resposta como filha e adolescente. Certas vezes os pais tomam certas atitudes que machucam seus filhos, talvez por não compreendê-los, é de tudo o ser humano errar, os pais tem uma responsabilidade muito grande em aconselhar seus filho o caminho em que devem seguir, é certo o pai corrigir seu filho porque é seu dever, mas corrigi-lo com amor mesmo na hora da repreensão, mostrando que o que ele fez foi errado,mas mostrando que o ama, que o perdoá, mas que o que fez foi errado e que não deve ser feito de novo. Desta forma não machucará seu filho, mas o mostrará que foi errado o que fez para que não faça de novo. É assim que os meus pais fazem comigo os considero como acima de tudo pais e grandes amigos em que posso confiar sempre.
2006-12-07 23:51:37
·
answer #1
·
answered by Lindinha 1
·
1⤊
0⤋
É muito difícil castigar um filho, nos só pensamos em dar carinho e muito amor.
Porem se for necessário deve ser castigado sim, mais tarde eles irão agradecer pelo castigo, pois iram ser pessoal comprometidas com a moral e os bons costumes.
2006-12-08 00:25:42
·
answer #2
·
answered by Mama Cosma 4
·
1⤊
0⤋
por mais que doa deve prevalecer o que falou , sou mãe e sei o quando doi repreende-los. depois em forma de carinho faça elogios a algo que ele fez de bom e mande -o comparar a diferencia , num tom suave e pergunte-o: Notou a diferença: gosotou? por isso amo você e uma pessoa inteligente
2006-12-07 23:26:33
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Bom...sou tb uma adolescente,e acho q se seu filho cometeu um erro vc foi mt certo de castiga-lo senão ele vai fazer de novo ok!?
Agora deve conversar com ele,sabe....
boa sorte
2006-12-07 23:24:07
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Eu dou o castigo, mas não mudo o tratamento carinhoso e de confiança com eles, esse é o segredo, também não castigo em vista de estranhos ou vizinhos.
2006-12-07 23:19:28
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Talvez vc tenha sido duro demais com ele, não sei, pode ter chamado a atenção dele na frente de outras pessoas, de maneira que ele tenha se sentido humilhado, não sei... Mas de qualquer forma, se vc realmente errou ao reprende-lo, acredito que vc deve se retratar. Mas antes vc pode conversar com ele, e arrancar expontaneamente seu pedido de perdão. Depois vc se retrata com ele, explicando onde vc errou, se realmente errou.
2006-12-08 12:31:13
·
answer #6
·
answered by Rics 1
·
0⤊
0⤋
Viver é colecionar traumas, e citando Freud, só há civilização quando há repressão.
Você fez muito bem punindo seu filho quando ele fez algo de errado, pois previniu que ele se tornasse um marginal, um transgressor.
Com o tempo as cicatrizes saram e ele aprende a apreciar a educação que teve.
Sorte!
2006-12-08 00:18:37
·
answer #7
·
answered by Filosófica 4
·
0⤊
0⤋
se vc dar bronca e depois passar a não na cabeça isso tende a se repetir pense você tambem já foi adolecente e sabe como todos pensam deixe ele se arrenpeder sozinho e não se arrependa por ele isso nunca dara certo
2006-12-07 23:56:46
·
answer #8
·
answered by vivian 2
·
0⤊
0⤋
É muito chato ser repreendido. É chato mas necessário. Como vc falou a raiva é só na hora, se estamos errados não há motivo para ressentimento. Afinal se alguém nos corrigiu é pq se preocupa com a gente.
2006-12-07 23:25:28
·
answer #9
·
answered by Cari 3
·
0⤊
0⤋
Steiner...depois de um castigo nao devemos passar a mao na cabeça achando q o filho tah arrasado e tal...pq na verdade o castigo é pra ele se sentir arrependido do q fez de errado!!!
Pode sim haver uma conversa, expondo os pontos positivos e negativos...
Tudo bem se ele disser estar arrependido, mas nao devemos pedir desculpas por ter sido severo com ele...acho q nao seria certo dizer insensiveis...mas por mais q doi os pais devem dar corretivo nos filhos, porq depois q eles aprontam o q acham certo e tomam conta da situação é bem mais dificil reverter..e os pais certamente sofrerao bem mais com isso...
Entao...é melhor previnir q remediar...
nao sei se consegui te ajudar mas pelo menos tentei....hehehe
bjos boa sorte e um otimo final de semana
2006-12-07 23:22:44
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋