Claude Levi-Strauss assinala que a estrutura elementar do parentesco inclui três tipos de relações familiares:
1) a relação de consaguinidade (entre irmão e irmã);
2) a relação de aliança (entre marido e mulher) e
3) a relação de filiação (entre progenitor e filho).
Articulando suas formulações com a questão da estrutura inconsciente, Levi-Straus chega a uma definição do grupo familiar como sendo "um sistema relacional entre duas famílias, assentada na proibição do incesto como regra reguladora do intercâmbio do grupo que, para renovar-se, precisa da aliança heterossexual", sendo o casamento somente um dos múltiplos aspectos da troca entre grupos humanos que podem contrair aliança graças a essa regra da exogamia.
Mais especificamente, em seu texto "A família", Levy Strauss define que a palavra família serviria para "designar um grupo social possuidor de, pelo menos, três características:
(1) tem sua origem no casamento;
(2) é constituído pelo marido, pela esposa e pelos filhos provenientes de sua união, conquanto seja lícito conceber que outros parentes possam encontrar o seu lugar próximo ao núcleo do grupo;
(3) os membros da família estão unidos entre si por laços legais, direitos e obrigações econômicas, religiosas ou de outra espécie, um entrelaçamento definido de direitos e proibições sexuais, e uma quantidade variada e diversificada de sentimentos psicológicos, tais como amor, afeto, respeito, medo", dentre outros.
2006-12-07 13:54:41
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
levi strauss que se dane ! a monogâmia já existe há séculos. por que não milênios ,familias judaicas de mais de 100 a.c já viviam assim .,a poligamia era mais adotada por reis.
2006-12-09 18:39:10
·
answer #2
·
answered by ................................ 2
·
0⤊
0⤋
Caramba, pelo q me lembro vagamente sim, mas não tenho certeza.
abraços
2006-12-07 21:47:27
·
answer #3
·
answered by Sérgio, em tons azuis 5
·
0⤊
0⤋