English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-07 13:11:46 · 6 respostas · perguntado por Flávia 2 em Educação e Referência Nível Fundamental e Médio

6 respostas

“O imperialismo é um, produto do capitalismo industrial altamente desenvolvido. Consiste na tendência de toda a nação capitalista industrial para submeter ou anexar cada vez mais regiões agrárias (o sublinhado é de Kautsky), quaisquer que sejam as nações que as povoam.”(1*)

Esta definição não serve absolutamente para nada, visto que destaca de um modo unilateral, isto é, arbitrário, apenas o problema nacional (se bem que seja da maior importância, tanto em si como na sua relação com o imperialismo), relacionando-o arbitrária e erradamente só com o capital industrial dos países que anexam outras nações, e colocando em primeiro plano, da mesma forma arbitrária e errada, a anexação das regiões agrárias.

O imperialismo é uma tendência para as anexações; eis a que se reduz a parte política da definição de Kautsky. E justa, mas extremamente incompleta, pois no aspecto político o imperialismo é, em geral, uma tendência para a violência e para a reação. Mas o que neste caso nos interessa é o aspecto econômico que o próprio Kautsky introduziu na sua definição. As inexatidões da definição de Kautsky saltam à vista. O que é característico do imperialismo não é precisamente o capital industrial, mas o capital financeiro. Não é um fenômeno casual o fato de, em França, precisamente o desenvolvimento particularmente rápido, do capital financeiro, que coincidiu com um enfraquecimento do capital industrial, ter provocado, a partir da década de 80 do século passado, uma intensificação extrema da política anexionista (colonial). O que é característico do imperialismo é precisamente a tendência para a anexação não só das regiões agrárias, mas também das mais industriais (apetites alemães a respeito da Bélgica, dos franceses quanto à Lorena), pois, em primeiro lugar, estando já concluída a divisão do globo, isso obriga, para fazer uma nova partilha, a estender a mão sobre todo o tipo de territórios; em segundo lugar, faz parte da própria essência do imperialismo a rivalidade de várias grandes potências nas suas aspirações à hegemonia, isto é, a apoderarem-se de territórios não tanto diretamente para si, como para enfraquecer o adversário e minar a sua hegemonia (para a Alemanha, a Bélgica tem uma importância especial como ponto de apoio contra a Inglaterra; para a Inglaterra, tem-na Bagdad como ponto de apoio contra a Alemanha, etc.).
bj...

2006-12-08 00:33:55 · answer #1 · answered by eu Amabile 7 · 2 1

Características do império?...hummmm... "QUESTÃO DE CULTURA."

Vivemos no imperialismo até hoje. É só comparar a época do império, com os tempos atuais.

Coronéis, capatazes, escravos...
Grandes Empresários, Gerentes e operacionais que só ganham pra morar e comer. (como os escravos).

Por isso que o pais não muda.

2006-12-11 13:25:24 · answer #2 · answered by Seletivo 4 · 0 0

O imperialismo é um, produto do capitalismo industrial altamente desenvolvido. É uma tendência de toda a nação capitalista industrial para submeter ou anexar cada vez mais regiões agrárias quaisquer que sejam as nações que as povoam.

Esta definição não serve absolutamente para nada, visto que destaca de um modo unilateral, isto é, arbitrário, apenas o problema nacional (se bem que seja da maior importância, tanto em si como na sua relação com o imperialismo), relacionando-o arbitrária e erradamente só com o capital industrial dos países que anexam outras nações, e colocando em primeiro plano, da mesma forma arbitrária e errada, a anexação das regiões agrárias.

O imperialismo é uma tendência para as anexações; eis a que se reduz a parte política do conceito de Kautsky. E justa, mas extremamente incompleta, pois no aspecto político o imperialismo é, em geral, uma tendência para a violência e para a reação. Mas o que neste caso nos interessa é o aspecto econômico que o próprio Kautsky introduziu na sua definição. Os erros da definição de Kautsky são gritantes. O que é característico do imperialismo não é precisamente o capital industrial, mas o capital financeiro. Não é um fenômeno casual o fato de, em França, o desenvolvimento particularmente rápido, do capital financeiro, que coincidiu com um enfraquecimento do capital industrial, ter provocado, a partir da década de 80 do século passado, uma intensificação extrema da política anexionista (colonial). O que é caracteriza o imperialismo é exatamente a preponderância para a anexação não só das regiões agrárias, mas também das mais industriais (apetites alemães a respeito da Bélgica, dos franceses quanto à Lorena), devido, em primeiro lugar, a estar já concluída a divisão do globo, isso obriga, para fazer uma nova partilha, a estender a mão sobre todo o tipo de territórios; em segundo lugar, faz parte da própria essência do imperialismo a rivalidade de várias grandes potências nas suas aspirações à hegemonia, isto é, a apoderarem-se de territórios não tanto diretamente para si, como para enfraquecer o adversário e minar a sua hegemonia (para a Alemanha, a Bélgica tem uma importância especial como ponto de apoio contra a Inglaterra; para a Inglaterra, tem em Bagdá como ponto de apoio contra a Alemanha, etc.)

2006-12-09 16:08:29 · answer #3 · answered by Rodrigo 2 · 0 0

Busca de mercados consumidores, Busca de locais para investir e multiplicar seu capital, busca de matéria prima barata. Causa dominação cultural e dependência econômica das economias "menos desenvolvidas". É causa de guerras (expansão do capitalismo ou defesa deste): Guerras do Ópio,Primeira e Segunda Guerras Mundiais, a invasão do Iraque e do Afeganistão, etc.
Bjos....boa sorte

2006-12-07 21:23:07 · answer #4 · answered by Marcelo 1 · 1 1

imperialismo – capitalismo – globalização – movimentos sociais alternativos....................... PALAVRAS-CHAVE....
No processo de construção de um império mundial, o projeto imperialista caracteriza-se por articular o imperialismo ao capitalismo a ponto de tornar incompreensível cada um sem o outro.

2006-12-07 21:25:57 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 2

só vou te dar uma: A mídia.

Você que tem internet. pode acessar qualquer jornal do mundo capitalista, vais ver que sempre são as mesma noticias. aqui ou enqualquer outra parte do mundo capitalista. Na grande mídia

2006-12-07 21:16:36 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers