O Direito pode ser entendido como aplicação da norma em abstrato aos casos concretos, mas, sem que necessariamente haja alguma moral nisso.
A moral, os bons costumes, por assim dizer, é apontada por exemplo por Kant, como os fundamentos do dever íntimo da criatura, cuja envergadura moral é ornamentada pela retidão do caráter, e do cumprimento de dever honesto e indeclinável. Logo, o direito nem sempre é regado de moral; e a moral elevada, não se limita mera e simplesmente aos liames do direito imposto pelas leis mutáveis e revogáveis.
A base da moral repousa no universo da grande envergadura e do caráter espiritual do ser, enriquecido pela educação, pela cultura e sabedoria, e o sentimento de cidadania, bem como as bases do direito, muitas vezes repousam adormecidos nos vícios dos poderes políticos e na imoralidade social!
abraços, Wilar Frenco.
2006-12-07 13:39:42
·
answer #1
·
answered by Wilarmont P 5
·
0⤊
0⤋
Consideremos o caso de um conflito entre uma norma de Direito Positivo e uma norma moral. O Direito Positivo pode, por exemplo, estipular a obrigação de prestar serviço militar, que implica o dever de matar na guerra, enquanto a moral, ou uma certa ordem moral, proíbe que se mate de maneira incondicional. Sob tais circunstâncias, o jurista diria que 'do ponto de vista moral pode ser proibido matar, mas isto é irrelevante do ponto de vista jurídico'. Do ponto de vista do Direito positivo como um sistema de normas válidas, a moral não existe enquanto tal; em outras palavras, a moral não é, em absoluto, levada em conta como um sistema de normas válidas, se o Direito Positivo for considerado como sendo tal sistema. A partir desse ponto de vista, existe um dever de prestar serviço militar e nenhum dever contrário. Do mesmo modo, o moralista diria que 'do ponto de vista jurídico, alguém pode estar sob a obrigação de prestar serviço militar e matar na guerra, mas isso é moralmente irrelevante'. Isto quer dizer que o Direito não aparece, de modo algum, como um sistema de normas válidas se basearmos nossas considerações normativas na moral. Deste ponto de vista, existe um dever de recusar a prestação de serviço militar e nenhum dever contrário. Nem o jurista, nem o moralista afirmam que ambos os sistemas normativos são válidos. O jurista ignora a moral como um sistema de normas válidas, assim como o moralista ignora o Direito Positivo como sendo tal sistema. Nem a partir de um nem a partir de outro ponto de vista, existem ao mesmo tempo dois deveres que se contradizem simultaneamente. E não existe nenhum terceiro ponto de vista
2006-12-07 21:20:16
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Quando vc tem moral para falar com alguém ou mesmo criticá-la é pq nunca fez algo de tão errado como ela ou igual a oq ela fez...portanto você tem o direito de criticá-la mas se você é imoral com a pessoa com certeza não terá direito de criticá-la
2006-12-07 21:18:20
·
answer #3
·
answered by chuantss 3
·
0⤊
1⤋
Veja ao contrário: se vc não tiver moral qual direito terá?
2006-12-07 21:15:15
·
answer #4
·
answered by Harry 3
·
0⤊
1⤋
Nem tudo que é errado é imoral, como nem tudo que é direito e moral.
É preciso conhecer a legalidade da moralidade.
Nem tudo que é imoral é ilegal.
2006-12-07 21:06:51
·
answer #5
·
answered by Carlos Rosa 2
·
0⤊
1⤋