Em qualquer movimento, a velocidade pode variar em módulo (se o movimento não for uniforme) e direção (se a trajetória não for retilínea)*.
Por esse motivo, a aceleração (grandeza que mede a variação da velocidade) de um corpo é decomposta em duas acelerações componentes: a aceleração tangencial e a aceleração centrípeta, ou aceleração normal.
A primeira tem a mesma direção da velocidade em cada ponto, e altera o seu módulo, já a segunda tem direção perpendicular à velocidade, alterando a sua direção.
Observe, portanto, que nos movimentos retilíneos uniformes (MRU), não aparece nenhuma das acelerações, pois a velocidade não varia em direção (Retilíneo) nem em módulo (Uniforme).
Já no caso do Movimento Circular Uniforme (MCU), a velocidade não varia em módulo (Uniforme), mas VARIA em direção (Circular). Logo, há aceleração centrípeta e NÃO há aceleração tangencial.
Ora, para provocar aceleração, deve haver uma FORÇA. A força que provoca a aceleração centrípeta é denominada força centrípeta, e a força que provoca a aceleração tangencial é denominada força tangencial.
Concluímos então que no MCU há a atuação apenas da força centrípeta, gerando uma aceleração centrípeta que provoca variação na DIREÇÃO da velocidade.
*Eventualmente pode ocorrer inversão no sentido do movimento, mas somente se também variar o módulo da velocidade.
2006-12-09 09:54:45
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu não sei exatamente o que esta sigla quer dizer, mas veja no link abaixo , se é o que vc procura: http://www.webopedia.com/TERM/M/MCU.html (coloca no tradutor do yahoo)
2006-12-07 18:36:52
·
answer #2
·
answered by Rocker 4
·
0⤊
0⤋