English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O futuro Secretário Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Sr. Luiz Paulo Conde, disse em entrevista so jornal O Globo que não considera música sertaneja como cultura brasileira, e sim cópia do country americano. Disse também que faria muitos espetáculos na sua gestão mas nada de Roberta Miranda, Zezé di Camargo e Luciano, etc. Concordam com ele? Eu, sinceramente, apesar de não apreciar esse tipo de música, achei uma declaração de extremo mau gosto e preconceituosa, principalmente vindo de um futuro Secretário de Cultura.

2006-12-07 04:30:58 · 25 respostas · perguntado por Marcelo Oliveira 4 em Entretenimento e Música Música

25 respostas

Ele tem razão em até certo ponto, infelizmente há alguns cantores de mal gosto que simplesmente plageiam o estilo americano, mas o que ele não pode esquecer que atrás desse estilo também há grandes compositores, eu particularmente não gosto deste estilo musical, hoje em dia já não se fazem mais músicas de conteúdo, mas se vc pegar algumas letras antigas de músicas verá que há conteúdo que traz muito para a cultura brasileira, o que não podemos fazer é generalizar, dizer que só porque não gostamos não é bom...
é de se admirar que um secretário da cultura faça um comentário infeliz desses...

2006-12-07 04:44:43 · answer #1 · answered by Kika 5 · 0 0

Concordo, não é cultura brasileira, como Rita Lee já dizia, sertanejo e rodeio são só copias do lixo cultural americano.

2006-12-07 12:39:21 · answer #2 · answered by @@@@@@@@@@@@@@ 3 · 2 0

o sertanejo é cultura brasileira sim, principalmente o de raiz. muita gente acha que sertanejo são as músicas das duplas que fazem sucesso hoje, melosas e meio abobalhadas, mas o verdadeiro sertanejo é cultura brasileira sim!

2006-12-07 14:55:54 · answer #3 · answered by w 4 · 1 0

Não concordo.
Primeiro, o sertanejo de raiz é criação do nosso povo.
Segundo, o "neo-sertanejo" também, nasce do sertanejo de raiz (comprovado pela mania de cantar em duplas), misturado com o country americano adaptado ao gosto brasileiro.
O tal secretário além de preconceituoso é inculto. O Rio de Janeiro está bem servido.

2006-12-07 13:17:43 · answer #4 · answered by Filosófica 4 · 1 0

Não concordo. Tem muito rock girando por aí como se fosse cultura brasileira e ninguém reclama. Não que eu gosto de um ou de outro, mas não concordo com nenhuma forma de discriminação só por que "eu" não gosto da coisa.

2006-12-07 12:43:59 · answer #5 · answered by Cida 6 · 1 0

Acho que ele tem razão até certo ponto... Por que a música sertaneja que ouvimos hj realmente não passa de uma cópia da Música country americana sim! Zezé de Camargo & Luciano, Leonardo, Chitanzinho & Chororó ( esse até certo ponto) Vendeream a alma ... não é mais como era antigamente como ... Tonico e Tinoco entre outros que no momento não lembro tocam outro tipo de música sertaneja , algo que emana da alma brasileira os que continuam a fazer esse tipo de som legitimamente brasileiro são Sergio Reis e Almir Sater entre outros ... assista na TV Cultura Domingo de manhã tem um programa de música sertaneja de verdade .. vai ver a diferença ...

2006-12-07 12:38:45 · answer #6 · answered by Sweet Lady 2 · 1 0

Claro que é já assistiu a Inezita Barroso na Cultura é um gênero musical do Brasil produzido a partir da década de 1910 por compositores rurais e urbanos, outrora chamada genericamente de modas, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuques, cujo som da viola é predominante.
O folclorista Cornélio Pires conheceu a música caipira, no seu estado original, nas fazendas do interior do Estado de São Paulo e assim a descreveu em seu livro "Conversas ao pé do Fogo":
-"Sua música se caracteriza por suas letras românticas, por um canto triste que comove e lembra a senzala e a tapera, mas sua dança é alegre".
Cornélio Pires em seu livro "Sambas e Cateretês", recolheu letras de música cantadas nas fazendas do interior do estado de São Paulo no início do século XX, antes de existir a música caipira comercial e gravada em discos. Sem o livro "Sambas e Cateretês" estas composições teriam caído no esquecimento.
Inicialmente tal estilo de música foi propagado por uma série de duplas, com a utilização de violas e dueto vocal. Esta tradição segue até os dias atuais, tendo a dupla geralmente caracterizada por cantores com voz tenor (mais aguda), nasal e uso acentuado de um falsete típico.

2014-03-30 14:27:36 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

É sempre perigoso, ao meu ver ,usar o termo cultura brasileira. Musica sertaneja é típica e faz parte da cultura do interior dos estados do Sul, São Paulo, Minas e Centro-Oeste.Mas a sertaneja de raiz verdadeira, não essa cópia que se faz atualmente do country americano, que nesse ponto concordo com o dito cujo que disse isso. Porém como sou curitibana, aqui se houve muita musica gaucha, além da sertaneja.Do mesmo jeito que um nordestino houve forró e´um carioca houve samba.Tudo é música brasileira talvez, mas é bom lembrar que não somos um país de cultura histórica.Temos influências européias, africanas e indigenas.Não acho que com o país desse tamanho e tão diverso alguém possa achar que seu tipo de música regional é mais brasileiro que o do outro.

2006-12-07 14:36:30 · answer #8 · answered by dark jazz 5 · 0 0

Marcelo,
Realmente ficou um pouco estranha a declaração.
É verdade que a nova música sertaneja tem muito do country americano, mas a cultura é uma coisa viva e hoje também esse estilo se insere nos valores culturais.
Particularmente classifico como sertaneja as canções de viola, hoje apenas tocadas nas rádios de interior, algumas músicas consideradas até como clássicos da música caipira nacional.
Talvez o secretario tenha colocado suas palavras se referindo estritamente ao cenário carioca e fluminense, onde, apesar de grande, a preferência pela nova música sertaneja não chega a ser tão significativa como outros ritmos. Talvez...
Bom seria saber se ele vai prestigiar o Reizado ( Folias de Reis) e outras tantas manifestações culturais que inequivocamente traduz a história de nossa gente por gerações.
Bom também que, a considerar esse posicionamento, os mais expressivos valores da raiz do samba agora tenham vez nas contratações para shows e eventos, com cachês nos mesmos níveis dos artistas internacionais.

2006-12-07 13:00:10 · answer #9 · answered by Geninho 4 · 0 0

No dia-a-dia do interior é comum ouvir música caipira e sertaneja nas rádios. Ao longo dos anos, forjou-se uma divisão de que a música raiz é mais “autêntica” e a sertaneja, proveniente de um Brasil “atrasado”.

Ambas são da mesma origem e se diferenciam somente devido ao êxodo rural — vinda do homem do campo para a cidade.

Mas as duas têm o seu lugar na cultura brasileira.
A música caipira fala de valores muito antigos; já a sertaneja reflete valores mais ordinários, coisas mais passageiras deste mundo sem raízes



Música sertaneja é típica
do Brasil "mestiço"

2006-12-07 12:58:13 · answer #10 · answered by kdvced 3 · 0 0

§§Concordo plenamente e assino em baixo, se vc estivesse falando da musica caipira aquela de tonico e tinoco, essa sim representaria a cultura de nosso pais agora essa p.orra de sertanejo e somente algo que a tv colocou no mercado pq sabem que a maiori do povo é alienadop pela midia§§

2006-12-07 12:57:12 · answer #11 · answered by Marlon 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers