Aninha, o grupo terrorista que praticou tal atrocidade foi o Setembro Negro. E os Jogos Olímpicos foram realizados em 1972, e não em 1970, pois não se realiza tal competição em ano de Copa do Mundo, É muito possível que o Setembro Negro tenha agido por ordens diretas do então terrorista Yasser Arafat, que anos mais tarde alegou ter "renunciado ao terror" (alguém acredita ?) para presidir a ANP (Autoridade Nacional Palestina) que veio a existir depois de muitas rodadas de negociações com representantes de diversos países. Nos anos 70 Arafat e seus colaboradores diretos não aceitavam a existência de Israel por este ser um estado judeu, porém essa postura foi modificada após algumas pressões iternacionais. Arafat fundou ainda o partido político Fatah. Com o Fatah nascia o Hamas que nada mais era que um braço armado do referido partido. Hoje Fatah e Hamas são partidos rivais. O Fatah é liderado por Mahmoud Abbas que tem a presidencia da ANP. O Hamas elegeu recentemente IsmaiI Haniyeh, de linha extremista e anti-Israel como primeiro ministro, dividindo assim a ANP em duas facções e levando dificuldades aos palestinos. Outro grupo que não reconhece a legitimidade do Estado de Israel é o grupo sírio Hezbollah, que tem grande atuação também no Líbano, onde estão neste momento tentando derrubar o governo. É bem provável que o Setembro Negro tenha servido de inspiração para os demais grupos que surgiram no decorrer do tempo . Para saber mais sobre o Setembro Negro e o atentado de 1972 recomendo o filme Munique.
2006-12-08 01:53:33
·
answer #1
·
answered by Hemerson L 2
·
0⤊
0⤋
O grupo terrorista que assassinou e seqüestrou os 11 atletas israelenses nos jogos olímpicos de 1970 foi o setembro negro.
2006-12-07 22:22:37
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
setembro negro
2006-12-07 13:03:51
·
answer #3
·
answered by jorge de aquino silva a 1
·
1⤊
0⤋
Permita-me uma correção:
O atentado ocorreu nos jogos olímpicos de 1972 em Munique na Alemanha, e não em 1970.
O grupo responsável pelo atentado: Setembro Negro - simpatizante da causa palestina.
2006-12-07 11:59:45
·
answer #4
·
answered by piteco 3
·
1⤊
0⤋
Os Jogos Olímpicos de 1972 em Munique na Alemanha Ocidental foi um ponto decisivo para muitas nações européias na luta contra o terrorismo. Às 4h da manhã de 5 de setembro de 1972, dois guardas que patrulhavam a vila olímpica de Munique - onde estavam hospedados os atletas participantes dos jogos - viram quando oito homens pularam a cerca perimetral carregando grandes sacos. Como eles vestiam agasalhos esportivos, os guardas imaginaram que fossem atletas voltando de uma noitada. Na verdade, era um comando do grupo palestino Setembro Negro, decidido a seqüestrar a equipe israelense.
Armados com fuzis Kalashnikov e granadas, os palestinos dirigiram-se rapidamente ao edifício onde estavam os israelenses. Após uma luta breve mas violenta, durante a qual morreram o halterofilista Joseph Romano e o treinador de luta romana Moshe Weinberg, nove atletas e membros da delegação foram levados como reféns. Os restantes conseguiram escapar pelas janelas e pela porta dos fundos. O edifício logo foi cercado por trezentos policiais armados e começaram as negociações, O chanceler da Alemanha Ocidental, Willy Brandt, entrou em contato com o governo israelense. E deixou claro que não pretendia satisfazer nenhuma das exigências. Israel também disse que não atenderia a nenhuma das exigências e ofereceu o Sayeret Matkal, que naquela época era provavelmente a única unidade no mundo, à parte o SAS da Grã-Bretanha, com capacidades de resgatar os reféns. Infelizmente o governo alemão recusou a oferta.
Desta forma as forças de segurança bávaras elaboraram então um plano para libertar os reféns, descartando a possibilidade de um ataque ao edifício, o que resultaria na morte dos israelenses. Finalmente, decidiu-se declarar que o governo aceitava a exigência dos terroristas - um avião para conduzi-los à Tunísia com os reféns -, na esperança de desfechar o ataque quando fossem embarcar.
Às 22h os terroristas e os reféns - estes amarrados e de olhos vendados - foram conduzidos para um heliporto próximo. Três helicópteros decolaram para Fürstenfeldbruck - dois transportando terroristas e reféns, o outro conduzindo os negociadores alemães. Os dois primeiros pousaram a 150 m do avião da Lufthansa que deveria voar para Tunis, sob a observação de cinco atiradores da polícia bávara, escondidos no teto da torre de controle. Dois terroristas subiram para inspecionar o interior do avião, enquanto outros dois desciam dos helicópteros acompanhados pêlos pilotos; quando os dois primeiros terroristas saíram do avião, os atiradores abriram fogo. Três terroristas foram mortos, mas os outros dispararam nos reféns e na torre de controle, onde um policial foi morto.
Os terroristas resistiram até depois da meia-noite, quando, num último gesto de desafio, um deles saltou do helicóptero e arremessou uma granada em sua direção, incendiando-o. Este e outro terrorista foram abatidos; os outros três acabaram sendo capturados pelo pessoal da segurança. Todos os reféns foram encontrados mortos, amarrados dentro dos helicópteros.
A conseqüência imediata do massacre de Munique foi uma série de ataques aéreos israelenses a alvos palestinos no Líbano e na Síria. Entre os efeitos a longo prazo podem ser citados a campanha de assassinatos Ira de Deus, promovida por.unidades especiais israelenses, a formação generalizada de esquadrões anti-terroristas e, como seria de esperar, uma profunda relutância em atacar terroristas quando ainda estejam de posse de reféns.
2006-12-07 11:59:31
·
answer #5
·
answered by NINA 2
·
1⤊
0⤋
SETEMBRO NEGRO.
Em setembro de 1972, o grupo chamado Setembro Negro, descrito pela mídia ocidental como uma fachada operacional usada pelo grupo Fatah de Arafat, sequestrou 11 atletas israelenses durante os Jogos Olímpicos da Alemanha. No confronto com a polícia que invadiu o local, os atletas foram mortos, o que ficou conhecido como o "Massacre
2006-12-07 11:48:54
·
answer #6
·
answered by APRENDIZ DE Y!R 5
·
1⤊
0⤋
Setembro Negro
A Organização Setembro Negro (BSO - Black September Organization) foi um grupo terrorista palestino, fundado em 1970. O nome do grupo vem do conflito conhecido como "Setembro Negro", que começou em 16 de setembro de 1970. Quando o rei Hussein da Jordânia declarou uma ordem militar em resposta ao atentado fedayeen para tomar o seu reino, resultando em mortes ou expulsões da Jordânia de milhares de palestinos. O BSO começou como uma pequena célula dos homens de Fatah determinados a se vingar do rei Hussein e do exército jordaniano. Militantes da PFLP, como as-Sa'iqa, e outros grupos se juntaram
O BSO é muito conhecido pelo seqüestro e assassinato de 11 atletas israelitas, e o assassinato de um policial alemão, durante o ataque à Vila Olímpica dos Jogos Olímpicos de Munique na Alemanha em 1972. Que ficou conhecido como o Massacre de Munique.
2006-12-07 11:46:54
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O grupo palestino Setembro Negro
2006-12-07 11:46:50
·
answer #8
·
answered by Diana S 2
·
1⤊
0⤋