English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Meu irmão mais velho tem 25 anos. Ainda mora com minha mãe.
Até então, ele só pensava em festa, saía de segunda a segunda, deixava meus pais loucos de preocupados, bebe, fuma cigarro e maconha.
Está fazendo pela terceira vez a ultima materia da faculdade... trabalha na grafica de um amigo...
Mas hj, ele veio com uns papos que quer mudar, que nunca construiu nada na vida dele, que essa vida de festas não vale a pena, etc.

Quero muito que isso seja real, e não apenas uma decisão momentanea...

Como dizer para ele que essa vida nunca o levará a lugar nenhum? De uma forma que faça -o reflitir?

Bjs e obrigada!

2006-12-07 03:02:35 · 20 respostas · perguntado por Anonymous em Família e Relacionamentos Família

20 respostas

Oi Dry...

Parece que ele já foi capaz de refletir sozinho né?!

Mas para reforçar a idéia e torná-la mais séria e não apenas momentânea, dê a ele exemplos de pessoas próximas a vocês que obtiveram sucesso levando a vida a sério e de pessoas que ficaram fumando maconha o dia inteiro e hoje são uns fracassados.

Mas não se pode esquecer que curtir a vida tmb é importante. Eu não saio mais de segunda a segunda. Já foi a época. Mas gosto de sim de pegar uma **** balada animal com a galera, ir numas raves de vez em quando.

Deve-se procurar o equilibrio. Não pode ser só trabalho, trabalho, thabalho, mas tmb não pode ser só boemia! Inclusive pq boemia custa caro! (pelo menos a minha...)

É preciso tmb estabelecer metas. Mas só estabelecer não adianta. Tem que traçar um plano para atingi-las... e segui-lo. As metas devem ser bem objetivas e com datas para serem cumpridas... Não serve algo do tipo: "Ficar rico um dia". Tem que ser: "Acumular um patrimônio de R$200.000,00 nos próximos 3 anos"

Desejo boa sorte ao seu irmão. Espero que ele possa continuar curtindo a vida, mas de forma mais responsável e adulta.

Beijos...

2006-12-10 05:40:55 · answer #1 · answered by Shadow 2 · 0 0

Bem, conheço casos assim, e até identifico, quanto a ele querer mudar bem assim "de longe" eu só posso mostrar uma coisa a Ele, que é um livro.

Esse livro contém instruções, já mudou milhares de vidas.
Pessoas ja foram curadas.

O unico jeito.

Esse livro é a bíblia, mostra o caminho único a ser seguido.
Cristo que ele mesmo disse que é "o caminho a verdade e a vida"


Cara, que seu irmão seja abençoado, que tenha uma vida nova.
Qualquer coisa, peço encarecidamente que me mande um e-mail.
Abraços!!!

Deus te abençoe!

2006-12-07 11:21:48 · answer #2 · answered by BassistBard 2 · 1 0

Minha querida, tenho um "filho" que foi assim até exatamente os 25.
Daí ele viu que seus companheiros se formaram, começaram a pensar em constituir família, trabalhar, tem dinheirinho prá muitas coisas, e ele não.
Ainda continuava mamando deitado, com a pouca grana que o pai dava, perspectivas de trabalho ficando cada vez mais longe, enfim, a água bateu na bunda!

Eles mesmos acabam por enxergar que eles pararam no tempo e o mundo continuou girando. Se sentem frustrados, um verdadeiro lixo!

Dê apoio e incentivo às novas atitudes dele. Fique por perto sem julgar, e te garanto, ele será seu melhor amigo pro resto da vida.
Beijinhos

2006-12-07 11:15:33 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

olha só, a melhor coisa é vc insentivá-lo, diga a ele que essa vida que está levando vai levá-lo cada vez mais para o fundo do poço, quanto mais tarde mais difícil ficará para ele abandonar os vícios.....

boa sorte!!!!!

2006-12-07 14:44:03 · answer #4 · answered by Aline 2 · 0 0

O que você pode dizer é que se ele não começar a vida dele agora, ele vai ser nada quando tiver mais velho. E um homem sem nada, não tem família, não tem amigos, não tem nada. Ele tem que dar um jeito na vida logo. E fala para seus pais pararem de dar essa vida mole para ele. É po isso que ele tá nessa.@

2006-12-07 14:41:27 · answer #5 · answered by Rocha 5 · 0 0

Quando vocês dois estiverem juntos, chame-o para uma conversa, mas tem que ser CARA Á CARA.
VOCÊ DEVE ENFRENTÁ-LO NOS OLHOS.

MOSTRE Á ELE O QUANTO É BONITO VIVER UMA VIDA SEM CONTRADIÇÕES.
MOSTRE Á ELE UMA NOVA CHANCE DE SER FELIZ.

2006-12-07 14:24:33 · answer #6 · answered by Kalzely 3 · 0 0

Quando a pessoa reconhece que não está legal e pretende mudar é um ótimo sinal. A partir desta decisão talvez ele vá precisar de muito apoio das pessoas da familia, principalmente de você que se preocupa com ele. Se ele mora e tem um bom relacionamento com os pais, isso favorece muito, pois com amor e compreensão da familia o resto o tempo se encarrega de resolver. Outra coisa são as amizades, as vezes é necessário dar um tempo pra um, ou outro, amigo que insiste em convidá-lo para festas regado a bebidas e drogas.

2006-12-07 12:46:41 · answer #7 · answered by marinho 1 · 0 0

Bom, a melhor forma de vc ajuda-lo, é sendo sincera com ele, ja que ele mostrou que está arrependido, então sente-se com ele , e tenha um papo de irmão para irmão, peça para ele procurar um grupo de apoio, para que ele consiga vencer esse vício.
Boa sorte!

2006-12-07 12:37:29 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

o instrumento principal ele já tem em mãos que é a vontade de mudar. agora você deve aproximar-se dele como amiga o máximo que puder. sinta-se proibida de fazer cobranças, toda pesso que bebe, que fuma, fuma maconha e que tenha qualquer que seja o vício, não gosta de cobranças. eu sou meu próprio exemplo; bebo apenas CERVEJA, começo na sexta a noite, enrolo até o sábado, paro apenas no domingo pela tarde. se na segunda quando eu voltto do trabalho alguem vir cobrar que estou bebendo demais, fico uma jararaca cega, mordo qualquer um. por isso te digo, procure ser atenciosa e cuidadosa com ele, tambem não é preciso vc fazer todoas as suas vontades, tem que ser uma atenção restrita. abraços.

2006-12-07 11:23:52 · answer #9 · answered by geraldoleao10 3 · 0 0

Convida ele para uma festa faça ele beber todas, e quando estiver mal para caramba você leva ele para casa e assim que amanhecer quando estiver no apice da ressaca você senta perto dele e fala todas as verdades, não zuando ele mas sim dizendo as coisas boas que ele está deixando de fazer.

Dá muito certo.

Já testei com minha irmã!

Hoje é uma mãe mais dedicada que minha propria

2006-12-07 11:14:58 · answer #10 · answered by Fala sério 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers