Aos 13 anos meu filho passou fase ruim. Num fim de semana, num sítio com colegas, de noite alguém pegou as chaves do carro do proprietário e voltou com ele batido. Acusaram meu garoto, achei que era verdade. Quando chegou em casa, fiquei furioso, ele achou que eu ia bater (acho que ia), se afastou, rolou uma escada, quebrou um dente, o que deu um sério problema. Depois soube que tinha sido o zelador, que botou a culpa no garoto. Isso não podia ter acontecido em pior momento, pois o menino estava realmente mudando e deixando de aprontar. Daquele dia em diante, só falou comigo o necessário. Nunca esqueceu, nunca me perdoou. Hoje 25 anos, é engenheiro, grande pessoa. Ontem recebi um email dele,dizendo que teve complicações com o dente e teve que fazer um implante. Mandou cópia de de um laudo e de uma conta de 3 mil, solicitando reembolso. Julga que devo pagar, por ser eu o responsável pelo acidente e por não ter, na época, escolhido profissional competente. Acham que devo pagar?
2006-12-07
00:43:35
·
24 respostas
·
perguntado por
Adrian
1
em
Família e Relacionamentos
➔ Família
Mais triste que a questão do dinheiro, é esse total rompimento com meu filho, o seu profundo ressentimento.
2006-12-07
00:47:21 ·
update #1
Caro Adriano,
Para começar, e como pai que já criou vários filhos, sou solidário com você na sua dor diante da atitude MATERIALISTA do seu filho e a perspectiva de um rompimento. Porém, posso apenas dizer -lhe como eu entendo essa questão e o que eu faria, mas a decisão final deve ser só sua.
1- Você está com um profundo sentimento de culpa que deve ser eliminado, pois todos estamos sujeitos a falhas de julgamento e você foi induzido a pensar que seu filho era o culpado pelo acidente com o carro. A sua ameaça acarretou no restante, mas isso foi obra do acaso.
2- Seu filho, já adulto, deveria ter compreendido sua titude e também que o acidente na escada foi consequência de uma fatalidade. Nesse sentido, parece-me que ainda é um jovem imaturo, embora já seja um bom profissional.
3- Obviamente, a atitude de cobrança de R$ 3.000,00 mostra, além de uma tendência materialista do seu filho, que ele ainda sente rancor pelo ocorrido, o que não é bom e põe de manifesto que o relacionamento entre vocês está deteriorado há muito tempo.
4- Diante disso, não creio que seja um pagamento ou uma carta possam resolver a situação. Acredito que o necessário é uma CONVERSA FRANCA, cara a cara, na qual você poderá desculpar-se e explicar suas justificativas, mas, acima de tudo, OUVIR os argumentos dele. Dependendo do que seu filho lhe diga, você poderá tirar conclusões importantes a respeito do fato atual, do caráter do seu filho e do que pode esperar dele no futuro.
Sinto muito, Adriano; essas coisas às vezes derrubam o nosso moral para continuar a luta, mas vá adiante, não se abale!
Boa sorte!
2006-12-07 01:46:11
·
answer #1
·
answered by Luis S 3
·
0⤊
0⤋
Eu acho que vc tem que pagar sim! afinal de contas, vc não acreditou na palavra de seu filho na época, preferindo acreditar no Zelador. Vc pagando a conta, de repente possa amenizar o ressentimento que seu filho tem por vc e quem sabe depois disso ele lhe trate de outra forma.
2006-12-07 05:28:02
·
answer #2
·
answered by KeroSaber 7
·
0⤊
0⤋
Olha voçe deve pagar se tiver dinheiro para tal..e deve procurar seu filho e ter uma conversa com muito carinho com ele,e pedir que ele perdoe qualquer erro teu pois voçe só quiz o bem dele ..nao é?ele com certeza ficou traumatizado fisica e psicológicamente isso é muito claro e evidente..voçe nao consegue ver isso?..pense..voçe era o pai..a unica pessoa que deveria defende-lo acusou..ele sofreu um acidente que até hoje tem consecuencias..que voçe quer? que ele sorria..mesmo sem dente?nao se culpe mais também nao se faça de vitima..pois ele é que se deu mal..vai até ele e seja pai abraça ele chore por ele..ama-o..e diga filho desculpa seu pai por nao ter acreditado em ti..e diga-lhe pai e filhos tem muitos problemas pela vida mais nao devem ser inimigos..e pague o dente dele se puder..ele é teu sangue e tua carne..o que ele faz hoje nao é pelo dinheiro..apenas está dizendo pai...estou magoado contigo.
2006-12-07 01:43:18
·
answer #3
·
answered by princesa 2
·
0⤊
0⤋
É amigo, só quem é pai e mãe pode entender com profundidade seu problema!
Vc já tentou explicar para ele tudo o que nos contou?
Se vc já fez isso e ele não entendeu, o que vc poderá fazer a não ser esperar.. porque qdo ele for pai aí o pensamento dele a respeito da vida e das coisas com certeza vai mudar.
Ele vai entender com mais clareza, que um pai, apesar de sempre querer o melhor para seus filhos, tb erra, e erra porque é humano, apesar de ser pai não tem obrigação de acertar sempre!
O engraçado é que dos filhos ninguém cobra perfeição...
Pergunte a ele se um dia ele fez algo com o qual se arrependa, e se ele pudesse mudar isso como ele faria...talvez seja um bom começo..
Eu ainda lhe digo: ore muito por ele, para que Jesus afaste dele as más influências espirituais, porque o Pai que está no céu sabe o porque de tudo isso..nós não, mas ele sabe, quem sabe não é um desafeto de sua vida passada!
Procure ao máximo se entender com seu filho!
Mande a conta de volta para ele, se vc puder pague o implante, se não puder envie um desenho de um coração e diga a ele, que mais do que um dente vc já deu para ele: deu a vida e quase tudo o que ele é. Se vc sentir que agiu errado lá atrás..peça perdão, e se ele não lhe entender, dê o tempo necessário para que Deus faça o entendimento chegar, mas faça a sua parte..procure-o e fale com ele, nem que seja para ouvir besteiras dele!!
Um grande abraço e que Jesus abençõe sua união com seu filho!
2006-12-07 01:16:23
·
answer #4
·
answered by duda 3
·
0⤊
0⤋
r
Coisa difícil quando não se conhece o perdão não acha,......
penso que vc já tentou falar com ele,dizer que todos erram e que se você errou ele havia dado motivos anteriormente para que vc assim pensasse, depois nunca houve nada que mostrá-se que se ele mudou e vc também?????
Agora isso de mandar a conta é provocação,birra mesmo, não vc não deve pagar, porque se ele se feriu em conseqüência de um acidente (bem entendido), ele também se formou em conseqüência de um lastro, se é uma grande pessoa teve ajuda e acho que isso também tem um custo que vc não mandou para ele não é? ( E nem deve).
O que vc precisa é reconstruir sua relação, a profissão que ele escolheu esta cheia de exemplos maravilhosos de coisas que uma vez destruídas podem dar lugar a outras ainda melhores.
É uma questão de projeto.
Acho que mandar o dinheiro seria como encerrar um capitulo,sem ter esclarecido nada, se vc gosta dele engula o orgulho, se arme de paciência e tente se aproximar quantas vezes forem necessárias, se ele não quiser pense nele com amor e deixe o tempo passar um dia ele será pai, marido e também vai errar e se lembrar de vc
2006-12-07 01:06:40
·
answer #5
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
Acho que seu filho não tem a necessidade de lhe cobrar este valor, afinal de contas ele é um engenheiro, e se o está cobrando é por pura mágoa e é com esta parte que você deve se preocupar, se for necessário ajuda-lo com a despesa, tudo bem, mas principalmente mostre o que você sente por ele, chame-o para conversar, desfaça o mal entendido, pois a boa relação em família não tem preço, principalmente quando se trata de um filho e você deixou passar muito tempo para explicar a situação, mas nunca é tarde para se reconquistar o amor de um filho.
Sucesso!
2006-12-07 01:00:15
·
answer #6
·
answered by Mfontoura 2
·
0⤊
0⤋
Que engenheiro é esse que não pode pagar 3 mil no dente?fala sério essa situação é ridícula...não entre nessa chantagem dele pois ele sabe que tudo que vc mais quer é que ele reate com vc e está usando isso para te ter nas mãos, talvez ele tenha feito issodesde aquele dia na escada....Cara, pai assim como filho erra, e ele não pode te culpar pois como vc disse ele aprontava muito antes, então vc como não tem bola de cristal tem todo direito de ficar desconfiado...Isso que seu filho está fazendo é desprezível e sinceramente vc deveria ter vergonha dele, afinal ele já é um homem e se ele tem ou tiver filhos vai se arrepender do que está fazendo com o senhor...
2006-12-07 01:00:07
·
answer #7
·
answered by Kenshin Himura 2
·
0⤊
0⤋
Você não deve pagar e fala para ele cobrar do Zelador ou procesa-lo por danos materias e pessoais.
2006-12-07 00:59:14
·
answer #8
·
answered by Marcelo R 1
·
0⤊
0⤋
é uma situação dificil, procure ajuda-lo e conquistá-lo para obter perdão.
2006-12-07 00:51:58
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sinceramente , acho que foi um acidente, pois você não o empurrou escada a baixo.
É uma pena que seu filho de 25 anos seja tão imaturo.
Se tiveres condições pague , para evitar maiores confusões.
2006-12-07 00:51:31
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Que situação complicada vc teve com seu filho heim... Olha pra ficar de boa com seu filho e evitar mais confrontos acho que vc deveria pagar esse valor que seu filho está cobrando.Não dá pra dizer de quem foi a culpa afinal , naquela hora do acidente, ele estava nervoso e com medo por vc acusa-lo e bater no garoto.E vc tambem não sabia se confiava em quem estava acusando o garoto, ou no seu filho.Boa sorte pra vc e tente sempre manter um bom relacionamento com seu filho.
2006-12-07 00:51:24
·
answer #11
·
answered by ♡Sophia♡ 7
·
0⤊
0⤋