Brilho no olhar, coração leve como a pluma e a certeza de que não importa o aspecto físico, o que realmente vale é a certeza de não se ter passado o dia sem realizar uma boa ação.
2006-12-07 04:07:36
·
answer #1
·
answered by Cida 6
·
0⤊
0⤋
Helda,
A beleza para quem lida com criação deve entender como cognição e emoção que estão unidas na experiência estética.
Ou seja, um padrão dotado de beleza é caracterizado por um ótimo grau de densidade informacional.
Alexander Baumgarten, fundador da estética moderna, definiu a experiência estética como a forma “sensível” do conhecimento em oposição à forma “racional–conceitual”. Para ele o belo representaria o pólo oposto da razão.
Já Nelson Goodman, filósofo americano, em seu livro Languages of art, censurava essa separação estrita entre as esferas cognitiva e emocional afirmando que: “Colocamos, de um lado, impressões dos sentidos, percepções, deduções, hipóteses, fatos e verdade; de outro, prazer, dor, interesse, satisfação, reações emocionais, simpatia e aversão. Com isso tornamo–nos incapazes de perceber que as emoções funcionam cognitivamente na experiência estética”.
Com este procedimento, praticamente todos os fenômenos de experiência estética descritos pela psicologia experimental podem ser classificados em quatro categorias:
1. Beleza do primeiro tipo. Surge das relações dos elementos no interior de um modelo. Essas propriedades são a coerência, a simetria, o equilíbrio, a clareza, a simplicidade, a harmonia, a elegância, a unidade, a continuidade e - talvez o mais importante - a adequação. Descrevem um certo tipo de ordem no interior de um modelo.
2. Beleza do segundo tipo. Refere–se menos a um objeto e mais a uma relação pessoal entre o objeto e quem o contempla. Ou seja, ligação, familiaridade, confiança, empatia, ou a possibilidade de participar pessoalmente de algo. Pensamentos e objetos adquirem valor estético quando nos tocam pessoalmente, nos emocionam, quando refletem algo de nós, quando nos identificamos com eles de alguma forma, ou projetamos neles nossos pensamentos e emoções.
A beleza do segundo tipo está na base de fenômenos tão distintos como a simpatia, a sensação de pertencer a um lugar e também nossa predileção por teorias e idéias de acordo com nossa visão de mundo. Além disso, não é simplesmente a familiaridade que produz o valor estético, mas uma particular mistura do novo e do familiar.
3. Beleza do terceiro tipo. Os critérios de beleza são estímulo, excitação, novidade, complexidade, mas também criatividade. É belo sentir–se criativo. A beleza não refere apenas a objetos, mas também a ações. Pode ser belo fazer novas descobertas, produzir arte, escrever livros, ou expressar as próprias idéias. A beleza dessas ações não depende tanto de o objeto produzido ter sido belo: a questão mais importante é se lidar com esse objeto foi uma experiência estimulante.
4. Estética elementar. Esta é a categoria que melhor corresponde à concepção da beleza como experiência sensorial e sensação de prazer. Nossa preferência por sons harmônicos, paisagens fluviais, rostos simétricos ou corpos bem moldados faz parte desta categoria. A característica central das teorias da estética elementar é que os objetos não possuem nenhum caráter simbólico adicional. Uma rosa, nesse aspecto, é realmente uma rosa, não um sinal de afeto, nem um símbolo romântico, nem uma metáfora para o florescimento e a decadência.
Estas quatro categorias nos ajudam a descrever as sensações estéticas em toda sua amplitude e, ao mesmo tempo em que nos fornecem uma nomenclatura para valores de beleza, deixam espaço para preferências individuais.
Este sistema de classificação dos valores estéticos tem também uma utilidade prática para todos os que lidam com a produção e divulgação de conhecimentos. Designers, artistas, jornalistas, publicitários, pedagogos ou cientistas podem e devem levar em conta os valores estéticos fundamentais, de forma consciente ou puramente intuitiva. [Webinsider]
Sobre o autor
Marcos Nähr (marcos@marcosnahr.com.br) é designer e web developer na Dell Brasil
2006-12-07 01:01:33
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Beleza é uma pinta qualquer na pele.
Responder filosofando? Entao ai vai a resposta em Alemão, pois segundo o Caetano Veloso, só é possivel fiolosofar em Alemão.
Se meu tradutor traduziu corretamente, seria:
irgendeine tröpfeln in die Haut.
2006-12-07 00:17:29
·
answer #3
·
answered by Carlos M 7
·
1⤊
0⤋
a beleza é algo k agrada aos sentidos, um bem estar para lá da descriçao... é um sentimento bom k nos atrai...
2006-12-11 07:21:16
·
answer #4
·
answered by manshanegra 3
·
0⤊
0⤋
beleza é algo que faz nossos sentidos saltarem de felicidade, traz poesia pra vida é muito bom ver algo bonito como uma paisagem, um filhote de animal bem fofinho e por que não uma pessoa bonita. a beleza por si só não é uma coisa errada como muitos querem que seja, ela faz bem aos olhos é só isso. agora é bom deixar de lado certos mitos como que a aparência tem alguma coisa a ver com personalidade uma pessoa pode ser boa ou má independente da beleza ou feiúra.
2006-12-11 06:35:51
·
answer #5
·
answered by Poly 3
·
0⤊
0⤋
É O JEITO DE CADA PESSOA. CADA PESSOA É BONITA DO SEU JEITO.
2006-12-11 05:55:50
·
answer #6
·
answered by Cristina V 1
·
0⤊
0⤋
A beleza das flores quase sem perfume........indefinivel beleza.....me coloco aos teus pes.....
2006-12-08 10:38:07
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
axu q ser belo eh algo q vc sente...eh qdo vc se sente belo,Eh ser belo e nao estar...qdo vc se sente,automaticamente vai passar isso pros outros..
2006-12-07 03:45:03
·
answer #8
·
answered by violeta 1
·
0⤊
0⤋
Beleza é a luz que flui de dentro d vc. Não é aquela coisa superficial que se acaba com o tempo; é o alimento da alma, é a aspiração por sempre fazer algo melhor, é sentir uma harmonia q vem de dentro, que não pode ser simplesmente percebida pelos olhos, mas pelo coração. é algo que causa bem-estar e alegria... Enfim, beleza é ter caráter.
bjinho, feliz natal
2006-12-07 02:49:00
·
answer #9
·
answered by Flor - RS 3
·
0⤊
0⤋
Beleza é a honestidade e o caráter da pessoa.
A pessoa pode ser linda de rosto e ter um corpo esbelto. Mas, se esta pessoa é chata, egoísta, mentirosa e insuportável, o encanto se acaba.
A beleza de alguém está nas atitudes.
2006-12-07 00:35:16
·
answer #10
·
answered by Ana 3
·
0⤊
0⤋
Definir o Belo é tarefa muito difícil e demorada para ser exposta aqui e agora!
Resumindo: A beleza é aquilo que nos faz arrepiar, um prazer que não podemos definir de onde vem e porque vem! É a fruição estética em seu estado maior!
2006-12-07 00:33:12
·
answer #11
·
answered by masaju 6
·
0⤊
0⤋