Desde o início de sua colonização, por ingleses, o ideal americano foi de desenvolvimento, pois a colonização americana não foi extrativista (como a nossa). Ao invés de retirar recursos naturais e levar pra inglaterra, o povo procurou construir um país forte, com ideais progressistas.
Foi assim que começou, e tudo que aconteceu por lá, como a marcha para o oeste visava dominar o território para fins de propriedade, sem extrativismo. A partir daí, conforme o país foi crescendo, foi aumentando a ambição pelo poder, e aos poucos os EUA se tornaram o país oportunista, explorador e arrogante que é hoje.
2006-12-06 23:04:38
·
answer #1
·
answered by Lu!Z 1
·
3⤊
0⤋
nem tanto pela primeira guerra, mas a segunda guerra mundial teve importância fundamental na transformação dos EUA em super-potência; com a europa em guerra os Americanos foram responsáveis por fornecer material bélico (armas, aviões, navios), alimentos e outras coisas mais. Com isso a indústria Americana deu um salto enorme em suas exportações, inclusive empregando pela primeira vez (em massa) a mão de obra feminina; e claro que dai pra cá houve muito investimento do dinheiro ganho em educação, pesquisa (foi e ainda e oferecido a especialistas de vários campos, oportunidade de vir para os EUA desenvolver suas especialidades - e claro, explora-las aqui mesmo....) e implementação de tecnologia. Um controle brutal sobre a taxação de tudo que eles importam também faz parte desse processo.
2006-12-07 07:01:44
·
answer #2
·
answered by curiosity101 3
·
2⤊
0⤋
Porque foi colonia de expansão e não de exploração como a maioria do países da américa Latina. Os novos ricos da Inglaterra tinha que buscar outro lugar para viver, já que possuíam consideráveis fortunas e não havia mais terras na velha Inglaterra.
2006-12-07 06:59:27
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Durante a primeira e segunda guerras, os EUA se tornaram o principal fornecedor mundial de armas, embarcações, aviões de guerra.
O mundo inteiro se endividou com os EUA.
Com isso eles subsidiaram a pesquisa, a pesquisa gerou tecnologia, a tecnologia rende dividendos.
2006-12-07 06:42:51
·
answer #4
·
answered by Charles Brown 6
·
2⤊
0⤋
Porque quem emigrou pra lá foram famílias para fundar uma nação. Ao contrário de nosso país que só veio aventureiros para explorar recursos naturais clandestinamente.
2006-12-07 07:46:00
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A Princípio, os EUA eram colônia para ocupação e não exploração (como Brasil, e muitos outros países da África e América Latina), assim como a Nova Zelândia e Austrália, que são países desenvolvidos que foram colônias Inglesas. Esse fato fez com que os EUA se desenvolvessem desde o séc. XVI.
Mas o que fez ele virar uma potência foram as Duas Grandes Guerras Mundiais.
Após acabar a 1ª Guerra, a Europa estava devastada, então os Americanoscomeçaram a fornecer alimentos, máquinas, entre outras coisas para os Países se reenguerem. Mas em 1929 a europa se recuperou e houve a queda da bolsa de New York. Foi uma grave crise, que afetou também ao Brasil (principal fornecedor de café dos EUA). Os EUA se recuperaram fazendo campanhas incentivando o consumo intenso de seus produtos por sua própria população. Também começou a Abriri Filiais de suas empresas em diversas partes do Mundo.
Logo acontece a 2ª Guerra, onde os EUA se aliaram as Potências Européias contra o nazismo e facismo. E outra vez a Europa foi devastada. Então o EUA ofereceram novamente a "ajuda", inclusive ao Japão, que foi devastado por eles mesmos. Então foi aí que os USA tomaram a Frente do Mundo Capitalista e terminaram por difundir suas empresas por todo o Mundo.
A Guerra Fria fez com que o Mundo Capitalista investisse em armamento bélico. Os EUA implantaram a idéia da Moeda Papel (através de um plano do qual não me lembro o nome), onde os países só poderiam emitir moeda conforme a quantidade de ouro em seus bancos centrais, mas na década de 70 a maioria dos países europeus tinham se recuperado, e tinham muitos dólares em caixa e exigiram que os EUA trocassem por Ouro, então quebraram o acordo e desde então os governos capitalistas emitem moeda conforme gira sua economia. O Dólar passa a ser uma "Moeda Universal" muito forte até o final do século XX, mas no início do Séc XXI perde sua força.
Resumindo, os EUA aproveitaram a destruição causada pelas guerras para financiar a recuperação dos países prejudicados e assim ter uma pendência com eles e captar capitais. E também pelo fato das Multinacionais Norte-Americanas estarem espalhadas por todo o Mundo. Pra se ter uma idéia o PIB ¹ dos EUA é muito menor do que o PNB ².
Espero ter Ajudado
¹ PIB= Produto Interno Bruto ▬ Tudo que é produzido dentro do território de um país, independe da nacionalidade da empresa.
² PNB=Produnto Nacional Bruto ▬ Tudo que é produzido por empresas de capital nacional, ou seja, toda riqueza produzidas por Empresas que têm suas sedes em determinado país (Matriz e filiais multinacionais)
2006-12-07 07:11:51
·
answer #6
·
answered by GUITAR MAN 6
·
1⤊
0⤋
Processo histórico. Primeiro os EUA não foram colonizado com o intuído de exploração mas como de expansão. Ou seja, a população estava migrando efetivamente para a América. Depois teve o fato de se aproveitarem muito bem da devastação da primeira guerra mundial, emprestando dinheiro para os países europeus. E por fim, eles cresceram em uma época em que existia espaço para isto, e cresceram com um foco diferente.
2006-12-07 07:09:27
·
answer #7
·
answered by Blue Guy 3
·
1⤊
0⤋
Muito estudo, boas escolas, muito trabalho.
O computador, por exemplo, "nasceu" nos Estados Unidos. A maioria dos "prêmios Nobel" (título dado por uma organização sueca) é americana. Os Estados Unidos são um dos países que mais ganham dinheiro com aparelhos de televisão. E sabem quantas fábricas de televisores existem nos Estados Unidos? nenhuma, eles ganham dinheiro porque a maioria das peças que compõem um televisor é patente americana.
A fabricação de veículos em massa começou lá (Henri Ford), a fabricação de aviões de grande porte começou lá...e por ai vai...
2006-12-07 06:49:50
·
answer #8
·
answered by fran 7
·
1⤊
0⤋
Tudo tem a ver com a História desse país; as pessoas foram para lá para ficarem e se estabelecerem, não, apenas para explorarem os recursos e voltarem para as suas terras, assim geraram riqueza que foi aplicada no desenvolvimento do, próprio, país.
2006-12-09 13:25:46
·
answer #9
·
answered by Miguel P 6
·
0⤊
0⤋
Infelismente a origem e o desenvolvimento do povo brasileiro foi a partir do que os portugueses não queriam pra eles, enviavam para aqui, o que era lixo lá. Aqui, era só destruir, "catequizar", escravisar. A população que foi para a america do norte, era de melhor nível moral e tinham em mente desenvolver e evoluir na nova terra.
Os EUA se unem contra os outros povos e não contra eles mesmos. Um americano não "entrega" outro americano para um estrangeiro, coisa que o brasileiro faz "de bandeja", infelizmente... A Amazônia, F.M.I., as estradas brasileiras todas mal conservadas, mas a venezuela "ganhou" uma ponte da "nossa" Petrobrás...O brasileiro só valoriza o que é estrangeiro, linguagem, modo de ser, etc
2006-12-07 07:58:10
·
answer #10
·
answered by lina_z3n 3
·
0⤊
0⤋