English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Esta pergunta foi inspirada num diálogo (entre uma freira e um professor de História) do filme "As Invasões Barbaras"

Freira: Vivemos uma época terrível...

Professor: Ao contrário do que se diz, o século XX não foi tão terrível assim. Salientando-se que neste século as guerras fizeram 100 milhões de mortos, acrescente-se 10 milhões nos Gulags Russos e 20 milhões nos campos chineses, teríamos um total de 135 milhões. Não seria tão impressionante assim. Se quer algo terrível falemos do século XVI , onde espanhois e portugueses fizeram desaparecer 150 milhões de índios da América Latina. Massacre de 150 milhões de pessoas sem bombas nem câmaras de gás, apenas usando machados e com o apoio de sua Igreja (a católica). A ponto de Holandeses, alemães , Ingleses e americanos se sentirem inspirados e massacrarem mais 50 milhões. O maior massacre da humanidade e nem um museu do Holocausto existe para esta história.

2006-12-06 14:34:23 · 18 respostas · perguntado por Zahara 1 em Artes e Humanidades História

18 respostas

Oi Zahara.
Concordo com hamas, política, poeta e amora rubra. Ao longo da nossa história acompanhamos massacres, genocídios, violências terríveis. Seja por sede de poder, ignorância, preconceito, religiosidade. Os seres humanos precisam apenas de uma desculpa para colocar para fora toda agressividade que reprime.
Vemos isso em países como a França (na perseguição dos huguenotes aos católicos e dos católicos aos huguenotes), na Índia (ingleses dizimando vilas hindus), nos Estados Unidos (ingleses e norte-americanos massacrando tribos inteiras dos índios), no Brasil (além dos índios isso também ocorreu com os quilombolas), na China (japoneses massacrando os chineses), em Jerusalém (os cruzados matando os muçulmanos), na Europa (durante a Inquisição), na África (guerras inter-tribais), em Kosovo (genocídio)...
Não dá para citar tudo. A humanidade está mudando? Talvez, mas continua indiferente à pobreza, fome, doença do próximo. A tal ponto de fazerem testes com remédios anti-AIDS e placebo (que não cura) em aidéticos africanos, para verificar quanto tempo uma pessoa sobrevive com a doença sem medicação para combatê-la.
É cruel, mas real!

2006-12-13 06:12:57 · answer #1 · answered by taisa.ladeira 3 · 0 0

A humanidade gostou e se acostumou a viver no meio do horror,
os mais antigos não eram mais terríveis q os de hoje.Pois a capacidade de abandonar,não se importar e até mesmo prejudicar o próximo está a cada dia maior.Então os massacres continuam,por causa da falta de uma boa educação e formação.

2006-12-13 02:56:26 · answer #2 · answered by Dayane G 1 · 1 0

A resposta a esta pergunta é um desafio. Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega (e, come depois). A humanidade evolui (saíndo do estágio em que se encontra) através da luta do maior para comer o menor. Existem momentos da história que apresentam maior lucidez, onde os melhores vencem os piores e existem outros que os diferentes são aniquilados pelos não iguais, simplesmente. O equilíbrio da história se faz pela polaridade entre o bem e o mal, e entre a justiça e a injustiça. E quem conta a história oficial são sempre os vencedores, que às vezes, não são os melhores. Que pena!

2006-12-11 11:19:07 · answer #3 · answered by amora rubra 2 · 1 0

creio q não
a stória da humanidade é repleta de altos e baixos
muito sangue derramado e muitas descobertas em prol da vida

2006-12-06 15:39:10 · answer #4 · answered by gio a 2 · 1 0

Sempre foi. E o mais engraçado que ela se repete, sempre.
O homem mata, destroi, escreve sobre isso e repete.
Mata, destroi, escreve sobre isso e repete.
Mata. destroi, escreve sobre isso e repete.
É isso....mata, destroi e ..........

2006-12-13 12:08:24 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

É sim, Zahara . A historia da humanidade é uma historia de horror. Basta vc lembrar qual era a diversão das familias na Roma antiga, e nos feudos da idade média. Derramamento de sangue no coliseu, e nas liças dos nobres. Não sou tão otimista (sonhador) como o Du, mas acho que estamos no caminho certo. Afinal hoje algumas pessoas sentem repulsa por este tipo de esporte.( violência)

2006-12-11 07:39:41 · answer #6 · answered by poeta 6 · 0 0

tai cara nessa eu vou concordar com voce porque o que tem acontecido de atrocidades ate hoje é um absurdo

2006-12-10 08:49:30 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Sempre achei que o maior mal da humanidade são as religiões em nome de Deus foram e são exterminados muita gente .

2006-12-09 13:17:49 · answer #8 · answered by pena 5 · 1 1

Agradeço imensamente a vc por me fornecer um belíssimo tema para discussão em sala de aula.
Grande pergunta e muito bem elaborada. Parabéns!
Vejo que aqui ela não foi mal interpretada por alguns, ou talvez seja mania aqui no YR dar-se respostas tão simplistas, sectárias e raivosas para perguntas que só falam de nós mesmos.
Acho sim, que nossa história é uma história de horror com um papel bem potencial da igreja católica e da religião em geral em todas as épocas. a própria revolução industrial foi uma historia de horror, o expansionismo capitalista é uma história de horror, a tentativa de implementação do comunismo é uma historia de horror, isso para não falarmos das guerras de ontem e as que nos abatem hoje.

2006-12-07 00:00:02 · answer #9 · answered by Politica 1 · 1 1

Zahara, Olá! Boa madrugada (de quinta). Serei breve hoje: A História da humanidade (?) é uma história de horror. Abrindo a página inicial deste hoje, vi a manchete que refere a estudo da ONU: 1% da humanidade detém (ora) metade de toda a riqueza do munco. Afora o diálogo que v transcreve, acrescento somente, devido a motivos muito particulares), que nas "Guerras de Religião" na França (que muito estudei, católicos e huguenotes cometeram as mesmíssimas atrocidades: arrasaram aldeias inteiras, violentaram mulheres e crianças etc etc etc. Tudo em nome de Deus! Como diz um poeta francês, amigo meu: "[...] deveríamos dar graças aos animais dada sua fabulosa inocência..." (de cor).
Se v gosta de cinema, indico-te dois filmes, um digamos abordando o "nada negativo" e o outro, o "nada positivo", respectivamente: "Professione: Reporter" de Michelangelo Antonioni e "Nostalghia" de Adreï Tarkovski. São os dois filmes de minha vida.

Abraço para você!

2006-12-06 15:15:03 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers