A Filosofia Moderna e Descartes
I. A Filosofia Pré-Moderna: Tendências Básicas
Para entender a filosofia moderna é necessário entender a filosofia que a precedeu -- a medieval e, até certo ponto, a filosofia antiga.
Embora haja consideráveis diferenças entre a filosofia antiga e a medieval, e mesmo entre as diversas correntes que constituíram uma e outra, é possível detectar uma certa tendência básica naquilo que poderíamos chamar de "filosofia pré-moderna", e que engloba elementos básicos de uma e de outra.
Para a filosofia pré-moderna, em primeiro lugar, a existência daquilo que na filosofia moderna se convencionou chamar de "mundo exterior" (a realidade externa à nossa mente) não é um problema. Para ela, é pacífico que existe um mundo fora de nossa mente, que é objeto de nosso conhecimento. Isso não precisava ser demonstrado, porque não havia se tornado um problema.
Para a filosofia pré-moderna, em segundo lugar, a realidade contém objetos e fatos. Objetos são coisas e fatos são estados de coisas. Tanto objetos como estados de coisas existem, na realidade: eles são descobertos, não constituídos.
Além disso, e em terceiro lugar, para a filosofia pré-moderna o mundo exterior é objetivamente ordenado. A realidade não é composta meramente de objetos e fatos isolados uns dos outros. Objetos e fatos se vinculam uns aos outros, através de várias relações, dentre as quais a principal é a de causalidade.
A relação de causalidade, para a filosofia pré-moderna, existe objetivamente na realidade: um evento realmente causa o outro, e isto é um fato que pode ser constatado. A realidade não é composta apenas por "fatos atômicos" -- evento a e evento b, por exemplo -- mas também por fatos complexos -- evento a causando evento b, por exemplo. A relação de causalidade, portanto, não é redutível à relação de contigüidade espaço-temporal, como diria Hume. Ela comporta também o nexo causal.
Leia todo o artigo que vc. vai encontrar o que procura, um abraço.
2006-12-06 12:16:11
·
answer #1
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
É se adaptar à realidade para se viver bem dentro dos limites impostos pela sociedade e por nós mesmos.
2006-12-10 11:06:55
·
answer #2
·
answered by elisamakai 5
·
0⤊
0⤋
Filosofia Moderna é aquela que, a partir do século XVII, passa a adotar um método para a investigação da verdade. Este método baseia-se sobretudo nos conceitos de ordem e medida, herdados da matemática. Não se trata, porém, de reduzir as questões filosóficas a operações matemáticas, mas de usar o rigor da matemática para solucionar essas questões, ou seja, aplicar a mathesis universalis.
Os filósofos modernos aplicaram diferentes métodos em suas investigações. Francis Bacon, por exemplo, criou o método indutivo, baseado na experiência controlada pala razão; dessa experiência, denominada por ele de experimento, são obtidos os axiomas que serão utilizados na solução dos problemas científicos e filosóficos.
Já Descartes criou o método indutivo/dedutivo. Para ele, devemos duvidar de tudo aquilo que não conhecemos com certeza. Afastados todos os conhecimentos que temos do mundo pelos sentidos (que podem ser enganosos), ele conclui que a única certeza inicial que podemos ter é que existimos porque pensamos - o famoso penso, logo existo. A partir dessa primeira idéia clara e distinta - clara, porque pode ser conhecida apenas pela nossa razão, ou luz natural, e distinta - porque não pode ser confundida com nenhuma outra idéia - ele constrói a cadeia de razões, deduzindo outras idéias a partir das intuições iniciais. O método cartesiano é considerado o marco inicial da filosofia moderna.
2006-12-08 06:53:00
·
answer #3
·
answered by nj.camargo 2
·
0⤊
0⤋
Filosofia Moderna é apenas aquela produzida entre o fim da Idade Média e o Início da Idade Contemporânea, tomando como parâmetros a queda de Constantinopla em 1453 e a Revolução Francesa em 1789.
2006-12-07 02:32:12
·
answer #4
·
answered by Little S 5
·
0⤊
0⤋
As mesma s interrogações. Os sentimentos não mudam, e nem a incessante busca pela resposta da nossa angustiante pergunta: Quem somos nós??
2006-12-06 21:15:37
·
answer #5
·
answered by Nilde M 3
·
0⤊
0⤋
Acho que é o Iluminismo as ciências das luzes como é conhecido, na Alemanha temos o George Heghel, Goethe, Descartes porém ele apareceu bem antes do iluminsmo Também o não menos citado ,Emanuel Kan.Conceito basico idependecia absoluta a qualquer autoridade sendo ela Ciêntifica ou Religiosa.
È apenas um pequeno apéndice`s da Filosofia da Idade Modérna.
SEm falar no Positivismo e sua vasta argumentação,sobre a sacralização das artes.......!
2006-12-06 20:04:24
·
answer #6
·
answered by Véio ZUZA 6
·
0⤊
0⤋
Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philia - amor, amizade + sophia - sabedoria) modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou visões de mundo) em uma situação geral, abstrata ou fundamental. Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade. As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Estas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por uma determinado grupo ou determinada relação humana. A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o Homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade. Assim a partir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão. São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias agregadas ao conhecimento humano. Contudo o conhecimento científico por sua própria natureza torna-se suscetível às descobertas de novas ferramentas ou instrumentos que aprimoraram o campo da sua observação e manipulação, o que em última análise, implica tanto na ampliação, quanto no questionamento de tais conhecimentos. Neste contexto a filosofia surge como "a mãe de todas as ciências". Didaticamente, a Filosofia divide-se em:
Lógica: trata da preservação da verdade e dos modos de se evitar a inferência e raciocínio inválidos.
Metafísica ou ontologia: trata da realidade, do ser e do nada.
Epistemologia ou teoria do conhecimento: trata da crença, da justificação e do conhecimento.
Ética: trata do certo e do errado, do bem e do mal.
Filosofia da Arte ou Estética: trata do belo.
2006-12-06 19:26:56
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋