Tempo: 1947-1991;
- 1947: partido comunista grego lidera a guerrilha e o governo democrático-liberal, que era pró-britânico, solicita ajuda dos EUA, do ocidente para evitar a sovietização do berço da democracia- Doutrina Truman (lançou a Guerra Fria em 1947).
2006-12-06 16:00:45
·
answer #1
·
answered by adericleverson 7
·
1⤊
1⤋
Na verdade, o termo guerra fria designa o confromto ideologico, politico, economico e ate mesmo cultural que colocou duas maiores potencias mundiais, de um lado, os E.U.A. e de outro a Russia. Todavia a designacao guerra fria tem origem no comentario do jornalista norte americano...que perpetuou o conflito que viria a terminar em 1991, apesar de nao haver concordia em relacao a data pelos estudiosos.
2014-09-28 23:54:48
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
.Após a segunda guerra mundial, dois blocos distintos de países se constituíram: de um lado, o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos; do outro, o bloco comunista liderado pela União Soviética.
Embora cada lado defendesse seus interesses e procurassem se fortalecer ainda mais, não houve confrontos diretos por isso esta recebeu o nome de Guerra fria.
2006-12-08 15:15:36
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
o termo surgiu pq a guerra foi indireta. por exemplo os estados unidos comprava um navio ai a urss(uniao sovietica) comprava um maior ainda para ele se sair como superior
só que nessa "guerrinha"mtos sairam prejudicados como outroa\s países que entraram tbm na guerra
2006-12-07 06:11:29
·
answer #4
·
answered by ma 2
·
0⤊
0⤋
R=A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.
2006-12-07 05:16:33
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Guerra Fria é o período no qual ocorreu uma guerra ideológica entre o mundo socialista, cuja principal potência era a União Soviética e o mundo capitalista, representado pelos EUA. É chamada Guerra Fria pois não houve conflito direto e armado entre as duas potências.
2006-12-07 01:23:56
·
answer #6
·
answered by eu 1
·
0⤊
0⤋
Em meados do século XIX, quando o movimento operário começava a ganhar força, Karl Marx e Friedrich Engels anunciaram a chegada do fantasma do comunismo para assombrar as nações da Europa. Com isso, os dois pensadores e militantes do socialismo queriam dizer que, em pouco tempo, os trabalhadores organizados estariam varrendo do continente a sociedade burguesa e a ordem capitalista, implantando um mundo justo, solidário e fraterno. Sem ganâncias ou arrogâncias. O pesadelo da burguesia...
O "fantasma" apareceu, de fato, na revolução bolchevique de 1917, na Rússia. Sobre os escombros do velho império czarista - irremediavelmente abalado durante a Primeira Guerra Mundial - os revolucionários russos fundaram a União Soviética e começaram a construir o primeiro Estado e a primeira sociedade comunista da história contemporânea.
Aquele era um acontecimento intolerável para os governos dos países capitalistas. A vitória do socialismo na Rússia abria um precedente perigoso, que colocava em risco a ordem de exploradores e explorados, que eles se esforçavam por manter. Logo países como a Grã-Bretanha e os Estados Unidos declararam guerra ao novo Estado, enviando contingentes armados para tentar sufocar já no berço a revolução bolchevique. Não conseguiram e, precocemente, tornaram-se inimigos declarados dos soviéticos.
Desde essa época, um permanente clima de hostilidade e desconfiança marcaria as relações entre norte-americanos e britânicos, de um lado, e soviéticos, de outro; parecia não haver um único ponto de concordância entre eles. Só uma situação muito excepcional poderia proporcionar algum tipo de aproximação entre adversários tão ferrenhos.
2006-12-06 11:36:04
·
answer #7
·
answered by lilica 2
·
0⤊
0⤋
A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.
É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado nalgum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.
Com essa frase, o pensador Raymond Aron definiu o período em que a opinião pública mundial acompanhou o conturbado relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética.
2006-12-06 10:11:19
·
answer #8
·
answered by Marivaldo L 6
·
0⤊
0⤋
Olha se não me engano foi um esquimó que não concordou com a venda de uma geladeira e iniciou uma guerra com os vendedores tacando bolas de neve nele. (Alias essa historia se passou no Polo Norte)
O nome do esquimo eu não me lembro
2006-12-06 10:10:46
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eh q lah na Polônia onde teve a guerra fria, fazia muito frio.
2006-12-06 10:22:30
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋