A radioatividade ou radiatividade (em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis.
A radioatividade pode ser:
* Radioatividade natural: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e polui o meio ambiente.
* Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.
Bjus =]
2006-12-06 08:31:19
·
answer #1
·
answered by cris 7
·
2⤊
2⤋
Radioatividade é um fenômeno natural em alguns elementos químicos, que tem número atômico 92 ou mais. Esses núcleos, densamente povoados por partículas, emitem pedaços em altas velocidades (radiações).
Os elementos radioativos naturais emitem 3 tipos de radiações:
a alfa que não chega penetrar tua pele, a beta que atravessa a pele e músculos e chega até os ossos e a gama que atravessa teu corpo inteiro. Se precisar de mais detalhes, consulte
http://www.cnen.gov.br/cnen_99/educar/radioatividade.htm
tem muita coisa por lá.
2006-12-06 08:32:14
·
answer #2
·
answered by Cientista 7
·
2⤊
0⤋
Radiotividade é a propriedade que tem um elemento de emitir certas partículas, que emitem energia, estas partícula podem ser:
alfa, beta ou gama.
A mais perigosa é a gama pois ela é uma forma de energia ondular, ou seja atravessa os corpos, sendo assim a mais perigosa.
2006-12-06 10:19:06
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
R=A radioatividade ou radiatividade (em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis.
A radioatividade pode ser:
Radioatividade natural: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e polui o meio ambiente.
Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais
2006-12-08 02:07:38
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
é a actividade dos radios
2006-12-06 08:14:24
·
answer #5
·
answered by Rodrigo_SP 3
·
0⤊
3⤋