English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

80% de tudo o que vende o mercado literário é "auto-ajuda". Partindo dos pressupostos que todos temos uma criança interior que foi violentada e precisa ser mimada e de que temos de nos "bastar" e nos dar uma nota 10, estaremos para nos tornar uma sociedade de "bastantes", ou, assim como tivemos o Iluminismo, o Romantismo, o Positivismo, será que teremos um "bastantismo"?

2006-12-06 04:47:37 · 2 respostas · perguntado por Chester 6 em Artes e Humanidades Outras - Artes e Humanidades

Que tipo de pai, mãe, irmão, filho, empregado, patrão e amante é alguém que se basta?

2006-12-06 04:49:08 · update #1

2 respostas

Ninguém se basta, isto é ilusão. Precisamos do outro para nos afigurarmos como seres humanos, só reconhecendo no outro um ser humano posso eu me reconhecer humano também. Ninguém se basta afetivamente, somos seres que necessita do toque, do olhar, da aprovação do outro e, principalmente, da comunhão com o outro. Na verdade, esta individualidade desenfreada, este cuidado excessivo com o nosso espaço e com o espaço do outro está fazendo com que percamos algo doce, sensível e especial, que é a intimidade. Nossa vivência sem intimidade é fria, distante, mata a solidariedade, o amor ao próximo. Nem sempre é a nossa criança interior que foi violentada, muitas vezes é o nosso adulto que se violenta através do desamor ou do medo do amor.

2006-12-06 05:03:13 · answer #1 · answered by Lis 4 · 0 0

Os livros de auto-ajuda são uma praga que deveria ser banida da face da Terra. Trzaem soluções simplistas, baseados no " eu posso" e que de saída realmente podem dar um incentivo, mas que a médio prazo, quando as promessas não se realizam, podem levar o coitado que acreditou nos picaretas/escritores a ter duas conclusões: sou um idiota/incompetente completo ou existe uma conspiração contra mim...O sucesso, ao contrário do que esses autores dizem, não é para todos, nem para os mais preparados, mas tem um componente de sorte muito grande. O dito sorte = preparo + oportunidade (Lair Ribeiro) nem sempre ocorre. Outras obras estão levando em conta uma capacidade mental no mínimo indigente...Só isso para explicar Paulo Coelho, lair Ribeiro Shianisnaki (é isso?), Bonfiglioli et caterva...

2006-12-06 12:38:46 · answer #2 · answered by Mario F 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers