English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

Guernica...só mundialmente conhecida pelo quadro de Picasso...
Se esse quadro não existisse ninguém teria ouvido falar em Guernica.
Guernica é uma representação de Picasso da guerra civil em Espanha no tempo do General Franco que, com o seu aliado Hitler combateu os anti-fascistas que mandavam em Espanha, Portugal e Alemanha.
Guernica representa o massacre e o sofrimento de um povo, o povo Basco que ainda hoje luta pela independência e que lutou até à morte pela liberdade. Guernica, de Picasso, não é mais do que um desenho surrealista da sua visão do sucedido. Os olhos das pessoas são o maior realce de todo o quadro...Para os pormenores deste quadro do maior precursor do Cubismo basta ler o que vem descrito tanto na Wikipedia como no Google...

2006-12-06 05:20:27 · answer #1 · answered by David F 4 · 0 0

Picasso expressa sua indignação e revolta por tantas mortes na guerra ocorrida na Cidade de Guernica na Espanha, pintando a obra de mesmo nome da cidade "Guernica"! bjos

2006-12-09 22:17:26 · answer #2 · answered by ♡Nany♡ 5 · 0 0

Esta obra foi um protesto contra bombardeio com a guerra civil que os espanhóis sofreram em Guarnição, ele como protesto fez esta obra que ficou sendo muito conhecida.
Os seus elementos são confusos, naturalmente retratando a guerra.
Acho que agora se encontra em Madri, não tenho certeza.

Este meu avatar é uma pintura minha.

2006-12-07 21:11:40 · answer #3 · answered by Veterana. 7 · 0 0

Poderíamos dizer que Guernica é uma tela da resistência. Pablo Picasso ao pintá-la para o Pavilhão da Espanha na Esposição Internacional de Paris em 1937 estava fazendo um ato de denúncia à política fraquista! Este quadro viajou o mundo e esteve aqui no Brasil, na Bienal de Arte Moderna em 1951. Com este propósito, a grande tela arrecadou uma quantia considerável para financiar ações dos grupos de resistência ao franquismo na Espanha que durou até fins da década de 60. Neste aspecto, a pedido do próprio Picasso, Guernica só retornaria a Espanha quando o regime do ditador Franco estivesse caido. Por isso ficou tanto tempo no MOMA em Nova York! Hoje é exposto no Museu Nacional Centro de Artes Reina Sofia e que tenho muito orgulho em dizer que trabalhei nele como conservador-restaurador que sou, quando estive neste museu por uma bolsa de estudos em 1999.

2006-12-06 12:54:44 · answer #4 · answered by masaju 6 · 0 0

a cidade de Guernica foi bombardeada pelos alemães por ordem de Franco. a pintura representa o sofrimento da população.

mas se quiseres saber mais vai a estes sites:

http://www.uc.pt/iej/alunos/1998-99/guernica/

http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url=http://www.mundocultural.com.br/analise/guernica/guernica.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guernica_(quadro)

2006-12-06 12:51:42 · answer #5 · answered by Alex 3 · 0 0

Guernica ou Guernica y Luno (basco Gernika-Lumo, pronunciado em IPA [ger'nika]) é uma pequena cidade no norte de Espanha, em a comunidade autónoma do País Basco. Guernica foi bombardeada pelos nazis à 26 de abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, o que inspirou a Pablo Picasso sua famosa obra "Guernica".

Em janeiro de 1973, com o título "The Great Guernica Fraud", o professor Jeffrey Hart publicou no National Review um estudo onde sustenta a tese de que bombardeio de Guernica não ocorreu.

Actualmente tem aproximadamente 18000 habitantes.

Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola.

Medindo 350 X 782 cm, esta tela pintada a óleo representa o bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por bombardeiros alemães.

Atualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.

2006-12-06 12:36:42 · answer #6 · answered by Mel 4 · 0 0

Guernica
GUERNICA " é um óleo sobre tela de autoria de ' Pablo Picasso ', datado de 1937 . Executado para o pavilhão da República Espanhola, na Exposição Internacional de Paris, O painel tem as dimensões de 350 x 782 cm. encontra-se actualmente exposto no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid. Para muitos esta obra é a síntese da força e da energia do artista.

O acontecimento que inspirou o conhecido quadro de ' Picasso ' foi a própria cidade de Guernica, capital da província Basca, a qual a 26 de Abril de 1937 foi alvo de bombardeamentos por parte de aviões alemães (Legião Condor) por ordem do General Franco.

Dos 7000 habitantes, 1654 foram mortos e 889 feridos. A destruição de Guernica foi a primeira demonstração da técnica de bombardeamentos de saturação, mais tarde empregado na 2ª Guerra Mundial. O Mural constituiu uma visão profética da desgraça.

Em primeiro plano no quadro, está uma figura fragmentada com a cabeça cortada, à esquerda, e um braço também cortado, ao centro, agarrando uma espada quebrada, emblema bem conhecido da resistência heróica.

Junto à espada quebrada encontra-se uma flor, como uma mensagem de esperança numa vida nova, apesar das tentativas do Homem para a destruir constantemente. A comovente delicadeza da flor parece aumentar o horror geral da cena caótica.

Ao contrário da afirmação do pintor acerca do touro presente no quadro, representar a brutalidade, a imagem é ambigua, não parecendo selvagem, estando a abanar o rabo. A presença do touro deve-se também ao fascínio que Picasso sempre sentiu pelo espectacular e brutal desporto nacional -tourada- aparecendo frequentemente a imagem de arena nos seus trabalhos.

Entre as complexas imagens cubistas de "Guernica", a mãe e o filho é imediatamente interpretado. Uma criança morta, pende inerte nos braços da mãe. O grito da mãe está representado pela lingua que sugere a um punhal ou um estilhaço de vidro. Formas semelhantes aparecem um pouco por todo o quadro. A angústia no rosto da mulher que segura a criança é especialmente penetrante, talvez aumentada pelo contraste entre o estilo do rosto e a representação mais convencional da criança.

Embora Picasso raramente desse interpretação aos seus trabalhos, que disse que o cavalo ou a angústia do cavalo, que se encontra no centro, representa o Povo.

Por cima da cabeça do cavalo, está um candeeiro eléctrico aceso, em forma de sol, que sugere o "olho de deus" que tudo vê.

No lado direito do quadro, duas mulheres olham horrorizadas para o cavalo ferido com medo e pena, sugerindo certas semelhanças, em conceito e semelhança, com as imagens de Cristo na cruz e a presença das três Marias em cena. Picasso procurava talvez uma imagem moderna e secular para exprimir o sofrimento humano, mas uma que não tivesse qualquer simbolismo cristão explicito.

A figura à direita do quadro parece estar a ser consumida pelas chamas de um edifício a arder. Esta figura é também frequentemente comparada à figura central de "os fuzilamentos" do 3 de Maio de 1808 de Goya.

Existe ainda uma semelhança entre os elementos que levaram a ambos os quadros: os dois foram actos de selvagem brutalidade contra pessoas inocentes.

Espero ter ajudado, um abraço!

2006-12-06 20:01:59 · answer #7 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers