English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Esclarecer o motivo de sua punição e se ela foi justa, na sua opinião.

2006-12-06 04:08:01 · 13 respostas · perguntado por Sheila 1 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

13 respostas

Um dos Titãs, conhecido como amigo e benfeitor da humanidade, o filho do Titã Japeto com a ninfa do mar Climene, ou a Titã Têmis. Prometeu e seu irmão Epimeteu foram concebidos para criar a humanidade e prover o homem e todos os animais da terra com as aquilo que necessitassem para sobreviver. Epimeteu (cujo nome significa "a reflexão tardia") em conformidade, assim procedeu para outorgar aos vários animais da terra a coragem, a força, a ligeireza, penas, pele e outras proteções para o corpo. Quando chegou a hora de criar um ser superior a todas as outras criaturas vivas, Epimeteu achou que tinha sido tão descuidado com os recursos que recebera, que não tinha deixado mais nada para outorgar. Foi forçado a pedir a ajuda do irmão, e Prometeu (cujo nome significa "previdente") tomou para si a tarefa da nova criação. Para fazer um ser superior aos animais, ele modelou-os mais majestosos e deu-lhes a capacidade de andar sobre duas pernas. Ele então subiu ao céu e acendeu uma tocha com o fogo do sol. O presente do fogo que Prometeu outorgou para a humanidade foi mais valioso que qualquer dos presentes que os animais tinham recebido. Por causa de seu ato, Prometeu provocou a ira de Zeus. Não apenas ele roubou o fogo para dar aos humanos, os deuses. Quando deuses e homens se encontraram em Mecone, no lugar denominado "Campo das Papoulas", onde deveriam ser separados uns dos outros, Prometeu repartiu um touro portentoso. Colocou-o, com mostras de amizade, defronte da assembléia, procurando burlar a visão interior de Zeus. Para si mesmo e para o seu povo, encheu o estômago do animal com carne fatiada e miúdos gordos. Para Zeus, envolveu lindamente os ossos de gordura reluzente, de maneira que não se podia perceber o conteúdo de nenhuma porção. Prometeu pediu a Zeus que escolhesse a sua porção e este optou pela parte cheia de óleo. Enfurecido, Zeus descobriu que havia escolhido apenas os ossos para o sacrifício aos deuses, ficando a boa carne para os mortais. Pelas transgressões de Prometeu, Zeus acorrentou-o numa pedra, no Cáucaso, onde era constantemente vitimado por uma águia que lhe devorava o fígado durante o dia, enquanto o órgão se regenerava durante a noite. Finalmente foi libertado por Héracles, que matou a águia.
Excelente caráter, Prometeu demonstrou ter as melhores intenções para com a humanidade. Mau caráter foi o Zeus, que o puniu tão cruelmente. Ainda bem que Hércules (ou Héracles) o libertou daquele sofrimento.

2006-12-06 04:23:15 · answer #1 · answered by Jurandir 3 · 0 0

OI.
Prometeu, titã grego, era filho do titã Jápeto e de Ásia (filha de Oceano) e irmão de Atlas, Epimeteu e Menoécio. Prometeu significa "previdente" em grego. Roubou o fogo divino de Zeus para dá-lo aos homens, que assim puderam evoluir e distinguirem-se dos outros animais. Também é dada a Prometeu a criação dos homens.
Como castigo Zeus ordenou que Hefesto o acorrentasse a um rochedo no cimo do monte Cáucaso, onde todos os dias uma águia (ou abutre) ia comer-lhe o fígado que, sendo Prometeu imortal, voltava a regenerar-se. A duração desta punição era para ser de 30.000 anos.
Eventualmente Prometeu foi libertado do seu sofrimento por Hércules que, havendo concluído os seus doze trabalhos dedicou-se a aventuras. No lugar de Prometeu, o centauro Quíron deixou-se acorrentar no Cáucaso, pois a substituição de Prometeu era uma exigência para assegurar a sua libertação.
Do ponto de vista dos deuses o castigo foi justo, pois o domínio sobre o fogo era exclusivo deles, que não planejaram nem desejaram a criação dos seres humanos.

2006-12-06 12:16:15 · answer #2 · answered by taisa.ladeira 3 · 1 0

Segundo a mitologia grega, ele era um titã, que estava descontente com a prepotência dos deuses, como Zeus, Hera, etc. E roubou o fogo de Zeus para dar aos homens. Zeus com raiva dele, o condenou a que uma águia viesse e comece seu fígado, todos os dias. E todos os dias seu fígado voltava a nascer. Seria um flagelo eterno. Porem Hércules se compadeceu dele, matou a águia e soltou a Prometheus.

2006-12-06 17:35:06 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Olá Sheila...
Bom o pessoal já deu a biografia completa ou quase completa de Prometeu, portanto não vou ater-me a esse item. Prometeu como disseram é uma figura da mitologia grega e seu feito mais conhecido é o roubo do fogo p/ doar aos humanos, o que incitou a fúria de Zeus q mandou q o prendesse na montanha e q uma águia comesse seu fígado todos os dias, e aí ele crescia novamente. Inclusive Sheila é dessa estória q surgiu a expressão q usamos qdo estamos com medo da reação de uma pessoa q esta furiosa conosco "fulano vai comer meu fígado", foi isso q Zeus mandou fazer com Prometeu p/ puni-lo.
Sobre o questionamento da justiça na punição, bem se eu for analisar como uma humana, não foi justa não, pq Prometeu se arriscou p/ ajudar a humanidade, p/ abrir a evolução humana. Agora se analisarmos como um deus Prometeu traiu seus semelhantes. Essa parte da mitologia traz uma mensagem mt interessante, os deuses do olimpo não queria q o homem descobrisse o fogo, pq a linguagem foi a maior invenção da humanidade e o fogo talvez a maior descoberta, pois foi através do descobrimento do fogo q foi possível ter a tecnologia q existe hj, o homem pôde criar, não precisava mais ficar a mercer da natureza e em submissão total aos deuses. Zeus sabia q o fogo abriria a porta p/ a evolução da humanidade e a capacidade de criar do homem seria ativada, é o q acontece hj qto o mais o homem inventa mais acredita q pode viver sem Deus, mais acha q o homem tb é um ser mt poderoso.Então Prometeu na mitologia fez um grande favor a humanidade e os Zeus ficou furioso pq já sabia o resultado, o homem tb se tornaria poderoso...espero q tenha entendido minha colocação e que eu tenha te ajudado, acrescentado alguma coisa nova pra vc sobre essa parte belíssima da mitologia grega e se não tiver lido, leia PROMETEU ACORRENTADO.

Uma obs: o fogo nesta mitologia representa a ciência, já reparou q o homem qto mais evolui cientificamente , mais longe ele fica das coisas divinas?

2006-12-06 14:10:53 · answer #4 · answered by Bella 4 · 0 0

Pela observação subsequente à sua pergunta me parece que vc sabe quem foi Prometeu, mas vamos lá; Prometeu era um Titã, que habitava o Olimpo com outros deuses, mas ele nao se conformava com o fato dos homens serem selvagens Um dia durante uma festa ele roubou um pouco de fogo dos deuses e desceu à terra onde ensinou os homens a caçar usando o fogo e a serem civilizados, isso lhe rendeu o nome de ' Pai dos Homens" Quando Zeus descobriu o que ele havia feito mandou prende-lo numa montanha de cabeça para baixo com pés e mãos atados com correntes inquebraveis.. Todas as noites um abutre vinha e comia-lhe o fígado, mas durante o dia este orgao se reconstituia. Ali ele ficou durante séculos! até que um dia foi permitido a Hércules, libertá-lo. ( Como posso dizer que esta punição foi justa? se a unica intenção de Prometeu foi tornar os humanos mais sociáveis e civilizados?)

2006-12-06 12:59:24 · answer #5 · answered by Tamy Ruby D. 2 · 0 0

Prometeu:
Foi um herói da humanidade; alguns até dizem que ele criou os homens a partir da argila e água.
Prometeu deu aos seres humanos o dom precioso do pensamento e ensinou ao povo muitas artes e habilidades, tal como estudar as estrelas em sua órbitas, e como usá-las para navegar pelos mares.
Essa defesa da humanidade enraiveceu Zeus, e sua raiva chegou ao ápice quando Prometeu enganou os deuses para favorecer a humanidade. Prometeu abateu um boi, e o dividiu em duas partes, enroladas em couro. A porção maior continha apenas gordura e ossos; a menor tinha a carne. Prometeu designou a porção menor aos deuses, mas Zeus se queixou. Prometeu sorriu e disse: "Zeus, mais glorioso dos deuses, escolha o que quiser". É claro que Zeus escolheu a porção maior. Quando viu que tinha sido enganado, tirou o fogo da humanidade. "Deixe que comam carne crua", gritou.
Mas Prometeu o enganou. Entrou no Olimpo, o lar dos deuses, roubou o fogo da carruagem do sol, e o levou para a terra, dentro de um talo de erva-doce. Então ele ensinou a humanidade como usar o fogo para cozinhar e manter o calor. Quando Zeus olhou para a terra e viu o brilho das fogueiras, caiu numa fúria terrível.
Zeus vingou-se de maneira terrível de Prometeu e da humanidade por terem roubado o dom do fogo. Ele ordenou ao ferreiro coxo, Hefesto, que fizesse uma mulher de argila com a beleza de uma deusa imortal, mas que trouxesse azar para a humanidade. Todos os deuses lhe deram presentes, e a chamaram de Pandora, que quer dizer "cheia de dons". Zeus mandou Pandora de presente, não para o esperto Prometeu, mas para seu irmão idiota, Epimeteu, cujo nome significa "reflexão tardia". Prometeu tinha avisado seu irmão que não aceitasse nenhum presente de Zeus. Mas Epimeteu ficou tão encantado com a beleza de Pandora que a tomou como esposa.
Epimeteu tinha ajudado seu irmão a distribuir muitos dons para a humanidade, e em sua casa tinha um vaso selado que continha os males da doença, velhice e vícios. Prometeu e Epimeteu tinham poupado a humanidade disso.
Pandora não conseguia parar de imaginar o que havia naquele vaso, e um dia sua curiosidade foi demais. Ela abriu o selo. Do vaso saíram os maldições da humanidade, que enchem nossas vidas com sofrimento e infortúnio.
Quando Pandora, em pânico, recolocou a tampa do vaso, uma coisa ainda ficou presa no fundo: Esperança, que a chamou. Pandora ouviu o choro triste e débil e soltou a Esperança no mundo para confortar a humanidade.
Enquanto isso, Zeus planejava uma vingança ainda mais cruel para Prometeu. Zeus o condenou a ser amarrado em um rochedo nas montanhas, para sofrer com o sol escaldante e o frio gelado. E mais ainda, a cada dia uma águia com grandes asas ia bicar o seu fígado. Seu fígado crescia à noite, de forma que o tormento nunca acabava.
Mas Prometeu não desistia. apesar de devastado de agonia, zombou de Zeus, dizendo: "Sou oúnico deus que sabe o seguedo que vai lançá-lo no esquecimento, como a seu pai antes de você. Terá de me soltar se quiser salvar-se."
Pois Prometeu sabia que se Zeus fizesse amor com a ninfa marinha Tétis, como pretendia, ela teria um filho mais forte que o pai, e o reino de Zeus terminaria. Para descobrir esse segredo, Zeus finalmente permitiu que seu prórpio filho, Hércules, libertasse Prometeu. Como retribuição pela liberdade, Prometeu avisou a Zeus sobre Tétis, e ela acabou casando-se com um mortal, o Rei Peleu. O filho deles foi Aquiles, um herói da Guerra de Tróia.

2006-12-06 12:35:37 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

prometeu na mitologia grega era um Titan gigantesco que viveu apareceu na terra antes dos homens.. filho de Japeto c/ Asia(oceano) irmão de Epimeteu e atlas.
um de seus poderes era conhecer o futuro : Prometeu, diz Ovídio, após destemperar um pouco de terra com água, formou o homem à semelhança dos deuses; e enquanto os outros animais têm a cabeça voltada para o chão, somente o homem a ergue para o céu, e olha para o céu." A fabricação do homem por Prometeu está representada em monumentos assaz numerosos, mas que pertencem na sua maioria a uma baixa época.
Em todas as representações antigas, Prometeu aparece como artesão que faz o homem materialmente, mas não como o deus que o anima. Esse papel cabe a Minerva (a Sabedoria divina): vários monumentos nos apresentam nitidamente a parte que cabe a cada um na criação da espécie humana.
Prometeu orgulhava-se do seu trabalho; e tendo surgido divergências entre os deuses e os homens primitivos, tomou ele o partido destes. As divergências, das quais Hesíodo não nos diz a causa, eram acertadas em Sicíona: Prometeu, desejando saber se Júpiter era verdadeiramente digno das honras divinas, excogitou um ardil para provar a sua clarividência. "Expôs aos olhos de todos, diz Hesíodo, um enorme boi. De um lado, encerrou na pele as carnes e os melhores pedaços, envolvendo-os com o ventre da vítima; do outro, dispôs com pérfida habilidade os ossos brancos que recobriu de gordura lustrosa. O pai dos deuses e dos homens disse-lhe, então: "Filho de Japeto, ó mais ilustre de todos os reis, amigo, com que desigualdade dividiste as partes!" Prometeu, sorrindo interiormente do ardil, rogou-lhe que escolhesse, e Júpiter, apoderando-se da parte mais pesada, só ali encontrou ossos."
Júpiter, furioso por ter sido enganado, quis vingar-se dos homens, dos quais Prometeu é protetor, e roubou-lhes o fogo, sem o qual todo e qualquer trabalho é impossível. Mas Prometeu não se deu por vencido, e conseguiu roubar uma faísca do fogo do céu, que se apressou em levar aos homens. Dessa vez, Júpiter, vendo-se decididamente iludido pelo Titã, não conteve o ressentimento e resolveu punir simultaneamente os homens e o protetor..
Prometeu (ficou do lado dos homens) não agradava a jupiter (Zeus ñ gostava dos humanos e das criações de Prometeu) este o acorrentou em um rochedo no cimo do monte Cáucaso, onde todos os dias uma águia (ou abutre) ia comer-lhe o fígado que, sendo Prometeu imortal, voltava a regenerar-se. A duração desta punição era para ser de 30.000 anos. Eventualmente Prometeu foi libertado do seu sofrimento por Hércules que, havendo concluído os seus doze trabalhos dedicou-se a aventuras. No lugar de Prometeu, o centauro Quíron deixou-se acorrentar no Cáucaso, pois a substituição de Prometeu era uma exigência para assegurar a sua libertação. A história foi teatrizada pela primeira vez por Ésquilo no século V a.c com o título de Prometeus desmotes (Prometeu Agrilhoado/Acorrentado).
EU ACHO ESTA PUNIÇÃO INJUSTA ... TANTO É QUE PROMETEU FICOU DO LADO DAS SUAS CRIAÇÕES..
ACHO ZEUS UM DEUS ARROGANTE E INVEJOSO ..
UM VERDADEIRO TIRANO...

2006-12-06 12:32:23 · answer #7 · answered by Fafy 2 · 0 0

Prometeu, roubou o fogo de Zeus para dar aos homens. Sua pena foi ser acorrentado no monte Cáucaso, onde todos os dia aparecia uma águia e comia-le o figado que sempre se regenerava, tornando-se assim um circulo vicioso. A pena no meu ver foi injusta e bastante dolorosa.

2006-12-06 12:29:16 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Todos eles estão em Brasília e ninguém foi punido ainda.

2006-12-06 12:21:28 · answer #9 · answered by Jos2010 6 · 0 0

Prometeu, titã grego, era filho do titã Jápeto e de Ásia (filha de Oceano) e irmão de Atlas, Epimeteu e Menoécio. Prometeu significa "previdente" em grego. Roubou o fogo divino de Zeus para dá-lo aos homens, que assim puderam evoluir e distinguirem-se dos outros animais. Também é dada a Prometeu a criação dos homens. Como castigo Zeus ordenou que Hefesto o acorrentasse a um rochedo no cimo do monte Cáucaso, onde todos os dias uma águia (ou abutre) ia comer-lhe o fígado que, sendo Prometeu imortal, voltava a regenerar-se. A duração desta punição era para ser de 30.000 anos. Eventualmente Prometeu foi libertado do seu sofrimento por Hércules que, havendo concluído os seus doze trabalhos dedicou-se a aventuras. No lugar de Prometeu, o centauro Quíron deixou-se acorrentar no Cáucaso, pois a substituição de Prometeu era uma exigência para assegurar a sua libertação. A história foi teatrizada pela primeira vez por Ésquilo no século V a.c com o título de Prometeus desmotes (Prometeu Agrilhoado/Acorrentado).


[editar] Simbolismo
Prometeu representa a vontade humana por conhecimento, sua captura do fogo é a audácia humana pela busca de conhecimento e de compartilhá-lo, fogo este guardado por seres maiores que não permitem tal difusão. Podemos fazer uma alusão àqueles que na Idade Média foram condenados à fogueira por estarem em busca de conhecimento. O poeta romântico alemão Goethe escreveu um pequeno poema de 8 estrofes sobre a lenda de Prometeu entitulado de Prometheus (1774):


Prometeu leva o fogo à humanidade"Encobre o teu Céu ó Zeus
com nebuloso véu e,
semelhante ao jovem que gosta
de recolher cardos
retira-te para os altos do carvalho ereto
Mas deixa que eu desfrute a Terra,
que é minha, tanto quanto esta cabana
que habito e que não é obra tua
e também minha lareira que,
quando arde, sua labareda me doura.
Tu me invejas!
(...)

Eu honrar a ti? Por quê?
Livras-te a carga do abatido?
Enxugaste por acaso a lágrima do triste?
(...)

Por acaso imaginaste, num delírio,
que eu iria odiar a vida e retirar-me para o ermo
por alguns dos meus sonhos se haverem
frustrado?
Pois não: aqui me tens
e homens farei segundo minha própria imagem:
homens que logo serão meus iguais
que irão padecer e chorar, gozar e sofrer
e, mesmo que forem parias,
não se renderão a ti como eu fiz"

Goethe descreve um homem extraordinário, que se nega a venerar deuses ou estar sob submissão de alguém. A partir de então Prometeu ficou conhecido como uma important figura no Romantismo. Pela negação à submissão divina, e por criar um personagem pronto para viver em liberdade sem nenhuma repressão, Goethe criou uma figura compatível com a ideologia de Karl Marx, que passou a considerar Prometeu como seu herói favorito. Além dos românticos, Prometeu também era um homem modelo de Marx.

Em homenagem ao personagem mitológico, deu-se o nome de Prometeu a um dos três satélites de Saturno (ver Prometeu (satélite)).

2006-12-06 12:16:27 · answer #10 · answered by Mel 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers