Hoje, as técnicas mais utilizadas pelos fisioterapeutas para o tratamento da dor são:
Terapia Miofascial: para entender esta terapia, é preciso entender a fáscia, um tecido conectivo que exerce uma função de suporte dentro do corpo, formando uma estrutura ao redor das vísceras e estabilizando articulações. A terapia miofascial libera os desequilíbrios e restrições deste tecido para restabelecer o mecanismo. Para isso, aplica-se movimentos com pressões de variadas intensidades para promover o relaxamento fascial, diminuindo a tensão no tecido e desativando os pontos de dor.
RPG: a reeducação postural global é eficaz principalmente no combate das dores musculares agudas ou crônicas, problemas articulares, neurológicos e ortopédicos.
Cinesioterapia: terapia por meio de movimentos passivos, ativos, ativos resistidos e movimentação passiva. Pode ser aplicada junto com outras terapias e promove ganho da amplitude de movimento, alongamento e flexibilidade.
Massoterapia: utilizada há mais de 3000 anos, esta terapia é identificada como o remédio mais antigo para a dor. Faz com que os tecidos passem de um estado de tensão a um estado de relaxamento. Os efeitos são analgesia e relaxamento muscular.
Eletroterapia: utilização de correntes elétricas para o relaxamento muscular, a melhora da circulação local e aumento do calibre dos vasos. É indicado para o alívio da dor aguda e para o tratamento da dor crônica.
Crioterapia: aplicação de agentes físicos (frio) em determinados locais do corpo (compressas geladas, banhos de imersão, spray resfriante etc) para bloquear a condução nervosa do estímulo doloroso e auxiliar na redução de processos inflamatórios e de edemas. É indicada para pacientes com traumatismo agudo, dor crônica músculo-esquelética, espasmo muscular, espasticidade, tendinites, artrite reumatóide, patologias agudas de disco e síndrome dolorosa miofascial.
A falta do reconhecimento dessa área, traz prejuízos àqueles que necessitam desses cuidados acima descritos.. Algumas pessoas vivem o resto das vidas com problemas motores, somente pela falta de informação sobre o assunto..
2006-12-07 23:47:48
·
answer #1
·
answered by Vanyle 6
·
0⤊
0⤋
Não sou profissional, nessa área, no entanto, acho uma profissão extremamente digna e muito humana; lidar com pessoas traumatizadas, tentar aliviar as suas dores e dar-lhes uma melhor qualidade de vida, é mais do que uma profissão, é uma vocação.
2006-12-09 12:57:44
·
answer #2
·
answered by Miguel P 6
·
0⤊
0⤋