Verdades e mentiras sobre o chiclete
A guloseima que faz a alegria da galera é cercada de mitos
Por Larissa Coldibeli
É difícil fugir. Eles estão embaixo da carteira do colégio, substituem a moedinha no troco e refrescam o hálito antes daquele beijo. Também são usados para sacanear: grudam no cabelo, na roupa e no sapato. Muitos adultos consideram um hábito de mau gosto, mas os teens acham um charme. É uma mania sem idade, muito fácil de ser adquirida. Basta ter dentes e pronto! A goma fica pra lá e pra cá dentro da boca, às vezes sai em grandes bolas ou enrolada no dedo.
O pioneiro na produção industrial foi o americano Thomas Adams Jr., em 1872. É ele quem dá nome ao consagrado chicletes Adams, o da pequena caixinha. No Brasil, a venda começou apenas em 1945. De tão antigo, é difícil afirmar com precisão como surgiu o hábito da mastigação de goma. Povos como os maias, no México, alguns índios da Guatemala e os gregos conheciam determinadas árvores que liberavam uma resina estimulante da salivação, usada para a limpeza dos dentes. Achou nojento? Muita gente hoje ainda substitui a escovação dos dentes por um simples chiclete.
O dentista Alexandre Augusto Amaral dos Anjos esclarece: "O chiclete limpa parcialmente os dentes, pois estimula a salivação. Mas o açúcar do produto pode favorecer o desenvolvimento de cáries se o consumo for freqüente". Não pense que os adeptos das gomas de mascar sem açúcar estão livres de prejuízos. O movimento repetitivo prejudica a articulação temporo-mandibular, ocasionando dores de cabeça e estalos no maxilar. A arcada não é afetada, portanto não há riscos de entortar os dentes ou retardar o resultado do aparelho fixo.
O que por um lado faz mal, por outro é benefício. Um estudo apresentado na Conferência Anual da Sociedade de Psicologia da Grã-Bretanha revelou que o movimento repetitivo da mastigação favorece a concentração e a memória. Também funciona como uma massagem facial, aliviando as tensões e favorecendo o relaxamento.
E os novos chicles que prometem clarear os dentes? "Clareiam muito pouco, é quase imperceptível", diz Dr. Alexandre. Entretanto, a mastigação freqüente de gomas coloridas pode acelerar o escurecimento dos dentes: "Se a pessoa troca de chiclete toda hora, durante todo o dia, uma hora os dentes serão afetados", alerta. Não existe uma frequência segura para o consumo de chicletes. Assim que a goma perder o sabor, ela deve ser jogada fora: "Quanto menos, melhor", diz o dentista.
O doce também pode causar problemas no aparelho digestivo. De acordo com o gastroenterologista César Guerrero, a mastigação induz o estômago a prepar-se para a digestão, produzindo mais suco gástrico. Se a pessoa tiver predisposição e consumir chiclete exageradamente, pode desenvolver uma gastrite. E dizer que chiclete disfarça a fome é só história, o efeito é apenas psisológico. Outro incômodo são os gases, causados pelo ar que é engolido durante a mastigação.
Engolir um chiclete acidentalmente não é o fim do mundo. O problema aparece quando isso é frequente, o que acontece principalmente com as crianças. A goma pode se alojar no esôfago, causando distúrbios respiratórios ou se alojar no intestino, ocasionando prisão de ventre.
A diversão vai além do simples ato de mastigar. Gomas que colorem a língua, outras super ardidas por si só já são uma brincadeira. Numa coisa a guloseima é eficiente, tanto que nem o especialista discorda: "O chiclete disfarça o mau hálito, mas não elimina o problema", afirma o Dr. Alexandre.
2006-12-06 02:43:37
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Chiclete, goma de mascar ou chiclé (Brasil), pastilha elástica (Portugal) ou chuinga (Moçambique e Angola) é um tipo de confeito que é produzido para ser mastigado e não engolido.
Disfarça um pouco o mau hálito sim...
2006-12-10 09:04:31
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Dá para disfarçar o hálito, principalmente, se for de menta ou mentol, se engolires não há problema algum.
2006-12-06 16:17:56
·
answer #3
·
answered by Miguel P 6
·
0⤊
0⤋
ele não tira o mau hálito, e muito menos limpa os dentes! mas dependendo do sabor, ele pode disfarçar...
Se engolir, ele vai ser degradado pelos ácidos do estômago!
2006-12-06 12:40:08
·
answer #4
·
answered by juzinha 5
·
0⤊
0⤋
O chiclete não tira o mal hálito, ir ao dentista corretamente ou fazer tratamento gástrico resolve esse problema....
se engolir o chiclete acho que não acontece nada porque eu engulo chicletes desde que me conheço por gente e não morri.... pelo menos até agora hehehehe
2006-12-06 11:37:06
·
answer #5
·
answered by Kika 5
·
0⤊
0⤋
Só se for chiclete de hortelã. Agora se você engolir, prepara-se
para se engasgar
2006-12-06 11:24:26
·
answer #6
·
answered by aninha 6
·
0⤊
0⤋
Apesar de não ter mau halito acho o Trident excelente ajudar a prevenir as caries e alem do mais tem poucas calorias.
Mas..... se voce engolir....
Irá nascer uma arvore de chicletes na sua barriga...
2006-12-06 10:46:30
·
answer #7
·
answered by Sereia 6
·
0⤊
0⤋
Como disse alguém....chicletes não tira o mau hálito, mas te dá muitas cáries e é deselegante. Já ví gente boa perder emprego por ir à entrevistas mascando clicletes.
Tem pastilhas ótimas para o mau hálito e que inclusive combate a origem....Xô clicletes de bolas!!
2006-12-06 10:45:23
·
answer #8
·
answered by Tereza B 5
·
0⤊
0⤋
Tira o mau hálito, mas se vc engolir o seu corpo irá digeri-lo normalmente como se fosse qualquer outro alimento.Não irá te fazer nenhum mau.
2006-12-06 10:41:51
·
answer #9
·
answered by Cuddly 4
·
0⤊
0⤋
que eu saiba chicletes so amenizam o mau halito nos primeiros tres minutos depois seu estomago começa a produzir suco digestivo e pode ser até pior, se engolir vai ser digerido.
2006-12-06 10:41:41
·
answer #10
·
answered by sujeito oculto 2
·
0⤊
0⤋