Relacionado a religiosidade?
Primeiro, a tua concepção de "Big Bang" está errada. Não foi uma "explosão", como as que se vê em filmes de Hollywood. Não houve combinação de elementos químicos e liberação de energia e expansão de gases. O que aconteceu, segundo esta teoria, é que todo o Universo era extremamente pequeno e extremamente quente, e este "ovo cósmico" começou a se expandir rapidamente (os cientistas ainda não sabem por quê). Esta expansão do Universo é que é chamada de Big Bang. Ela não se expandiu para lugar algum, por que era o próprio Universo que estava se expandindo. Então não precisava haver nenhum "espaço" para o qual a matéria se expandiria, por que era o próprio Universo que estava expandindo.
Não entendeu? Não é culpa minha, nem da ciência.
De qualquer forma, se você realmente tiver o desejo honesto e sincero de entender a teoria do Big Bang, deve primeiro fechar a Bíblia, por que lá não fala nada sobre a real origem do Universo, só tem um amontoado de lendas, sagas, algumas biografias e mesmo trechos de histórias e crônicas, mas de ciência natural, nada - tanto é que o mofo das casas é chamado de lepra...
Para conhecer um pouco mais sobre o Big Bang, sugiro uma leitura dos livros do Stephen Hawking, do Carl Sagan, do Isaac Asimov e do Arthur Clarke. Qualquer biblioteca decente tem exemplares destes livros.
Para ler na Internet:
Big Bang na Wikipedia (bastante introdutório, dá um histórico da teoria, quais os seus pontos fortes e quais os pontos fracos):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang
(versão em inglês do mesmo artigo, com mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Big_Bang)
Big Bang para principiantes (um excelente trabalho do Silvestre, explicando um pouco sobre o Big Bang e a quarta dimensão espacial):
http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/bigbang/
O Big Bang e a expansão do Universo (um trabalho na mesma linha do trabalho do Silvestre):
http://atlas.zevallos.com.br/bigbang.html
O Big Bang e a Evolução do Universo:
http://www.if.ufrj.br/teaching/cosmol/exprim1.html
(veja mais artigos de divulgação científica em http://www.if.ufrj.br/teaching/phys2.html)
O Big Bang no "Imperdível", um excelente site sobre Física para estudantes do ensino básico e médio, principalmente:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala24/24_E17.asp
Finalmente, uma observação. A diferença entre uma visão racional e cética da vida e do mundo, e uma visão religiosa, é que, para ter uma visão racional e cética, a pessoa tem que ser humilde e conformar-se que existem coisas que ela ainda não sabe a resposta, e que não faz parte do jogo inventar respostas mágicas, a única forma de chegar às respostas é estudando, trabalhando, observando, analisando e tirando conclusões a partir das informações obtidas. Para quem tem uma visão "religiosa" do mundo (visão que está mais para superstição que para religião verdadeira, já que a religião verdadeira não entraria em conflito com a ciência, mas utilizaria-se da mesma como ferramenta para conhecer o Universo), qualquer dúvida é solucionada invocando-se um ser mágico com poderes ilimitados. São duas visões radicalmente diferentes e irreconciliáveis da vida e do Universo. Uma é investigativa e curiosa, a outra proíbe a investigação e chama de pecado a curiosidade. Uma delas permite que toda a capacidade do ser humano seja utilizada na investigação dos mistérios que o cercam, a outra amarra o ser humano via dogmas e outras bobagens, atrasando o mesmo. Uma delas evolui, a outra está estagnada, presa a visões de mundo pré-científicas.
2006-12-06 03:47:48
·
answer #1
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
0⤋
Na teoria do Big Bang, o espaço do Universo NÃO existia antes da expansão. O Big Bang é a expansão. O Big Bang é a criação do espaço e do tempo. Se o Universo um dia se contrair, levará o espaço e o tempo com ele para o nada, ou quase isso.
2006-12-08 20:49:30
·
answer #2
·
answered by Tau Ceti 5
·
0⤊
0⤋
O espaço da quarta dimensão, conhecido como tempo, contraído aos mesmos limites energéticos do ovo cósmico que gerou o Big Bang.
2006-12-08 05:16:03
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
entenda
vivemos numa dimensão 3D
tente imaginar: toda a força gravitacional da terra atraindo um clip de metal para si contra um imã de geladeira...
quem ganha? o clip...
incrivel imaginar isso... que toda a energia gravitacional da terra atraindo um clip de 2g contra um simples e minusculo imã
é o seguinte o imã de geladeira é disposto de energia eletro magnética que é 1 . 10^37 vezes mais forte que a energia gravitacional!
mas porque?
é dificil imaginar isso numa 3ª dimensão
agora adicine mais algumas dimensões...
matematicamente fica facil entender
nos vivemos em 3 dimensões, alem de outro chamada tempo...
existem mais 6 dimensões menores... invisiveis a nós
chamadas de super cordas...
e a 11ª dimensão. o espaço-tempo... essa sim é gigantesca! a parede que reveste nosso universo!
voltando ao imã vs granidade da terra... a maior inovação da fisica teorica desde Eisntein foi explicar pq a gravidade era tão inutilmente fraca comparada a força eletromagnetica...
a parede que reveste o universo é chamada espaço tempo... mas o que existe alem do espaço tempo? zilhões de universos paralelos.
a gravidade é uma força que vaza no espaço e se dilui nos zilhões de universos paralelos que existem na 11ª dimensão
...
entendendo? talvez... mas continuando
pense, que em um desse universos existisse uma estrela, que foi ficando velha e acumulando muito, mas muito ferro mesmo no seu nucleo, e apos isso não suportasse seu peso e colapsou toda sua massa num unico ponto de infinita gravidade conhecido como nos por buraco negro...
como o buraco negro tem uma força gravitacional, e segundo essa teoria das cordas existe 11 dimensoões, a densidade do buraco negro abriu um rombo no espaço tempo, e sua gravidade foi diluida entre os universos, e algumas partes ficaram perdidas no multiiverso "desocupado". assim surgiu a singularidade chamada de ovo cosmoico, um minusculo ponto altamente denso...
mas sem energia para "detonação"
ao longo do tempo, esse corpo foi ganhando energia vindas de outras partes do multiverso.
ateh que em um momento explodiu. e reações ditadas pelo caos aconteceram e em alguns milhões de anos atomos de hidrogenio de nitrogenio surgiram atraves de reações queimicas...
o restante dos atomos surgiram com a evolução de gigantes vermelhas...
a prova que mostra que a gravidade "vaza" no espaço é a materia escura...
que explica a gravidade descomunal que faz os braços das galaxias girarem em torno do seu nucleo.
2006-12-07 18:06:13
·
answer #4
·
answered by Luan Falcão 3
·
0⤊
0⤋
Eu não vejo uma grande diferença de lógica entre os antigos que escreveram a gênese da bíblia e os físicos modernos nessa tentativa de explicar o surgimento do universo. Sempre será assim, essa teoria do big bang, eu vejo como um simples arranjo de tentar explicar o inexplicável. A única coisa que se pode ter certeza é que está se expandido. Agora, essa coisa de eco captado, chega a ser engraçado, como se o cosmo estivesse numa redoma qualquer.
2006-12-08 10:59:36
·
answer #5
·
answered by jp 7
·
0⤊
1⤋
O Espaço é sempre preexistente ao próprio Universo.
Se o Universo desaparecer, o Espaço continuará existindo.
Assim já foi, assim é e assim será por todo o Sempre !
2006-12-06 06:49:57
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
existe fisica e metaphisica, a fisica hoje tem dois angulos importantes: newtoniano e quantico, o universo na realidade é a fusao destes dois pontos, quando se procura alem da observaçao a intuiçao vai buscar na metaphisica formas de resolver, quero deixar claro o olhar cientifico, a intuiçao vai buscar nao confirmar o super-natural (deus ou deuses), portanto muitas vezes esta intuiçao esta cientificamente corroborada, sem os devaneios de crer que um ser ALEM possa ser a fonte. Para se ter uma capacidade investigativa nao se pode afirmar Misterios e só isso, ha uma grande necessidade de investigaçao constante; afinal, uma teoria só é uma teoria se futuramente ela puder ser refutada, para o advento de uma nova.
2006-12-06 01:49:53
·
answer #7
·
answered by bestafera 2
·
0⤊
1⤋
Olha só, eu costumo dizer o seguinte: dizem que foi de uma explosão cósmica, tá certo, ótimo, mas tem um detalhe, todos nós que estudamos química, sabemos que para que dois atomos se unam é necessária a liberação de uma energia, chamada photon, sendo assim, para que os corpos celeste se unissem a ponto de forma o universo, seria necessária uma energia infinitamente grande, quem liberou essa energia, senão Deus? Quem seria tão poderoso a ponto de gerar essa energia esmagadora? Eu prefiro ficar com a bíblia que diz: "No principio criou Deus os céus e a terra".
2006-12-06 01:47:05
·
answer #8
·
answered by Paul's Alter Ego 6
·
1⤊
2⤋
Olha, esse é um assunto q nem deveria mais ser discutido aqui no Y!R. Mas é mto inteligente a sua pergunta, dá para ver q ñ há bases sólidas para as teorias anti-cracionistas, pq tudo o q sai de humanos é falho.
Somente Deus poderia ter criado a terra e tudo o q nela há, e é claro, q c ñ existe Deus, como havia algo q possa ter explodido para dar origem ao universo. Quem tem um pingo de bom senso, sabe q há sim um Deus soberano e criador de tudo, e q está prestes a voltar à esta terra!
2006-12-06 01:57:59
·
answer #9
·
answered by Biano! 7th Day 4
·
0⤊
2⤋
pq a estrela inorme fico velha e explodio
2006-12-06 01:50:10
·
answer #10
·
answered by GT-3000 4
·
0⤊
2⤋