Homenagem ao escritor Guimarães Rosa, o Parque Nacional Grande Sertão Veredas preserva parte do planalto denominado Chapadão Central, que divide as bacias dos rios São Francisco e Tocantins. Com topos relativamente planos, sua altitude varia entre 600 e 1.200 metros, enquanto os vales limitados por margens bem definidas, têm áreas sujeitas a inundações.
O solo é constituído em grande parte de sedimentos aluvionares, de tipo arenoso, que preenchem as calhas dos rios e se estendem às suas planícies de inundação. Ocorre também a formação Urucuía, caracterizada por depósitos fluviométricos, de coloração quase sempre avermelhada.
A vegetação é dominada pela savana, ou cerrado, com mata de galeria nas margens dos rios Preto e Carinhanha. São comuns no primeiro caso o puçá (Maurici elliptica), pacari (Lafoensia pacari) e peroba-do-campo (Tabebuia ochracea), todas de porte reduzido, em torno de 3 metros. Já na mata de galeria, que acompanha os rios, formam-se estreitas faixas onde podem ser encontrados o buriti (Mauritia vinifera) e buritianas (Mauritia armata).
Nesse cenário desponta soberana a ema (Rhea americana), cujo mês de postura é agosto. Depois são os machos que se encarregam de chocar os ovos, assim como alimentar e proteger a prole. Entre os mamíferos estão presentes o esguio e marrom-avermelhado e lobo-guará (Chrycyon brachyurus), tatu-canastra (Priodontes giganteus), tamanduá-bandeira (Myrmeacophaga tridactyla) e veado-campeiro (Ozotocerus bezoarticus).
Data de criação: 12 de abril de 1.989, pelo decreto federal nº. 97.658.
Localização: Minas Gerais, município de Formoso.
Área: 84.000 hectares
Perímetro: 150 km
Clima: tropical do Brasil Central, quente semi-úmido, com quatro a cinco meses secos.
Temperaturas:média anual de 20ºC, máxima absoluta de 34 a 36ºC e mínima absoluta de 0 a 4ºC.
2006-12-05 20:37:34
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Nos 50 anos de Grande Sertão: Veredas, não custa lembrar que ele não é só o monumental romance de Guimarães Rosa, mas também um parque nacional que, não por acaso, tem seu nome. Mas cuidado para não estragar a festa, comparando o parque com o Grande Sertão do livro, o "sem tamanho", o que estava "em toda parte" de Minas Gerais a Mato Grosso, de Goiás à Bahia, o que ficava "onde os pastos carecem de fechos"e onde "um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com uma casa".
O parque é de 1989. Portanto, 23 anos mais jovem do que o livro.
DESCUBRA TUDO SOBRE O PARQUE AQUI:
http://www.ibama.gov.br/siucweb/mostraUc.php?seqUc=1437
2006-12-06 04:35:24
·
answer #2
·
answered by Tininha 4
·
1⤊
0⤋