O disco de vinil possui micro-sulcos ou ranhuras em forma espiralada que conduzem a agulha do toca-discos da borda externa até o centro no sentido horário. Trata-se de uma gravação analógica, mecânica. Esses sulcos são microscópicos e fazem a agulha vibrar, essa vibração é transformada em sinal elétrico e por fim amplificado e transformado em som audível (música).
2006-12-05 14:14:16
·
answer #1
·
answered by Di 3
·
0⤊
0⤋
Várias respostas corretas, e só acrescentando, o fato de ser analógico o processo de produção destes discos, torna a fidelidade do som muito superior aos nossos atuais meios digitais de gravação.
Do estúdio vinham as fitas DAT, com altíssima resolução, faixas separadas para cada instrumento ou grupo de instrumentos musicais, voz, etc.
Esta fita era "tocada" num aparelho com a matriz do LP rodando, e uma agulha vibrando conforme estes sons ia "riscando" a matriz. Imagine como se fosse uma agulha de sismógrafo, muito sensivel mesmo. Essa matriz era usada para gerar uma espécie de molde, que era repetido para produzir as cópias dos LPs.
No seu "toca-discos" o processo é exatamente o contrário. A agulha vai passando pelos sulcos e vibra, e como sons são vibrações, você ouve a música. Pode reparar que você ouve a música tocando baixinho se chegar o seu ouvido perto da agulha, com os autofalantes desligados. Outra coisa, já viu algum arquivo de som aberto em programas de edição de áudio? Os sulcos têm o formato do sinal do áudio, aquela "bagunça" de ondas.
Em procesos analógicos, você não precisa quantizar valores de amplitudes... eles variam livremente. Não há degraus. Sendo assim, para os audiófilos, faz uma grande diferença e, por isso, muitos ainda cuidam dos seus discos de vinil como obras de arte.
Nas formas digitais, os valores são quantizados (arredondados para cima ou para baixo), para se "encaixarem" dentro dos valores possíveis.
MP3 então, para o audiófilo, é uma verdadeira porcaria.
2006-12-06 07:25:37
·
answer #2
·
answered by mecatron 4
·
2⤊
0⤋
hehe.....oi tudo beim ... vo tenta explica mais ou menos como funciona..
primeirio vamos ver como se grava (ou gravava) os discos de vinil...
quando se grava o disco de vinil, uma agulha em contado com a superfície do disco, produz uma vibração que gera "sulcos" na superfície do disco, esses sulcos são como um "guia" para a agulha que vai ler o disco.
Quando vc coloca o disco pra tocar, a agulha que ira ler o disco, passa pelos "sulcos" dixados pela agulha de gravação e acaba vibrando con forme os "sulcos" a guiam, a vibração captada pela agulha gera uma corrente alétrica que é amplificada pelo aparelho de som, e dando origem assim ao som.
dica: cuide na ora de limpar discos de vinil, pois dependendo da maneira que é limpa ou do produto usado para a limpeza, pode apagar os "sulcos" do disco, e tome muito cuidado na ora de limpar os discos se eles estiverem sujos de poeira, pois a poira pode, ao ser umidecida e espalhada no disco, entrar e preecher os "sulcos".
valeu
2006-12-05 22:13:26
·
answer #3
·
answered by Rafinha 2
·
2⤊
0⤋
A agulha do toca discos é feita de um material piezoelétrico, que gera um sinal elétrico quando é deformada. Os sulcos do LP não são perfeitamente circulares, possuem desvios como se fosse uma estrada tortuosa. A agulha, ao percorrer as trilhas, é movimentada rapidamente de um lado para o outro e com isso é gerada um sinal elétrico bem tênue, que vai para o circuito amplificador e é então dirigido aos auto-falantes que reproduzem o som desejado. O atrito inevitável é responsável por um pouco da "chiadeira" que os LPs de pouca qualidade apresentavam durante a reprodução da música. Os discos de vinil eram prensados. Existia uma matriz, que era realizada por um processo de gravagem "no arrasto" e depois de testada e confirmada era usada como modelo para prensar os discos. Vinil quente era adicionado numa forma e então colocado entre as duas matrizes (os dois lados do disco) e prensado até o vinil se solidificar. Por isso é importantíssimo jamais deixar os LPs antigos no sol: num primeiro instante eles se entortam todos e com maior exposição ao calor podem amolecer e perder o arranjo das trilhas.
2006-12-06 07:03:36
·
answer #4
·
answered by Oráculo 4
·
0⤊
0⤋
Em poucas palavbras:
Ao se passar a agulha de cristal no disco em rotaçãoela gera pulsos eletro-magneticos que são depois amplificado.
2006-12-05 21:58:52
·
answer #5
·
answered by Carlos M 7
·
0⤊
0⤋
agulha no disco, atrito na agulha, som, amplificação e modulação, música na caixa acústica, acho que é isso.
2006-12-05 22:07:21
·
answer #6
·
answered by Andre M D 5
·
0⤊
1⤋
eh feito uma macumba com o vinil virgem, depois embalado, vendido e comprado, chega no toca disco, onde encostado na mae de santo(agulha), ela psicografa o q foi feito la, e ai ta tudo liberado
2006-12-05 22:01:36
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
O som é reproduzido em toca discos de 33 1/2 RPM. O atrito da agulha com o CD em movimento se colocado suavemente inicia a reprodução do disco. Se por outro lado cair abruptamente sobre o disco, provocará um risco no CD e pode inutilizar a agulha que é muito sensível.
2006-12-05 21:59:15
·
answer #8
·
answered by eliasgorayebodonto 6
·
0⤊
2⤋