English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

como era a vida cultural do Brasil, musica teatro e cinema na ditadura.na sua opiniao porque é importante os cidadaos participaremde decisões politicas no Pais

2006-12-05 10:19:40 · 6 respostas · perguntado por aurea m 1 em Educação e Referência Nível Fundamental e Médio

6 respostas

O ensino imitava o Estado brasileiro, para poucos e elitizado. A educação popular era mais adequada à formação de mão de obra técnica para as indústrias que estavam sendo implantadas na época do "Milagre". Havia um grande controle sobre a atuação dos docentes e os conteúdos serviam como propaganda do sistema: a Educação Moral e Cívica e Estudo de Problemas Brasileiros serviam para reproduzir o ideário militar. A atuação política dos professores (e também de seus alunos) foi reprimida. O resultado é que, hoje, até nas universidades, o engajamento político e a participação nas causas populares diminuiu muito. Parece que o povo se acostumou a ser conduzido por uma minoria; até que se critica, mas muito poucos tem coragem de agir.

2006-12-05 10:34:54 · answer #1 · answered by fafy 1 · 1 0

Conheci de perto este período ,ja tenho 47anos e posso dizer que nunca o Brasil teve a história tão manipulada e cerceada a liberdade de pensamento Deus nos livre de todas a sditaduras inclusive as disfarçdas de democracia.

2006-12-05 18:28:55 · answer #2 · answered by Pastor 2 · 1 0

A coisa era braba, fiz parte da história, nas escolas foram implantadas o "terrorismo", lembro-me de duas matérias obrigatórias,- OSPB - (Organização Social e Política Brasileira), e EMC (Educação Moral e Civica), matérias criadas pelos militares para "educar socialmente" o país, que na verdade era a forma que o governo empregava para fazer uma lavagem cerebral nos alunos do ensino fundamental.

2006-12-05 19:57:54 · answer #3 · answered by Escovabytes 2 · 0 0

Na escola cantávamos o Hino Nacional "regidos" por um militar, fazíamos fila pra tudo, nas ruas tinham dois ou três PE (Polícia do Exército) em cada esquina, nos teatros quase não havia nada (muita coisa infantil e nada de clássicos ou textos modernos), cinema então (só tinha chanchadas com os mais absurdos temas). Muita gente reunida já era sinal de que iriam ser "baculejados". E na escola também tínhamos Educação Moral e Cívica e OSPB (Organização Social e POLÍTICA Brasileira). Podem ter sido instituídas pelos militares, mas que essas matérias esclareceram muita gente sobre política isso é verdade. Fafy, lembramos das mesmas matérias de escola...

2006-12-05 18:43:08 · answer #4 · answered by orsettocba 3 · 0 0

V não quer uma resposta, quer um tratado.
Tirando o "sumiço" de uns quanto professores, no 1º e 2º graus não mudou muito não, exceto em história. Aí era brabo - ou o professor abria o verbo e sumia ou se limitava a ler o que estava escrito no livro, escolhido com muuuito cuidado.
Nas universidades, não sei. Quando cheguei lá o negócio já estava mais manso, e a minha faculdade era muito específica, longe das ciências humanas clássicas.

2006-12-05 18:27:49 · answer #5 · answered by chefeclin 7 · 0 0

A vida era muito boa. só era ruim para ...políticos, bandidos, humorista, padres, corruptos e repórter...

2006-12-05 18:55:22 · answer #6 · answered by celpi 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers