English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-05 10:04:31 · 15 respostas · perguntado por luciano 1 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

15 respostas

Em 1929, Edwin Hubble anunciou que as galáxias distantes, que estão além do Grupo Local, afastam-se com velocidades proporcionais às suas distâncias.
Nascia a grande descoberta da Cosmologia moderna, talvez uma das maiores imaginações do espírito humano: a expansão do Universo!
A constante de proporcionalidade, H, é conhecida por constante de Hubble.
Quanto maior for a distância entre as galáxias maior seria velocidade, independentemente da direcão de obsservação.
O conhecimento de H permite determinar a distância, sendo conhecidas as velocidades.
Por outro lado, se o Universo está em expansão, no passado os grupos de galáxias estavam mais próximos uns dos outros.
Se a taxa de expansão do Universo for constante, concluímos que no instante 1/H os grupos de galáxias se encontravam todos localizados no mesmo ponto do espaço de densidade infinita. é esse acontecimento - origem do esçoo e do tempo - que é habitualmente designado por Big Bang (ou Explosão Primordial).

Portanto, a partir do valor de H, podemos estimar a idade aproximada do Universo. Atá há pouco tempo as medidas de H forneciam valores entre 50 e 100 km/s e por megaparsec (Mpc) - o Mpc equivale a 3,26 milhões de anos-luz.
Em outras palavras, uma galáxia que se encontre à distância de 1 Mpc afasta-se de nós com uma velocidade que está compreendida entre 50 e 100 km/s.
Para os valores indicados de H a idade do Universo situa-se entre 10 e 20 mil milhões de anos. Assim, é freqüente adotar o valor médio de 15 mil milhões de anos para dar uma ordem de grandeza da idade do Universo.
A descoberta de E. Hubble de 1929 - um Universo em Evolução - foi sem dúvida uma das maiores descobertas do século.

Nesta altura, já a teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein tinha produzido os modelos teóricos capazes de descrever um Universo em expansão. Mas só nos finais dos anos 40 essas idéias são levadas até às suas últimas consequências por George Gamow e seus colegas Ralph Alpher e Robert Herman, que previram a existência de uma radiação cósmica em equilíbrio térmico, banhando uniformemente o Universo com uma temperatura de 5 kelvin, relíquia de uma época em que o Universo era muito quente e denso.
A radiação de origem cósmica, prevista pelo Big Bang seria descoberta em 1964, quase acidentalmente, por Arno Penzias e Robert Wilson. Desde então têm sido realizadas inúmeras observações para determinar rigorosamente o seu espectro, para saber se se trata de uma radiação isotrópica tipo corpo negro, e obter com precisão a sua temperatura característica. Essas observações confirmaram os resultados iniciais de Penzias e Wilson: fixaram o valor da temperatura efetiva em 2,73 kelvin e mostraram que a radiação era extraordinariamente isotrópica.
Este resultado constitui a prova mais sólida a favor do modelo do Big Bang.
A outra previsão notável deste modelo é a relação entre o hélio e o hidrogênio existentes no Universo.

Recentes descobertas astronômicas têm entretanto modificado a nossa visão atual do Cosmo, como a "Grande Muralha" de galáxias, descoberta por Margaret Geller e John Huchra em 1989 com cerca de 500 milhões de anos-luz;
o Grande Atrator, uma misteriosa concentração de massa que parece estender-se por várias centenas de milhões de anos- luz e que atrai o Grupo Local de galáxias na direção das constelações da Virgem e do Centauro;
e Grandes Vazios de matéria luminosa limitados por estruturas filamentosas de agregados de galáxias. No campo teórico foram também avançadas novas propostas para o Universo Primordial como são os chamados cenários Inflacionários, segundo os quais o Universo sofre uma expansão acelerada durante um período muito curto.
Apesar de tudo isto, o modelo do Big Bang continua a possuir o apoio da maioria dos cosmólogos e astrofísicos, que acreditam poder adequá-lo de modo a incorporar todas estas novas contribuições.
Porém, observações muito recentes do telescópio espacial Hubble levaram a uma determinação de H que tem provocado grande agitação no seio da comunidade científica por sugerir uma idade para o Universo, compreendida entre 8 e 12 mil milhões de anos, claramente inferior à idade das estrelas mais velhas da Via Láctea.
É claro que não é possível admitir que o Universo seja mais novo que as suas estrelas. Contudo, é ainda assim possível ajustar o modelo de Big Bang aos novos valores de H de modo a obter uma idade do Universo compatível com a idade das estrelas mais antigas, admitindo uma constante cosmológica positiva.

Espero ter ajudado.

2006-12-05 10:21:21 · answer #1 · answered by Tati 3 · 1 0

Big-ben é o nome do sino da torre do relógio do prédio do Parlamento de Londres.
Big-bang é uma teoria para a formação do universo.
Depois que Edwin Hubble descobriu a expansão do universo e o afastamento das galáxias, os cosmólogos decidiram pesquisar o porque desta expansão e imaginaram um cenário inverso, uma retração do universo, até concluir que tudo deveria ter se iniciado em um ponto infinitamente pequeno, mas com uma massa infinitamente grande: uma singularidade.
Os modelos matemáticos criados funcionam bem até poucos segundos antes da grande explosão, mas ainda não sabemos como ela ocorreu.
Apesar de ser uma teoria, ela tem recebido reforços de várias descobertas da cosmologia, como o ruído de fundo detectado pelos satélites COBE e o Wmap.

2006-12-06 05:20:22 · answer #2 · answered by Obs. Phoenix 7 · 1 0

Relógio em uma torre de Londres.

2006-12-09 13:01:38 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

A teoria do grande estrondo é a teoria científica dominante sobre a origem do universo. De acordo com o estrondo grande, o universo foi criado entre 10 bilhão e 20 bilhão anos atrás de uma explosão cosmica que lançou matéria em todos os sentidos.
Em 1927, o priest Georges Lemaître do belga era o primeiro a propôr que o universo começou com a explosão de um átomo primeval. Sua proposta veio após ter observado o deslocamento vermelho em nebulosas distantes por astrónomos a um modelo do universo baseado na relatividade. Anos mais tarde, Edwin Hubble encontrou a evidência experimental para ajudar justificar a teoria de Lemaître. Encontrou que as galáxias distantes em cada sentido estão indo longe de nós com as velocidades proporcionais a sua distância.
O estrondo grande foi sugerido inicialmente porque explica porque as galáxias distantes estão viajando longe de nós em velocidades grandes. A teoria prediz também a existência da radiação de fundo cosmico . A teoria grande do estrondo recebeu sua confirmação mais forte quando esta radiação foi descoberta em 1964 por Arno Penzias e por Robert Wilson, que ganharam mais tarde o prêmio de Nobel para esta descoberta.
Embora a teoria grande do estrondo seja aceitada extensamente, provavelmente nunca provar-se-á; consequentimente, deixando um número de perguntas resistentes, não respondidas.

2006-12-07 07:26:56 · answer #4 · answered by grandeurso1 3 · 0 0

BIG BANG

Em cosmologia, o Big Bang é a teoria científica que o universo emergiu de um estado extremamente densa e quente há cerca de 13,7 bilhões de anos. A teoria baseia-se em diversas observações que indicam que o universo está em expansão de acordo com um modelo Friedmann-Robertson-Walker baseado em Relatividade Geral, dentre as quais a mais tradicional e importante é realção entre os redshifts e distâncias de objetos longínquos, conhecida como Lei de Hubble, e na aplicação do princípio cosmológico.

Em um sentido mais estrito, o termo Big Bang designa a fase densa e quente pela qual passou o universo. Esse fase marcante de início da expansão do universo, abusivamente comparada a uma explosão, foi assim chamada pela primeira vez, dessa maneira desdenhosa, pelo físico inglês Fred Hoyle no programa The Nature of Things da rádio BBC. Hoyle, proponente do modelo - hoje abandonado - do universo estacionário, não descrevia o Big Bang mas o ricularizava. Apesar de sua origem, a expressão Big Bang acabou por perder sua conotação pejorativa e irônica para tornar-se o nome científico da época densa e quente pela qual passou o universo.

2006-12-06 12:32:26 · answer #5 · answered by † Язιηคłδө ™ † ☼ ♫♪ ₪ ðεmεcŧяøη 2 · 0 0

é meio dificil de explicar, se vc assistir o filme " O inicio" q vai passar no sbt vc vai entender melhor ok?
Bjos!

2006-12-06 08:59:14 · answer #6 · answered by ♥ ju 100% rock ♥ 2 · 0 0

O BIG BEM FOI O PERÍODO HISTÓRICO DENOMINADO 'GRANDE BEM' OCORRIDO APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL DEVIDO À FALTA DE PALEOSTOMIA NOS HOSPITAIS. OS DOENTES DA ÉPOCA QUE SOFRIAM DE AHERMOTRONOFILIA TIVERAM UMA INVERSÃO NO PULSO PERISTÁLTICO DA REGIÃO SUBCUTÂNEA ENDODÉRMICA, CAUSADA POR UMA DEFORMAÇÃO NA ANTIMOSSOMIA DO CROMOSSOMO 24 (RARO DE ACONTECER, PORÉM OCORREU NAS XIREOGRAFIAS DAS ANGIOSPERMAS DE XERNOBYL). ESSA INVERSÃO PARADOCRINÁRIA GEROU UMA CURA EM DIVERSAS DESSES DOENTES QUE FREQUENTARAM O TÚMULO DE HITLER, DEVIDO À UM ANELÍDEO NA REGIÃO DE BERLIN, CHAMADA MINHOCUS-ORGAMNOS.

ESPERO QUE TENHA ENTENDIDO, AMIGO!!!

2006-12-05 21:51:50 · answer #7 · answered by Cecília M 1 · 0 0

Luciano, o fenômeno Físico é Big Bang (grande explosão) e o Big Ben é um dos símbolos de Londres.

2006-12-05 18:41:31 · answer #8 · answered by mecatron 4 · 0 0

Foi a explosão que deu origem ao mundo.
O relógio no prédio do parlamento ingles nao se chama big ben, se chama tower clock. Big ben é o nome do sino!
Essa você não sabia, né?
AOShaOSHA!

2006-12-05 18:31:01 · answer #9 · answered by ? 7 · 0 0

eh quando alguem faz um ''grande'' bem para outrém!

2006-12-05 18:13:36 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers