s.f. Fenômeno de difusão entre duas soluções de concentração diferente, através de uma membrana permeável (intestino, bexiga, pergaminho), ou semipermeável. (O solvente passa da solução menos concentrada para a mais concentrada; a substância em solução segue o trajeto inverso.) / Fig. Penetração, influência recíproca
2006-12-05 08:37:22
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Processo químico em Biologia
2006-12-05 16:43:43
·
answer #2
·
answered by Parem o mundo, quero descer 6
·
1⤊
0⤋
o carrapato do boi ,as orquideas qui nascem nos caules de outras arvores ,tipo parasitas qui sobrevivem atraves de outrem .
2006-12-05 16:40:39
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A osmose é um fenómeno em que o meio menos concentrado cede água rapidamente para o mais concentrado através de membranas semipermeáveis.
É um tipo de transporte passivo, onde pode ocorrer tanto do meio hipotônico para o hipertônico quanto no sentido inverso.
2006-12-05 16:38:02
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
osmose difusão de substâncias líquidas ou dissolvidas através de uma membrana
2006-12-06 19:35:50
·
answer #5
·
answered by ciririka 7
·
0⤊
0⤋
osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com gradientes de concentração diferentes, muito importante na manutenção da vida de uma célula. A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico( menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos). A osmose ajuda a controlar o gradiente de concentração de sais em todas as células vivas. Este tipo de transporte apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é chamado de transporte ativo. Quando uma célula é colocada num meio hipertônico, esta perde volume através de osmose ( estado de plasmólise ). Porém, quando colocada em meio hipotônico, a célula aumenta o volume ( estado de turgencia ) . Nas células animais, por vezes, a entrada de água supera a elasticidade da membrana e a célula arrebenta ( lise celular ). Esta situação não se dá em células vegetais devido á existência de parede constituída por celulose, que confere rigidez à célula.
Exemplo: Se uma hemácia for mergulhada em uma solução hipertônica em relação ao seu citoplasma, ela perderá água por osmose e murchará. Esse fenômeno é chamado de plasmólise. Se a hemácia for colocada em uma solução muito hipotônica (água destilada), o volume aumentará tanto que a célula arrebentará, espalhando seu conteúdo pela solução. Essa ruptura é chamada plasmoptise, no caso da hemácia, hemólise
2006-12-06 06:35:28
·
answer #6
·
answered by Nilza Padovani Feitosa F 4
·
0⤊
0⤋
A osmose é o movimento da água com meios de concentração diferentes. A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico( menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios.
2006-12-05 16:58:18
·
answer #7
·
answered by giselle p 1
·
0⤊
0⤋
é o transporte DE AGUA através de membrana, de um meio hipotônico (pouco concentrado) para um meio hipertônico (muito concentrado), com o objetivo de tornar ambos os meios isotônicos (de mesma concentração)
2006-12-05 16:54:36
·
answer #8
·
answered by Pri 1
·
0⤊
0⤋
A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com gradientes de concentração diferentes, muito importante na manutenção da vida de uma célula. A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico( menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos). A osmose ajuda a controlar o gradiente de concentração de sais em todas as células vivas. Este tipo de transporte apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é chamado de transporte ativo. Quando uma célula é colocada num meio hipertônico, esta perde volume através de osmose ( estado de plasmólise ). Porém, quando colocada em meio hipotônico, a célula aumenta o volume ( estado de turgencia ) . Nas células animais, por vezes, a entrada de água supera a elasticidade da membrana e a célula arrebenta ( lise celular ). Esta situação não se dá em células vegetais devido á existência de parede constituída por celulose, que confere rigidez à célula.
Exemplo: Se uma hemácia for mergulhada em uma solução hipertônica em relação ao seu citoplasma, ela perderá água por osmose e murchará. Esse fenômeno é chamado de plasmólise. Se a hemácia for colocada em uma solução muito hipotônica (água destilada), o volume aumentará tanto que a célula arrebentará, espalhando seu conteúdo pela solução. Essa ruptura é chamada plasmoptise, no caso da hemácia, hemólise.
2006-12-05 16:44:04
·
answer #9
·
answered by Aprendiz 4
·
0⤊
0⤋
É a entrada de suubstâncias para dentro da célula, para nutrição e/ou hidratação.
2006-12-05 16:43:38
·
answer #10
·
answered by nono 1
·
0⤊
0⤋